Os relatórios de 2022, emitidos pelos órgãos de proteção ao crédito mostraram que, novamente, o Brasil atingiu o infeliz recorde de inadimplência. Hoje, mais de 69 milhões de brasileiros encontram-se endividados, isso representa 32% do país. Esse número é maior do que toda a população do estado de São Paulo e da Bahia.
Mas, e 2023?
Ainda não foi divulgada uma projeção exata da expectativa de endividamento, mas observando o crescimento desse dado nos últimos anos, pode-se esperar certo aumento, ainda que mínimo.
Quero dar um ‘xô’ na inadimplência dos meus clientes, o que faço?
É claro que não se pode controlar as ações de um cliente, muito menos as adversidades que o levam a ficar inadimplente. Mas é possível se planejar e prevenir ao máximo o endividamento da sua base, entenda.

Comunicação preventiva
A comunicação preventiva é um aditivo excepcional quando se trabalha com cobranças recorrentes ou venda a prazo. Trata-se da prática de enviar notificações ou pequenos avisos ao cliente antes do vencimento, informando que a parcela já pode ser paga.
Por exemplo, se o boleto fica disponível para pagamento no dia 28 do mês de Janeiro, você pode notificar o cliente. Dia 30 é válido lembrar que a fatura vencerá dia 2 de Fevereiro e que já pode ser paga. Já no dia do vencimento, deve-se informar que o boleto está vencendo e deverá ser pago para que o cliente não fique inadimplente.
Lembrando, quanto mais amigável a comunicação e quanto menos incômoda a frequência, melhor. Aqui, a intenção é lembrar o cliente, não o cobrar.
Negociação e cobrança
Ofereça condições de negociação para seu cliente, ele é valioso e você pagou por ele. Esse valor se chama CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e ele representa o preço que se paga para adquirir um cliente (Sim, esse valor existe. E às vezes, ele é bem alto). Por isso, antes de dar esse cliente como perdido ou partir para uma negativação ou um protesto, negocie.
Porém a negociação exige atenção de um setor especializado dentro da empresa. Mantenha a linguagem acolhedora, isso ameniza a situação constrangedora da inadimplência do devedor. Evite ligações, além de ser inconveniente, a própria Anatel dispõe de uma ferramenta para que a população bloqueie as chamadas gratuitamente.
Ah, mas tudo isso gera muito custo e gasta muito tempo!
Sim! Mas existem ferramentas no mercado que podem te ajudar a fugir de todo esse trabalho. Conheça a Pague Direto, empresa que vai automatizar todo esse processo sem nenhuma taxa mensal! Fale com um de nossos consultores.