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24 de maio de 2022

Recuperação de Crédito: O que é, como fazer e como funciona?

Entender como funciona a recuperação de crédito é um conceito que pode auxiliar você, empresário! Hoje em dia, todo empresário em seu ramo de atuação enfrenta diversos desafios diários para se manter aberto e funcionando, um dos maiores problemas que todos enfrentam certamente é a inadimplência.

Se você é um empresário lutando em sua área de atuação, então, certamente deve ter alguma história sobre clientes com uma pequena conta em débito certo? Se você está lidando com esse tipo de situação, hoje iremos mostrar uma ótima opção que poderá resolver uma boa parte dos seus problemas com clientes não pagadores: a recuperação de crédito.

Vamos analisar todos os detalhes envolvidos na prática da recuperação de crédito, do que se trata, como funciona na prática e o que exatamente fazer para aproveitar todos os benefícios dessa opção, quer você seja um micro empresário, uma empresa de porte pequeno ou mesmo uma grande empresa em seu ramo de atuação.

O que é Recuperação de Crédito?

Alguns conceitos são fundamentais para a saúde financeira da sua empresa. Recentemente decupamos o conceito de fluxo de caixa. Mas agora, para que possamos começar nossa matéria, vamos iniciar com o básico sobre o assunto deste artigo, entendendo o que é recuperação de crédito.

As recuperações de créditos envolvem toda uma metodologia de cobrança direcionada para a reparação de inadimplências decorrentes de transações comerciais onde um dos lados envolvidos, no caso o pagador, deixa de cumprir com suas obrigações financeiras, um bom exemplo é quando o comerciante não recebe de seu devedor os pagamentos na data correta, gerando atraso no pagamento, geralmente um atraso indeterminado.  

A inadimplência de um devedor ocorre por uma série de fatores que podem ocorrer, quer seja por desemprego, descontrole de finanças frente a uma crise na economia do país ou nas atividades empresariais, a má administração das contas de uma empresa ou mesmo negligência com a realização dos pagamentos ou outras obrigações.

Independente de quais tópicos fazem os números de inadimplentes crescer no país, todas as empresas podem sofrer desfalques por conta desses fatores, logo, é importante que todo empresário adote para seu empreendimento, medidas de segurança que evitem tais situações de débito em haver, para que possa lidar com essa realidade imposta e consiga efetuar a recuperação de dívidas sem problemas.

Como funciona a Recuperação de Crédito?

Para recuperar o crédito de um cliente devedor, as empresas dispõem de duas formas distintas que fazem com que a recuperação de crédito funcione.

Extrajudicialmente

Como o próprio nome já sugere, essa primeira variação de recuperação de crédito visa resolver os débitos dos clientes sem envolver uma ferramenta judicial, mas, como cobrar um cliente sem utilizar as vias legais e procedimentos impostos por lei para recuperar o crédito dos clientes e devolver a ele o seu crédito na praça?

Existem, na verdade, diversas maneiras de manter um bom relacionamento dos clientes devedores com a contabilidade da empresa e resolver a situação sem envolver o poder judiciário, em geral, essa negociação com o cliente é feita quando o débito é mais recente ou quando o débito é de um valor baixo.

Para efetuar tal negociação, a empresa pode entrar em contato com o cliente, enviar notificações, contatos telefônicos, mensagens via aplicativo e etc, ou seja, qualquer forma amigável de contato com o cliente visando uma conciliação rápida com o cliente devedor.

Judicialmente

Uma vez que os contatos extrajudiciais não fizeram efeito ou a inadimplência do cliente chegou a um patamar onde não é mais possível resolver de maneira amigável, as empresas tem uma segunda opção para recuperar o crédito do cliente, que é a maneira judicial. 

Esse tipo de procedimento precisa ser executado de maneira precisa, e para isso, a recuperação de crédito deverá ser feita por profissionais capacitados como uma empresa de cobrança, que disponha de advogados especialistas em negociação de dívidas, visando a manutenção das leis e dos direitos das partes envolvidas.

Qual a diferença de recuperação para a cobrança de crédito?

Ao não receber os valores devidos, os empresários acabam correndo riscos de atrasar seus próprios pagamentos e ter problemas com as relações firmadas com seus fornecedores e parceiros, para aqueles que possuem um empréstimo ou uma dívida com o banco, os problemas podem se tornar ainda maiores.

Para evitar maiores problemas com esse tipo de situação e ter a garantia de manter a saúde financeira do empreendimento, o empresário deve adotar estratégias distintas, nesses casos, é comum utilizar a renegociação de créditos e a cobrança de crédito, mas, qual a diferença entre essas duas práticas? Vamos analisar ambas.

Operações de cobrança de crédito

A operação de cobrança é realizada em razão de um determinado valor em haver gerado pelo cliente. essa cobrança é utilizada para renegociar uma dívida específica. Nesse caso, o profissional responsável por entrar em contato com o cliente, quer seja uma agência de cobrança ou a própria contabilidade da empresa, deverá apresentar oportunidades interessantes para a regularização dos débitos.

Usualmente, o empresário desenvolve uma linha de cobrança para estabelecer a abordagem que será utilizada durante essas operações, a vantagem que poderá ser ofertada ao mau pagador para que ele fique em situação regular e outras opções envolvidas. essa opção específica de cobrança não elimina as vias judiciais, pois é um contato feito para que a dívida não seja protestada na justiça.

Recuperação de Crédito

Diferente das operações de cobranças de crédito, o objetivo das recuperações de crédito não é apenas quitar completamente a dívida, e sim, literalmente, recuperar o crédito do consumidor com a empresa. 

Nesse tipo de operação, os clientes em foco, podem já estar negativados em instituições financeiras e já perderam seu direito a crédito em uma determinada instituição financeira. É nessa situação que atua a recuperação, com o objetivo de ajudar possíveis inadimplentes a quitar dívidas e regularizar sua situação e ter novamente acesso a linhas de crédito como financiamentos e etc. 

Qual das duas opções é melhor: operação de cobrança ou recuperação de crédito?

Para responder essa pergunta você deverá ponderar sobre duas questões principais: Como recuperar os valores devidos pelo seu cliente? E como devolver o crédito na praça ao seu cliente?Para escolher entre as duas opções, uma série de fatores devem ser considerados em relação à solução da situação entre sua empresa e os seus clientes devedores, dependendo da situação uma opção é muito melhor do que a outra.

Como vimos ao longo do artigo até aqui, se as dívidas são pequenas e tem pouco tempo de vencimento, a recuperação de crédito é a melhor opção. Caso a dívida já tenha se arrastado por um longo período, ou tenha um valor significativo para o seu  empreendimento, a cobrança de crédito se torna uma necessidade para sua empresa.

Quais ferramentas online para recuperar crédito?

Existem algumas ferramentas digitais que os empresários podem utilizar para efetuar a recuperação de crédito de clientes devedores, essa prática visa um pré-contato amigável com seus devedores a fim de regularizar a situação destes, vamos observar cada uma dessas ferramentas:

E-mails

A comunicação através desse canal se tornou, ao longo dos anos, uma ferramenta fundamental para o mundo dos negócios, principalmente por documentar a relação com o cliente, poder gerar acordos e viabilizar a recuperação do débito.

Os contatos via email com os clientes podem ser muito bem aproveitados pelo setor administrativo das empresas, a ideia é viabilizar o contato para enviar mensagens de lembrete, segunda via de boletos e até uma possível proposta de acordo. 

Claro que essas mensagens eletrônicas devem ser redigidas com o máximo de cuidado possível, apesar de ser uma maneira informal num primeiro momento, ainda é uma conversa documentada entre cliente e empresa e precisa seguir certas regras de cobrança.

Chatbots

Por meio de tecnologia de inteligência artificial, o chatbot é uma conversa gerada entre o cliente e o sistema eletrônico da empresa. Este canal tem a possibilidade de responder possíveis dúvidas, solucionar diversas demandas, coletar informações e tudo sem a necessidade de interação com um atendente humano.

Do ponto de vista da gestão de empresas, o recurso simplifica, agiliza e automatiza os processos, e tudo isso sem gerar nenhum constrangimento durante a negociação, especialmente quando os valores devidos não são muito altos ou se o débito tem pouco tempo de atraso. 

Software de cobranças

Um software de cobrança é mais um ótimo exemplo de ferramentas digitais que pode converter os resultados da sua empresa, tais softwares tem inúmeras funções, automatizando muitos processos e tornando a recuperação de crédito bem mais rápida e eficaz.

Podemos destacar também a existência de vários módulos para diversas fases de cobrança, dessa forma, dependendo da necessidade do seu negócio, pode-se investir em recursos inovadores que irão auxiliar em outras etapas importantes, tais como:

  • Análises de Crédito;
  • Pré-cobranças;
  • Cobranças extrajudiciais;
  • Cobranças judiciais.

Portal de auto negociação

Esses portais permitem que os clientes inadimplentes realizem os pagamentos de suas dívidas online a qualquer momento que possam. No geral, essas plataformas de auto negociações oferecem descontos e condições especiais e agilizam a formalização de acordos.

De certa forma, você e sua empresa não precisarão entrar em contato direto com os clientes inadimplentes, apenas precisarão gerar estímulos para que o devedor acesse a ferramenta e escolha as condições que melhor lhes atenda, as opções oferecidas no portal poderão variar de acordo com o perfil da empresa, o valor total da dívida e o tempo em aberto do valor.

O que são empresas de recuperação de crédito?

Como escolher uma recuperadora de crédito? Para isso, você precisa primeiro entender o que é uma recuperadora de crédito, logo vamos entender primeiro antes de pesquisar por essas empresas para ajudarem você a receber  dos seus clientes

Para aquelas empresas que precisam de mão de obra especializada para lidar com inadimplência, cobranças de crédito e recuperação de crédito, existem empresas no mercado que são focadas justamente nesse tipo de prática.

Para que a prática de recuperação de crédito seja realizada, esse tipo de empresa recuperadora de crédito facilita os caminhos para a quitação de uma dívida que tenha sido contraída em outra empresa. Após comprarem as dívidas, essas recuperadoras ficam como responsáveis por elas, assim elas podem dar início ao processo de cobrança, mas, oferecendo condições especiais para que os pagamentos possam ser efetuados.

Nas carteiras de dívidas dessas recuperadoras, existem os débitos de pessoas já negativadas e também as dívidas que já caducaram, ou seja, dívidas com mais de 5 anos, que já estão prescritas. Embora essas dívidas não sejam passíveis de negativações, elas ainda existem na praça e podem ser cobradas pelas empresas de recuperação.

Como reduzir a inadimplência?

O atraso no pagamento é um problema que todas as empresas que oferecem crédito enfrentarão; se esses problemas não forem resolvidos com cada cliente, isso pode se tornar uma bola de neve e ter um impacto significativo no fluxo de caixa de sua empresa.

Verifique o risco de crédito dos seus clientes

Vimos aqui como funcionam os títulos de crédito. Mas realizar a verificação de crédito de seus clientes também fornecerá uma visão da probabilidade de uma empresa ser um pagador atrasado. Isso não garante que um cliente com bom risco de crédito não se torne um pagador atrasado, mas deve ajudar a identificar aqueles que são extremamente propensos a isso. O monitoramento de seus clientes também indicará quaisquer alterações no risco de crédito de seus clientes, portanto, você pode ser avisado se eles correm o risco de se tornar um pagador atrasado e você pode persegui-los de acordo.

Certifique-se de que seus procedimentos de faturamento estão corretos

Se suas faturas não contiverem as informações corretas ou não forem enviadas para a pessoa correta, o pagamento será atrasado. Ao integrar um novo cliente, certifique-se de ter uma lista de requisitos para a fatura, você precisa corrigir as informações para contas a pagar, você concorda com o preço e as condições de pagamento e quaisquer outros requisitos que seu cliente possa ter (por exemplo, eles querem a fatura pelo correio).  

Tenha uma estratégia de cobrança robusta

Sua estratégia de cobrança é vital para reduzir os atrasos nos pagamentos, garantindo que você persiga regularmente de maneira focada no cliente e os educará ao longo do tempo, para que, eventualmente, leve muito menos tempo para perseguir.

Use o histórico de pagamentos do seu cliente para determinar a busca futura

Quando um cliente se atrasa consistentemente no pagamento de faturas, garantindo que eles sejam perseguidos com alta prioridade após cada fatura; para esses clientes, a perseguição deve começar antes do vencimento da fatura para garantir que disputas, faturas perdidas, sejam tratadas rapidamente.

Considere a negociação futura se o seu cliente pagar com atraso de forma consistente

Os clientes que continuam a pagar atrasados ​​sem motivo válido representam um alto risco para o seu negócio, o que pode levar a uma dívida incobrável. Clientes como esses devem ser analisados ​​para determinar se você deve interromper qualquer trabalho futuro. As repercussões de longo prazo de receber uma dívida incobrável superam amplamente o impacto de um cliente a menos.

Uma gestão de crédito eficaz é fundamental para reduzir o risco de atrasos no pagamento; descubra como o nosso serviço de consultoria pode ajudá-lo a melhorar esta função.

Vale a pena fazer um empréstimo?

Fazer um empréstimo pessoal sempre gera uma série de dúvidas sobre sua necessidade e viabilidade, quer seja para quitar uma outra dívida, fazer uma reforma ou uma viagem ou mesmo adquirir um bem como um carro ou uma casa, um empréstimo precisa ser sempre analisado antes de ser adquirido.

Iremos explorar os prós e contras de fazer um empréstimo e assim tentar ajudá-lo a colocar na balança e decidir o que fazer.

Prós de um empréstimo pessoal

Um empréstimo pessoal poderá oferecer muitos benefícios para sua vida financeira, vamos analisar os prós de um empréstimo pessoal.

  • Empréstimos pessoais não tem uma finalidade específica, você pode usar ele para qualquer finalidade;
  • Não exigem nenhuma garantia como como bens ou ativos;
  • Flexibilidade nos pagamentos de acordo com a solicitação de crédito;

Existem empresas de empréstimos pessoais por todo o Brasil e por ter uma demanda grande de clientes e de serviços, você precisa fazer uma boa pesquisa de juros e facilidades de pagamento, bem como outros benefícios que podem ser grandes atrativos de uma empresa de empréstimos.

Outro fator interessante na busca por um crédito ou empréstimo é o empréstimo consignado, que pode ser descontado diretamente do seu contracheque ou benefício do governo como o fundo de garantia. 

Desvantagens do empréstimo pessoal

A grande particularidade dos empréstimos pessoais está nos juros, se existem inúmeras empresas que oferecem empréstimos pessoais na praça, além de ter aquelas com juros baixos e condições favoráveis ao pagamento, existem também empresas que emprestam com condições de pagamento mais estendidas, porém os juros são ligeiramente altos.

As ofertas de transferência de saldo de cartão de crédito são outra alternativa aos empréstimos pessoais. Você pode economizar dinheiro com uma boa oferta de transferência de saldo, desde que pague o saldo antes do término do período da oferta especial. Nossa calculadora de transferência de saldo de cartão de crédito ajudará você a ver quanto tempo levará para pagar seu saldo.

Taxas e multas podem ser altas

Empréstimos pessoais podem vir com taxas e multas que podem aumentar o custo do empréstimo. Alguns empréstimos vêm com taxas de originação de 1% a 6% do valor do empréstimo. As taxas, que cobrem o processamento do empréstimo, podem ser incorporadas ao empréstimo ou subtraídas do valor desembolsado ao mutuário.

Esqueça os antigos métodos
de cobrança. Conheça um novo
jeito de recuperar dívidas
e a confiança do seu cliente.