Na abordagem de fluxo de caixa descontado, se discute em detalhes, como estimar as entradas necessárias, por exemplo, fluxos de caixa, taxas de desconto e crescimento, e a importância de selecionar os dados corretos para obter estimativas precisas.

A metodologia de avaliação de fluxo de caixa descontado (FCD) é onipresente em finanças e no setor administrativo de uma empresa, mas como uma única equação em um conjunto potencialmente infinito de incógnitas não observáveis, é infalsificável e, portanto, não testável. 

Fluxo de Caixa Descontado: o que é e como fazer de forma eficiente

Embora os títulos possam ser vistos como exemplos de precificação do FCD, isso depende de seus preços serem frequentemente observáveis e seus fluxos de caixa esperados normalmente sendo limitados acima por seus fluxos de caixa prometidos.

Para projetos de capital, negócios e ações ordinárias, simplesmente não há como determinar se uma avaliação FCD é uma boa representação dos mecanismos causais por trás dos valores de mercado. A natureza não testável do FCD pode gerar consequências ruins para a tomada de decisões de negócios, primeiro causando a rejeição de projetos bons por meio de grandes descontos de fluxos de caixa de longo prazo.

O fluxo de caixa descontado é um método de avaliação que encontra o valor presente dos fluxos de caixa futuros descontados usando uma taxa de desconto. Em sentido amplo, baseia-se no conceito de valor do dinheiro no tempo, que afirma que um dólar hoje vale mais do que um dólar amanhã. O FCD é usado em todo o setor financeiro e pode ser usado para avaliar praticamente qualquer ativo gerador de caixa.

Modelo de fluxo de caixa descontado para avaliação inicial

A abordagem FCD classifica uma empresa com base em seu desempenho futuro. É ideal para uma empresa que ainda não alcançou nenhum desempenho histórico. 

Não é raro que as startups não tenham nenhuma receita durante o estágio (pré-)seed, enquanto as negociações sobre transferências de capital, porcentagens de propriedade e valor começam. O método FCD é especialmente útil neste caso porque considera o desempenho futuro em vez do estado atual de sua inicialização.

O que é fluxo de caixa descontado ou fcd?

O fluxo de caixa descontado (FCD) é um método de avaliação que usa fluxos de caixa futuros previstos para determinar o valor de um investimento. A análise FCD visa determinar o valor atual de um investimento com base em previsões futuras de quanto dinheiro ele gerará. A ideia é baseada no valor do dinheiro no tempo , que afirma que um dólar pago no futuro vale menos do que um dólar gasto hoje.

Como calcular o Fluxo de Caixa Descontado?

Para qualquer corporação, avaliar seus ativos nunca é simples. A tarefa de atribuir uma avaliação a empresas com pouca ou nenhuma receita ou lucros e futuros incertos é extremamente difícil. 

Geralmente, trata-se de avaliar empresas maduras de capital aberto com receitas e ganhos consistentes como um múltiplo de seus ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização ou com base em outros múltiplos específicos do setor.

No entanto, avaliar uma nova empresa que não é negociada publicamente e pode estar a anos de vendas é muito mais difícil. A maior parte do valor na maioria das empresas, especialmente aquelas que ainda não geraram receita, é baseada no potencial futuro. Como resultado, a análise de fluxo de caixa descontado é um importante método de avaliação de uma agência de cobrança.

Prós e contras da avaliação fcd

Embora a avaliação de FCD seja um método altamente eficaz , também apresenta algumas vantagens e desvantagens.

Prós da avaliação fcd

Se um analista financeiro está confiante nas suposições feitas, a análise FCD é a melhor opção. Para estimar o valor intrínseco de uma ação, um modelo de fluxo de caixa descontado exige muitos detalhes, e cada detalhe exige uma suposição.

Muito detalhado;

Estão incluídas todas as principais premissas da empresa;

Determina o valor “intrínseco” de uma empresa;

Não há empresas comparáveis necessárias;

O Excel pode ser usado para concluir esta tarefa;

Todas as previsões futuras sobre uma empresa estão incluídas;

É ideal para analisar fusões e aquisições;

Pode ser usado para calcular a taxa interna de retorno (TIR) de um investimento;

Cenários podem ser incluídos;

É possível fazer uma análise de sensibilidade com ele.

Fique por dentro também sobre como funcionam os títulos de crédito, leia o nosso artigo!

Contras da avaliação fcd

Apesar de seus méritos, a análise FCD tem algumas desvantagens. A desvantagem fundamental da análise FCD é que ela é propensa a imprecisões, suposições incorretas e excesso de confiança na determinação do verdadeiro valor da Saúde Financeira de uma empresa.

Exige um número significativo de suposições;

Propenso a erros;

Supercomplexidade é uma fraqueza minha;

Mudanças nas premissas têm um grande impacto;

O excesso de confiança pode surgir de uma grande quantidade de detalhes;

Examina o valor de uma empresa isoladamente;

Não considera as avaliações relativas dos concorrentes;

O valor terminal é difícil de determinar e representa uma parte significativa do valor total;

Estimar o custo médio ponderado de capital e suas finanças.

Termos importantes de avaliação do fcd que você deve conhecer

Estes são alguns termos imperativos que cada especialista em avaliação e a empresa deve conhecer para obter uma melhor clareza sobre a avaliação do fluxo de caixa descontado e melhorar a gestão de empresas.

Taxa de desconto:

A taxa de desconto é a taxa de juros cobrada aos bancos comerciais e outras instituições financeiras para empréstimos de curto prazo. A taxa de juros usada na análise de fluxo de caixa descontado (FCD) para avaliar o valor presente dos fluxos de caixa futuros é chamada de taxa de desconto.

Taxa de crescimento:

A variação percentual de uma variável específica ao longo do tempo é chamada de taxa de crescimento. As taxas de aumento geralmente são usadas pelos investidores para expressar a taxa anual composta de crescimento das receitas, lucros, dividendos de uma empresa ou até mesmo noções macro como PIB e vendas no varejo.

Valor terminal:

O valor de um ativo, negócio ou projeto além do período previsto, quando os fluxos de caixa futuros podem ser estimados, é conhecido como valor terminal. O termo valor terminal refere-se à suposição de que a empresa de cobrança continuará a se expandir a uma taxa constante após o término do período de previsão. O valor terminal muitas vezes representa uma parcela significativa de todo o valor avaliado.

Fluxo de caixa:

O movimento de dinheiro dentro e fora de uma empresa é referido como fluxo de caixa. As entradas são representadas pelo dinheiro recebido e as saídas são representadas pelo dinheiro gasto. Os fluxos de caixa de operações, investimentos e financiamentos são as categorias mais comuns do fluxo de caixa de uma empresa.

Perguntas frequentes sobre o FCD

O que é fluxo de caixa livre?

O caixa que uma empresa gera depois de levar em conta as saídas financeiras para executar suas operações e manter seus ativos de capital é chamado de fluxo de caixa livre. Em outras palavras, o fluxo de caixa livre é o dinheiro que sobra depois que uma empresa paga suas despesas, operacionais e de capital, para uma possível negociação de dívida.

Qual é a taxa de desconto na calculadora FCD?

A taxa de desconto é a porcentagem do seu retorno esperado. É o valor estimado da empresa além do período de projeção. É determinado assumindo que uma empresa expandiu em um ritmo consistente por um determinado período de tempo, conhecido como taxa terminal.

Qual é a taxa de crescimento na calculadora FCD?

Uma análise de fluxo de caixa descontado em vários estágios requer o cálculo do valor terminal de uma empresa, o que permite a avaliação dessa empresa. O método mais simples é começar com o fluxo de caixa livre mais recente e depois usar um único estágio com uma taxa de crescimento FCD.

Qual é o valor do terminal na calculadora FCD?

O valor terminal (TV) de uma corporação define seu valor em perpetuidade além de um período projetado predeterminado, geralmente cinco anos. 

O modelo de fluxo de caixa descontado (FCD) é usado por analistas para determinar o valor total de uma empresa e saber a diferença entre nota promissória e duplicata faz parte do processo para que tudo ocorra conforme o planejado. O FCD incorpora tanto o período projetado quanto o valor terminal.

Posso usar meu FCD para uma avaliação oficial?

Sim, pode-se usar o método FCD para avaliação oficial, pois o modelo de fluxo de caixa descontado (modelo FCD) é um tipo de modelo financeiro que usa previsão e desconto de fluxo de caixa para chegar a um valor atual e presente para uma empresa.

O FCD é único na medida em que é amplamente utilizado por uma empresa de cobrança e na prática. Banqueiros de investimento, empresas de private equity, empresas de pesquisa de ações e investidores “buy-side” usam o FCD para avaliar empresas.

Qual a fórmula do Fluxo de Caixa Descontado?

Existem várias fórmulas que você poderá usar para calcular o fluxo de caixa, muitas delas até aplicáveis em excel, por exemplo, basta pesquisar e você irá encontrar uma planilha pronta para utilizar.

Como fazer uma avaliação do Fluxo de Caixa Descontado?

O processo de estimar o valor econômico de toda uma empresa ou unidade de negócios pode ser difícil. A avaliação da empresa e seu fluxo de caixa descontado pode ser usada para uma variedade de objetivos como exemplo de análise de gráfico de FCD.

Sim, incluindo determinar o valor justo de uma corporação e sua contabilidade, estabelecer a propriedade do parceiro, tributação e até processos de divórcio.

Nossa equipe experiente está aqui para ajudá-lo. Basta entrar em contato conosco para uma consulta sem compromisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *