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17 de junho de 2022

5 Motivos para não contratar Telemarketing para a sua empresa

As ligações do serviço de telemarketing hoje em dia já não são mais tão eficazes quanto eram a anos atrás. Se você possui um celular ou um telefone, com certeza já recebeu uma ligação do serviço de telemarketing, muita das vezes nós desligamos assim que vemos o número, ou atendemos a uma ligação muda. Mas coloque-se no lugar do pessoal que faz as ligações do telemarketing e pense um pouco: quão bem sucedido é esse serviço hoje em dia?

Não é esse tipo de ligação ou serviço que os clientes querem, os clientes desejam, e estão procurando, respostas, e não querem simplesmente ser bombardeados com ligações estressantes ou irritantes. Os hábitos dos clientes, relativos a compra e venda e obtenção de serviços, mudaram completamente, logo, a forma com que as empresas entram em contato e vendem seus serviços, também precisam se ajustar.

5 Motivos para não contratar Telemarketing para a sua empresa

Apesar disso, muitas empresas ainda utilizam o serviços de telemarketing, ou ligações frias como são conhecidas, aqui iremos listar algumas das desvantagens dessas ligações e por que o serviço hoje em dia não é mais tão interessante para muitas empresas.

O que significa telemarketing? 

Telemarketing, também conhecido como chamadas de televendas ou vendas internas por telefone, são o marketing direto de serviços ou bens para clientes já fixos ou em potencial, feito através de telefone, internet ou antigamente o fax.

Os serviços de telemarketing poderão ser realizados por operadores humanos que trabalham em um call center ou como são utilizadas chamadas telefônicas automatizadas conhecidas como robocalls. Porém, a natureza dessas ligações é extremamente intrusiva, por isso existem as denúncias de golpes, fraudes e muitos outros problemas associados aos serviços de telemarketing por telefone. 

Exatamente por isso, os serviços de telemarketing têm tido uma crescente reação negativa, esses serviços podem ser classificados como o marketing direto de serviços ou bens para clientes em potencial ou clientes já estabelecidos através de ligações telefônicas ou contato via internet ou também por aplicativo WhatsApp.

Existem quatro tipos comuns de contato de telemarketing, incluindo chamadas de saída, chamadas de entrada, geração de leads e chamadas de vendas. Dada a natureza intrusiva dos serviços de telemarketing, incluindo chamadas de spam e ligações mudas, muitos clientes preferem não optar, ou se privar do serviço de telemarketing. Em alguns países existem listas de não me ligue onde os clientes ou indivíduos podem registrar seus números de telefone para que evitem chamadas de telemarketing.

O que faz uma pessoa que trabalha com telemarketing?

Os operadores de serviço de contato via telefone geralmente são seres humanos, embora às vezes existam serviços de chamadas automatizadas também conhecidas como robocallers, os operadores de telemarketing são pessoas que ligam para sua casa ou para seu local de trabalho, bem como seu próprio celular para realizar uma ou mais das seguintes tarefas a seguir: 

  • Recolher informações para fins de Pesquisas;
  • Vender determinados produtos ou serviços;
  • Marcar consultas com vendedores pessoalmente, por telefone ou por vezes para conferências na internet;
  • Solicitar doações para instituições de caridade;
  • Ofertar novos serviços para clientes fixos para mudanças para novos produtos ou serviços.

As operadoras de telemarketing poderão efetuar chamadas geradas por meio de publicidade ou promoções e na sequência ofertar uma dessas opções acima. Existem listas oferecidas por bancos de dados para as operadoras de telemarketing, essas listas oferecidas são utilizadas pelos operadores de telemarketing geralmente para efetuar ligações e ofertar, para os possíveis interessados, determinados serviços ou bens ou promoções. 

Um operador de serviço de telemarketing geralmente trabalha em um call center ou em escritórios especializados, devido a pandemia da covid-19, muitos trabalhadores puderam optar por trabalhar remotamente direto de casa, visto que a maioria dos sistemas são passíveis de download em computadores pessoais.

Alguns serviços de telemarketing são especificamente implacáveis em suas ligações podendo fazer ligações a qualquer horário do dia, quer seja no horário comercial, fora dele, hora do jantar ou até mesmo tarde da noite, bem como bem antes do horário comercial, bem cedo. Você com certeza não precisará ouvir todo o discurso de um operador de telemarketing para identificar o serviço,

Muitos aparelhos celulares atuais possuem identificador de chamadas e avisam automaticamente se o serviço é um spam ou um operador de telemarketing, existe a alternativa também de permitir que apenas seu correio de voz atenda esse tipo de chamada de operadoras de telemarketing, o que evita chamadas que você simplesmente não deseja atender.

Como bloquear chamadas de telemarketing?

Muitas empresas de telemarketing no Brasil foram forçadas a adicionar o prefixo 0303 aos seus números de telefone, a partir da data de 10 de Março de 2022, permitindo aos destinatários decidirem se desejam ou não receber estas chamadas.

No início de todos os números de qualquer empresa de telemarketing deverá constar o prefixo 0303, para que os clientes possam saber que o número tem como objetivo oferecer determinado produto ou serviço, pesquisa ou solicitação de fundos, conforme explicado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Essas alterações até o momento, só são aplicáveis aos serviços de telefonia móvel, porém, dentro de 90 dias a partir do prazo inicial, poderão ser implementadas também para ligações para linhas de telefonia fixas, conforme explicado pela Anatel. Utilizar o código 0303 é exclusivo e obrigatório para todas as atividades dos serviços de telemarketing ativo no país, esta prática de ofertar produtos e serviços por meio de ligações ou mesmo mensagens eletrônicas sendo elas gravadas ou não.

Junto a essas novas alterações, as operadoras de telemarketing também deverão efetuar o bloqueamento preventivo de chamadas recorrentes de telemarketing ativo assim que solicitados pelos consumidores, as operadoras de telemarketing também estão responsáveis para aplicar as tecnologias necessárias para impedir o uso desse tipo de chamadas que sejam fora das regras pré-estabelecidas pela Anatel.

Agora que entendemos um pouco do que é o serviço e como ele funciona, conseguimos constatar o quão ligeiramente desagradável esse serviço se tornou ao longo do tempo, nenhum dos clientes deseja receber ligações indevidas fora do horário conveniente para ofertas que não interessa, certo? 

Aqui iremos listar alguns dos motivos para não contratar telemarketing para sua empresa, dado o feedback negativo constatado até aqui: 

  • 1. Risco de multas e processos: Muitas empresas que contratam este serviço ficam à mercê de uma abordagem arriscada. Assim, caso essas ligações sejam inconvenientes as empresas poderão ser acionadas pelos clientes finais por meios judiciais podendo ser até processadas em caso de ligação ser constrangedora ou desagradar o cliente final;
  • 2. Método ineficaz para cobrar dívidas: Sabemos que um dos motivos de contratar uma empresa deste segmento para seu negócio é o serviço de cobrança certo? Quer seja uma empresa de cobrança um escritório de cobrança que podem utilizar esse serviço de telemarketing, seja por cobrança por telefone ou cobrança por whatsapp, porém, esses métodos através de uma empresa de telemarketing se mostram ineficazes, a não ser que você contrate uma empresa focada em cobranças e não focada no serviço de telemarketing;
  • 3. Danos à imagem de sua empresa: Hoje em dia a internet é uma ferramenta também de reclamações, então se sua empresa utiliza um serviço de telemarketing, que já é negativamente visto pelos clientes, sua empresa pode ter a imagem associada a essa negatividade, trazendo danos à imagem de sua empresa quando novos clientes puderem entrar em contato desejando seus serviços ou produtos;
  • 4. Custos altos na contratação: a contratação de uma empresa de telemarketing pode elevar os custos da sua empresa desnecessariamente, pensando no tipo de serviço que você deseja. Afinal, telemarketing não é necessariamente um serviço voltado para a imagem da sua empresa, dado o risco de associações com os pontos anteriores.
  • 5. Já existem ferramentas mais eficazes sem telemarketing (Pague Direto): o serviço da Pague Direto é focado justamente no relacionamento das empresas com seus clientes finais, objetivado justamente na questão de pagamentos, cobranças e controles de dívidas.

Conclusão

Pudemos constatar, através desse texto, que o serviço de telemarketing, apesar de ser bastante difundido no país hoje, tem certas desvantagens, mostrando-se, além de ser um método ineficaz para contatar o seu cliente, um serviço defasado em relação a outros tipos de serviços, e ainda tem a sua imagem negativa com os clientes finais.

Caso sua empresa precise de uma maneira realmente eficaz de contatar seus clientes para uma cobrança profissional, o ideal para você efetuar sua cobrança extrajudicial sem maiores riscos de inadimplência, e ainda mantendo bom relacionamento com os seus clientes finais, é o serviço de uma empresa de cobrança, ela oferece esse tipo de serviço profissional, utilizando as melhores ferramentas do mercado, as melhores estratégias para sua empresa, e com tecnologia de ponta, oferecendo para você e para seus clientes um relacionamento melhor, quer seja para contato específico, quer seja para manter um bom relacionamento.

Veja também o artigo sobre como lidar com clientes inadimplentes.

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