Existem 5 tipos de cobrança que a sua empresa precisa conhecer. Mas antes, é bom saber que a cobrança de dívidas muitas vezes é necessária não só para que empresas recebam o dinheiro que lhes é devido. Mas também, para cultivar o relacionamento com clientes. Vamos mostrar algumas dicas que podem melhorar a cobrança de dívidas para pequenas empresas. Uma estratégia sólida de cobrança de dívidas ajuda você a estabilizar seu fluxo de caixa e receber dinheiro de seus clientes sem irritá-los.
As estratégias de cobrança de dívidas incluem revisar seus processos de faturamento e cobrança, contratar contadores e entender os processos de pagamento de seus clientes. Você só deve contratar uma empresa de cobrança para dívidas vencidas há 90 dias de clientes que não respondem ou resistem.
Este artigo é para empresários que desejam aprimorar seus processos de cobrança de dívidas. Em negócios B2B, há sempre uma chance de que certos clientes não paguem suas contas em tempo hábil. Às vezes, isso ocorre porque seus clientes têm várias faturas para pagar em um determinado período e esquecem sua fatura.
Outras vezes, é porque um cliente não tem o dinheiro que eles achavam que teriam para pagar seus serviços. A boa notícia é que você pode reduzir o número de faturas não pagas com as estratégias de cobrança abaixo.
Tipos de cobrança de dívidas
Quando você ganha a maior parte ou todo o seu dinheiro por meio de serviços B2B, às vezes você fornece seus serviços antes que seus clientes paguem. Embora comum, esse modelo é inerentemente arriscado porque, quando um cliente não paga sua fatura em dia, cria uma lacuna no seu fluxo de caixa.
Como resultado, você terá menos dinheiro para cobrir suas despesas. Uma forte estratégia de cobrança de dívidas diminui a frequência dessas lacunas.
Quais os tipos de cobrança se encaixam na sua empresa?
Cobrança humanizada
Consumidores mais velhos podem preferir conversar com uma pessoa real, enquanto uma geração mais jovem estaria mais interessada em um texto ou visitar um site. A falta de interação humana significa falta de empatia quando um devedor está preso em um menu sem uma compreensão clara da navegação.
Cada cenário de cobrança de dívidas difere e requer inteligência emocional para lidar com cuidado. Aqui estão três maneiras de criar uma cobrança humanizada de dívidas:
1. Mapeie uma jornada do cliente digital-first
Todos nós queremos ser entendidos como indivíduos, não como transações. Portanto, antes de basear sua estratégia de cobrança apenas no histórico de pagamentos de seu cliente, primeiro entenda-os de forma holística.
Desenvolva personas a partir de perfis completos de consumidores que incluam circunstâncias financeiras, faixas etárias e interações anteriores. Isso ajudará você a entender como esses grupos de persona interagem por meio de canais digitais para seus diversos objetivos, como resolver, negociar ou disputar uma dívida.
Em seguida, liste todos os pontos de contato digitais na jornada do cliente suportados por contact centers e interações pessoais. Para a maioria dos grupos de persona, você descobrirá que eles preferem o contato menos intrusivo de toques digitais por meio de texto, WhatsApp ou mídia social do que ligações telefônicas. (Também é mais barato para você, ajudando seu faturamento!)
As soluções digitais também permitem que você personalize mensagens individualmente e crie ciclos de feedback para estudar e melhorar a jornada que você oferece a seus consumidores.
2. Coloque seus clientes no controle
Hoje, os clientes estão deixando de pegar o telefone para ligar para a equipe de atendimento. Eles estão à vontade com os canais digitais, por isso faz sentido que os credores façam maior uso do digital.
Seus clientes também estão optando cada vez mais por plataformas de autoatendimento para pagamento de dívidas e serviços bancários em geral. Eles gostam de disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, conveniência e uma sensação de controle a qualquer hora e em qualquer lugar sobre suas finanças.
Em vez de ser bombardeado com chamadas em horários inconvenientes, os clientes preferem e-mails ou notificações no aplicativo que funcionam como lembretes gentis para fazer pagamentos em dia.
Portanto, um objetivo central em sua estrutura digital-first deve ser oferecer níveis mais altos de autoatendimento. Permita que seus clientes acessem seu cronograma de pagamentos, histórico ou saldo inadimplente a qualquer momento e saiba quando os pagamentos são devidos.
3. Acerte na combinação de tecnologia humana na cobrança humanizada
Você pode desenvolver diferentes modelos de cobranças digitais para atender aos objetivos do cliente de forma eficaz por meio de um modelo de serviço de gerenciamento de recebíveis, orientado por análise.
A análise permite que você colete grandes quantidades de dados de várias fontes que podem ajudá-lo a quantificar os riscos mais cedo. Você pode então automatizar as operações para lidar com a maior parte das contas em que os clientes têm maior probabilidade de realizar seus pagamentos, enquanto direciona a interação humana para situações mais complexas e que precisam de conversas.
Tipos de Cobrança: Cobrança extrajudicial
Os processos de cobrança extrajudicial para inadimplentes, estão adquirindo especial relevância em decorrência do aumento da inadimplência devido aos problemas socioeconômicos causados pela Covid-19.
A pandemia que sofremos e continuamos a sofrer em todo o mundo e com especial enfoque no nosso país, porque nos afeta diretamente, tornou a delinquência um problema ainda mais grave e deve ser combatido de alguma forma.
Existem várias formas de tentar resolver este tipo de situação de cobrança de inadimplentes, tão desagradáveis, seja optando pela via judicial ou pela cobrança de inadimplentes por via extrajudicial. Ao longo deste post vamos focar nesta última opção.
Do ponto de vista dos credores, não é tarefa fácil lidar com esse tipo de situação em que se acumulam inadimplências de diversos clientes.
Pessoas ou empresas que em alguns casos, devido à crise, viram a sua liquidez diminuída e não conseguiram fazer face aos pagamentos que lhes estavam à frente, ou que simplesmente utilizam o incumprimento das suas obrigações de pagamento como forma de autofinanciamento à custa de seus credores.
Existem várias formas extrajudiciais de cobrança de inadimplentes e são muito interessantes quando queremos esgotar essa via antes de iniciar um processo judicial que pode acarretar certo grau de incerteza quanto à sua eficácia para a cobrança da dívida e o prazo para que confrontam para que, no caso dele, aconteça.
Fazer um esforço para conhecer esses processos extrajudiciais para poder aplicá-los em nosso negócio ou empresa e assim poder recuperar o dinheiro que nossos devedores nos devem é essencial para poder tirar o máximo proveito deles. Além disso, oferecem uma série de vantagens que devem ser levadas em consideração quando queremos recuperar o dinheiro que nossos clientes devem da forma menos dispendiosa possível.
O processo de cobrança extrajudicial
O processo de cobrança extrajudicial pode ser definido como o conjunto de ações, fora do processo judicial, que o credor desenvolve com o objetivo de recuperar os inadimplentes deixados por seus devedores. Essas ações podem ser desenvolvidas de forma “amigável” ou, progressivamente, de forma mais contundente, mas sem recorrer a uma ação judicial.
Esse processo de cobrança extrajudicial costuma ser muito próspero se conhecermos bem os clientes perante os quais devemos fazer a reclamação. A primeira coisa é analisá-los bem, tanto eles quanto a dívida.
Veja se essa dívida ocorreu em tempo hábil, devido a um transtorno no pagamento devido a uma falta específica de liquidez, ou devido a um problema com motivos suficientes para descumprir o contrato.
É por isso que é bom, antes de iniciar qualquer ação amigável ou legal, ter que examinar esses pontos específicos. Para ver se será suficiente para eles devolverem o dinheiro da dívida contraída ou se será perda de tempo percorrer essa via amigável ou extrajudicial, pois o passado financeiro do referido cliente é marcado pelo não pagamento e dívidas.
Cobrança jurídica
A cobrança jurídica é realizada quando uma empresa decide cobrar os valores deviso pelos seus clientes na justiça é feita, pois ambas as partes não entram em um acordo sobre o pagamento da dívida em questão, fazendo assim com que a empresa tenha que buscar outros meios para conseguir o pagamento em aberto.
Cobrança por telemarketing
Ao contratar uma empresa de cobrança capacitada e experiente para resolver seus problemas de dívidas de clientes em aberto faz com que seus clientes tenham uma melhor experiência no atendimento e com certeza, muito mais chances de que a dívida em aberto com a empresa seja solucionada.
Tudo isso por conta que as empresas de cobrança possuem estrategias únicas e especialistas no assunto que fazem com que seus clientes tenham exatamente as respostas que procuram quando o assunto é solucionar as suas dívidas.
Entretanto, uma empresa de cobrança por telemarketing pode ser uma escolha errada, afinal mesmo podendo oferecer atendimento durante todo o dia ou até mesmo por aplicativo de mensagens, este tipo de abordagem não é bem vista por clientes e torna-se invasiva a maior parte do tempo.
Cobrança online
As cobranças online podem ser mais rápidas, mas carecem da compaixão e das habilidades de escuta verdadeiras para atender o devedor onde estão para aumentar a recuperação da conta.
Se você trabalha em uma instituição de crédito, sabe como é difícil equilibrar a cobrança de dívidas com um relacionamento positivo com o cliente. As cobranças de dívidas onlines podem fornecer esse equilíbrio, ajudando você a priorizar os clientes por meio de segmentação inicial e estratégias personalizadas, para um envolvimento bem-sucedido do cliente.