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Sua empresa está procurando por uma solução completa para recuperar dívidas? Com os produtos e serviços da Pague Direto,recuperamos o dinheiro e o seu cliente de volta.

Blog / Tecnologia e Inovação
25 de abril de 2022

Escritório de Cobrança: Pague Direto x Serasa Experian

A inadimplência é um cenário comum no universo de qualquer empresa de varejo. Porém, antes de escolher o melhor escritório de cobrança é sempre muito importante olhar para seus processos internos. Pois a forma como a empresa administra o recebimento de contas em atraso e os procedimentos de cobrança utilizados determinam um bom contato com o cliente e seu restabelecimento de crédito. Lembrando que uma cobrança amigável deve ser, preferencialmente, o primeiro contato para evitar demais atritos com os cliente e manter a boa imagem de sua empresa. 

Diante de tantas dúvidas é importante, em segundo caso, escolher sabiamente o escritório de cobrança que mais vai atender às suas necessidades dentro do mercado. Dessa forma, você pode designar essa tarefa para uma empresa competente com uma equipe devidamente capacitada para lidar com esses tipos de eventualidade. Fazendo com que sua equipe profissional consiga focar em outros aspectos direcionados ao seu nicho de trabalho. 

Agora que você entendeu a importância de escolher uma boa empresa de cobrança para administrar as contas de seus clientes, confira neste artigo as diferenças da Pague Direto para o Serasa Experian e escolha qual das duas é a melhor escolha para a sua empresa. Vamos lá!

Escritório de Cobrança: Pague Direto x Serasa Experian

O número de inadimplentes brasileiros cresceu de forma desenfreada nos últimos anos, contando com mais de 60 milhões de devedores. Diante desta crise econômica, muitas empresas estão na difícil situação de serem obrigadas a cobrar seus clientes, porém sem saber os primeiros passos. 

Diante do cenário delicado que todos estão passando, muitas empresas já recorreram às cobranças extrajudiciais. Em primeiro momento, um contato amigável é o melhor caminho a se seguir. Este é o meio mais eficaz de realizar acordos de pagamento com os clientes, evitando maiores desgastes e gastos para a sua empresa. 

Benefícios ao implementar a cobrança extrajudicial na sua empresa 

É muito viável que este método seja implementado principalmente para situações de dívidas menores ou em caso de pequenas e médias empresas, já que os gastos do procedimento judicial levam tempo e geralmente, o custo não cobre o gasto do cliente em questão. Veja os benefícios: 

Evitando atritos:

Não necessariamente o cliente está devedor por má índole e possivelmente não tem apenas a dívida com sua empresa. Diante do cenário da crise econômica brasileira, muitos clientes acabam não tendo outra opção senão ficar inadimplentes. 

Ele está desgastado por si só, sem conseguir arcar com as próprias contas básicas e de subsistência, então, a cobrança extrajudicial evita maiores desgastes para a empresa, acalma o cliente e possibilita o pagamento da conta através de uma conversa amigável sem impactar drasticamente seu nome físico e seu orçamento. 

Melhorando a imagem e o profissionalismo da sua empresa

A cobrança extrajudicial feita de maneira amigável contribui com o relacionamento entre empresa e cliente, resultando em uma imagem de transparência e cordialidade. Tal situação reflete diretamente em como a sua empresa é vista nos canais midiáticos e na fama que ela terá nos meios de comunicação, até mesmo em plataformas como o Reclame Aqui. 

Com a cobrança amigável o devedor tende a não ter nenhuma ou quase nenhuma impressão negativa, sendo assim, não passa essa visão para os demais. Independente de resultar no real pagamento da dívida ou não e em tornar-se um novo cliente ou não, tal situação evita que a aparência da empresa fique prejudicada nos meios de comunicação.

Economia com despesas judiciais

Além da satisfação do cliente, este é outro ponto importantíssimo que afeta diretamente o orçamento da empresa. A cobrança extrajudicial também ajuda no bolso da companhia. Os processos de cobrança judicial incluem gastos de honorários com advogados ou empresas que terceirizam as dívidas, por essas e outras, tal modalidade torna-se mais econômica. 

É importante entender caso a caso também. Para dívidas menores ou para empresas de pequeno e médio porte, esta opção é de fato a mais rentável, já que em uma grande totalidade de casos, os custos judiciais não irão cobrir o retorno do pagamento da pendência, se é que ele vai acontecer.

Benefícios da terceirização de cobranças para sua empresa

A alta inadimplência pode se tornar um problema agravante em curto período de tempo. Escolher uma boa empresa de cobrança pode auxiliar você nisto. Muitas técnicas podem ser adotadas para evitar tais situações, como a cobrança inicial extrajudicial como já vimos acima ou até mesmo a implementação de pagamentos recorrentes ou via cartão de crédito. 

O problema se agrava porque na maioria dos casos, apenas um funcionário lidando com todas as despesas é inviável, então, se faz necessário montar uma equipe para dar conta de todas as inadimplências. O que acaba sendo caro e demanda muito esforço e organização, principalmente, quando trata-se de cobranças extrajudiciais. 

Para resolver esta questão, a terceirização da cobrança é a opção mais viável. A terceirização da cobrança nada mais é que juntar as contas vencidas dos clientes e repassar para uma empresa que lida especificamente com contatos de cobrança. 

Controlar as entradas e saídas financeiras nem sempre é uma tarefa fácil. A administração da empresa deve sempre estar atenta ao controle de todos os pagamentos, já que as entradas do caixa são algo essencial para manter a vitalidade econômica da empresa. 

Uma empresa terceirizada trabalha justamente auxiliando neste controle, já que fornece a relação mensal de todos os clientes pagos e não pagos. 

Como funciona o Serasa Experian para as empresas?

A Serasa Experian é uma empresa brasileira com mais de 45 anos de experiência no mercado de cobranças que faz parte do Grupo Experian desde 2007. Ela foi fundada para padronizar formulários e dar agilidade nas decisões bancárias. E hoje é a principal escolha da grande maioria das empresas. 

Pefin

O Serasa Experian adota diversas medidas para facilitar o relatório de informações com os clientes. Com o sistema Pefin, eles possibilitam a inclusão dos devedores em seus bancos de dados. Se após 10 dias, não acontecer o contato do devedor, a dívida passa a ficar disponível para visualização em todos os relatórios e órgãos de proteção ao crédito. 

Recupera Serasa

Através dos meios de comunicação, como cartas, whatsapp, sms e e-mail, eles mantêm um contato acirrado com cada cliente, deixando claro que a dívida está sob a possibilidade de protesto. Através do Recupera Serasa fazem primeiramente este contato amigável para agilizar a quitação da dívida. 

Collection Store Serasa

Falando ainda sobre organização orçamentária, o Serasa Experian conta com o programa  Collection Store que aponta qual a probabilidade de pagamento dos clientes. Baseando-se em uma infinidade de dados e estatísticas, eles promovem um maior controle das finanças empresariais, deixando evidente em quanto tempo será possível restabelecer sua carteira e quais as melhores estratégias de cobrança devem ser aplicadas para cada caso. 

Como funciona o Pague Direto para as empresas?

A Pague Direto é uma empresa tecnicamente nova no mercado e vem trazendo soluções inovadoras para o mercado das cobranças. Um Fintech que já auxiliou milhares de empreendedores a recuperar suas dívidas, e sabe o melhor? Sem telemarketing e custos iniciais. A empresa faz parte da Ikove, grupo de investimentos Norte Americano que oferece aporte de investimento para ideias revolucionárias.

A empresa possui uma estrutura completa para negociação de dívidas com clientes de forma amigável e eficiente. A plataforma integrada conta com sistemas avançados totalmente focados na recuperação do crédito, na lucratividade e na gestão do relacionamento com clientes. 

Transparência e objetividade

A Pague Direito é um escritório de cobrança que acredita em mais transparência e objetividade. O seu sistema é 100% online, sem necessidade de papeladas e assinaturas. Promovem atualizações diárias das situações de pagamento e como são novos no mercado, apenas pedem o pagamento ao final das negociações. 

Acompanhe tudo de forma digital 

Desde o ato do cadastro até qualquer outro tipo de contato, a Pague Direto garante eficiência de forma 100% digital e em tempo real. Você terá acesso a integração com cartórios, controle de todas as etapas, desde a entrada do título em protesto até a sua quitação, controle das notificações e avisos para os clientes, atualização das informações do devedor, notificação oficial com validade jurídica, cancelamento de protestos e baixa de títulos através da plataforma e atualização automática dos títulos devidos.  

Boleto Blindado Pague Direto 

O boleto blindado da Pague Direto é um sistema que permite a quitação da dívida antes dos meios judiciais. Contam com uma plataforma 100% digital onde o cliente terá acesso a todos os meios de quitação disponíveis, incluindo parcelamento e boleto. 

O sistema tem como premissa a agilidade de notificação através dos canais de comunicação, como whatsapp, sms e e-mail, facilitando a quitação de forma segura e rápida, muitas vezes sem necessidade de meios judiciais.

Protesto Direto 

Através do Protesto Direto, a Pague Direto possui um sistema integrado com mais de 3.700 cartórios e cuida do gerenciamento de envio de grandes remessas de títulos devidos em mais de 7 países.  

Notifica Direto  

Através do sistema Notifica Direto, a Pague Direto tem sinergia com diversos cartórios do países garantindo mais assertividade nas entregas de notificações e gestão acompanhada dos documentos direcionados aos cartórios. 

Entender a necessidade do cliente é de suma importância e uma cobrança humanizada facilita uma compra futura e uma boa reputação da empresa. Diante do cenário apresentado espero que este artigo tenha facilitado o entendimento dos processos de cobrança e das empresas terceirizadas. 

Qual o melhor escritório de cobrança: Pague Direto ou Serasa Experian?

As duas empresas são ótimas, mas a Pague Direto sai na frente quando o assunto é escritório de cobrança inovador. O Serasa Experian é mais conhecido e amplamente utilizado por diversas empresas do mercado de cobranças e acaba sendo a escolha mais óbvia, entretanto, a proposta do Pague Direto vem de forma inovadora trazendo mais resultado para as empresas. 

O melhor escritório de cobrança vai ser aquela que você mais se identificar baseando-se no estilo da sua empresa. Se procura algo um pouco mais conservador e conhecido, sua escolha é a Serasa Experian, mas se quer apostar em algo novo, com contato mais humanizado e digital, a Pague Direto pode ser uma escolha mais rentável. 

Quais as vantagens de escolher entre a Pague Direto e o Serasa Experian?

Vantagens da Pague Direto

  • 100% digital e sem burocracia 
  • Mais econômica com pagamento apenas após as negociações 
  • Contato humanizado com o cliente e tentativas extrajudiciais mais amplas 
  • Relatórios constantes de títulos enviados a protestos e acordos pagos

Vantagens da Serasa Experian

  • Contatos mais acirrados e de impacto judicial 
  • Programa de organização orçamentária através de relatórios para facilitar o controle de entradas e saídas 
  • E também possuem contato amigável através dos meios de comunicação

A abordagem amigável na empresa de cobrança Pague Direto

A Pague Direto acredita em uma abordagem amigável com procedimentos extrajudiciais antes de partir para protesto em cartório nos órgãos de proteção ao crédito. O contato com o cliente é feito através dos meios digitais, como e-mail, sms e whatsapp. 

De acordo com suas políticas, a Pague Direto vem trazendo inovação e facilidade nos pagamentos. Toda a tratativa é feita online e através da sua plataforma, sem a necessidade de maiores contatos, o cliente consegue escolher facilmente a forma de pagamento que deseja, seja ele parcelado ou não e realizar através do site. 

Você mesmo pode adotar medidas para acabar com a inadimplência, como mostramos neste artigo.

Comparativo funcionalidades Pague Direto x Serasa

Serasa Experian

Prós

  • Boa reputação e confiabilidade
  • Sem fidelização 
  • Programa para facilitar a organização orçamentária

Contras

  • Procedimentos judiciais severos 
  • Reclamações de clientes por cobranças indevidas 
  • Atendimento demorado nas centrais de atendimento
  • Uso de telemarketing

Pague Direto

Prós

  • Atendimento humanizado amplamente extrajudicial 
  • Facilidades digitais para a empresa e para os clientes
  • Pouca ou praticamente nenhuma burocracia, bastando cadastrar a cartela de clientes e esperar os resultados
  • Sem necessidade de pagamento adiantado 
  • Preço competitivo 
  • Protesto online com conexão direta a 3770 cartórios do País.

Contras

  • Pouco tempo de mercado 

Cinco razões para trocar o Serasa Experian por um novo escritório de cobrança

O Serasa Experian é o escritório de cobrança mais conhecido quando o assunto é terceirização de cobrança nas empresas do ramo de varejo e saúde. Fazer a troca da empresa de terceirização pode ser um assunto um pouco complicado e trazer certa insegurança para a empresa. 

Mas mudanças podem ser benéficas e trazer tratativas diferenciadas. Então, se você quer dar uma guinada no setor de cobranças da sua empresa, alterar a terceirizadora pode ser uma ótima opção. Veja 5 razões para trocar o Serasa Experian por um novo escritório de cobrança.

  1. Contato amigável extrajudicial 

O Serasa Experian não é conhecido por ter um bom contato extrajudicial, apesar de ter o programa Serasa Recupera que notifica os clientes antes de qualquer protesto de títulos, a empresa age de forma mais direcionada. Então, optar por uma terceirizadora com conceitos mais amplos da cobrança extrajudicial pode ser uma boa opção. 

  1. Movimento orçamentário 

Se você sente que a carteira de cobrança da sua empresa não está girando como gostaria, possivelmente está na hora de tentar uma abordagem diferente. E isso pode começar com uma nova terceirizadora. Dessa forma, você vai conhecer novas formas de organização orçamentária e entender melhor o que está causando o não recebimento dos pagamentos. 

  1. Menos burocracia 

Se sua ideia é ter menos burocracia e mais agilidade de forma digital, optar por uma nova terceirizada pode ser o caminho correto a se seguir. É fato que antigas empresas tenham conceitos mais conservadores e optem por mais burocracia na hora de lidar com certas questões, uma empresa nova pode trazer mais flexibilidade no contato com os clientes e possibilitar mais facilidade para a empresa e menos “papelada”.

  1. Meios digitais facilitados 

Na atual situação que vivemos, os meios digitais são imprescindíveis e muitas pessoas recorrem aos sites e aplicativos para realizar o pagamento de suas contas, isso é facilmente perceptível quando vendo grandes instituições bancárias excluindo a possibilidade de faturas entregues via correio e essa realidade caminha para que cada vez mais tudo fique digital. Então, opte por empresas que tenham este meio facilitado. 

  1. Parcelamento 

Nem todos conseguem quitar as suas dívidas e nem sempre isso acontece por má índole. Na atual crise financeira as pessoas recorrem aos parcelamento para conseguir limpar seus nomes ou evitar que estejam nos órgãos de proteção ao crédito. A facilidade através do pagamento parcelado deve ser algo em vista na hora de escolher a sua terceirizada. 

O que os escritórios de cobrança dizem do Serasa Experian?

A reputação do Serasa Experian para quem busca um escritório de cobrança inovador não é boa. Isso pode ser verificado até mesmo pelo site de reclamações mais famoso da internet brasileira, o Reclame Aqui. As principais reclamações giram em torno de não conseguirem contato na central de atendimento para resolver pequenos e grandes problemas, além da dificuldade em cancelar qualquer tipo de serviço. 

O mau atendimento também é uma questão e a empresa não tem uma boa reputação no pós venda, deixando empresários de saia curta na hora de eventuais problemas ou dúvidas. Claramente, a demanda de clientes é extensa e por vezes o atendimento não comporta a quantidade de pessoas querendo a resolução de seus problemas. 

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