Conhecer seu ponto de equilíbrio dá ao empreendedor uma estrela financeira. Cada decisão que você toma, antes de aumentar a lucratividade, deve ser direcionada para atingir seu ponto de equilíbrio. Todo empresário bem-sucedido analisa regularmente seus números de estoque e finanças. É a única maneira de gerenciar proativamente um negócio para o sucesso.
Continue lendo para saber qual é o ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil, como calculá-lo e como ele pode ajudá-lo a dominar seus negócios e aumentar as vendas. Para rever mais dicas de finanças, clique aqui.
O que é ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio em contabilidade, economia, finanças e imóveis é o ponto em que o custo total e a receita total são iguais. Em outras palavras, você “empata”, o que significa que não há perda ou ganho líquido. Todos os custos que devem ser pagos foram pagos, e não há lucro obtido nem perda incorrida.
Um ponto de equilíbrio é usado em uma ampla variedade de situações. Se você é um novo negócio, as pessoas interessadas em investir no seu negócio vão querer saber o retorno deles e quando irão recebê-lo. Alguns novos negócios terão dificuldades durante o primeiro ano e podem levar vários anos para obter lucro.
As empresas existentes podem usar os Pontos de Equilíbrio para analisar custos, incluindo custos operacionais e lucros, além de mostrar a capacidade de se recuperar de circunstâncias difíceis.
Na contabilidade, o ponto de equilíbrio refere-se a uma situação em que as receitas e despesas de uma empresa foram iguais dentro de um período contábil específico. No setor imobiliário, o ponto de equilíbrio de uma propriedade mostraria quanto dinheiro o proprietário precisaria de uma venda para compensar precisamente o preço líquido de compra (incluindo custos de fechamento, taxas, seguro, juros e impostos), além dos custos relacionados à manutenção e melhorias em casa.
O mercado de ações é outro setor em que o ponto de equilíbrio pode ser visto com frequência. O Ponto de Equilíbrio (ou Preço) para uma negociação ou investimento é determinado pela comparação do preço de mercado de um ativo com o custo original. O custo de equilíbrio é alcançado quando os dois preços são iguais.
Importância da análise do ponto de equilíbrio para sua pequena empresa
Um negócio pode estar gerando muito dinheiro; no entanto, ele ainda pode estar fazendo uma perda. Conhecer o ponto de equilíbrio ajuda a decidir preços, estabelecer metas de vendas e preparar um plano de negócios.
O cálculo do ponto de equilíbrio é uma ferramenta essencial para analisar os fatores críticos de lucro do seu negócio, incluindo volume de vendas, custos médios de produção e, como mencionado anteriormente, o preço médio de venda.
Usando e entendendo o ponto de equilíbrio:
- Quão lucrativa é sua linha de produtos atual
- Até que ponto as vendas caem antes de você começar a ter prejuízo
- Quantas unidades você precisa vender antes de obter lucro
- Como diminuir ou aumentar o preço e o volume do produto afetará os lucros
- Quanto de aumento no preço ou volume de vendas você precisará para atender ao aumento no custo fixo
Quais são os benefícios de fazer uma análise de ponto de equilíbrio?
Encontrar seu ponto de equilíbrio ajudará você a precificar melhor seus produtos. Muito esforço e compreensão são aplicados na precificação efetiva, mas saber como isso afetará sua lucratividade é igualmente importante. Você precisa ter certeza de que pode pagar todas as suas contas.
Cobrir custos fixos: quando a maioria das pessoas pensa em preços, elas pensam em quanto custa para criar seu produto. Esses são considerados custos variáveis. Você ainda precisará cobrir seus custos fixos, como seguro ou taxas de desenvolvimento da web. Fazer uma análise de ponto de equilíbrio ajuda você a fazer isso.
Evite Despesas Perdidas: Quando você faz uma análise do ponto de equilíbrio, você precisa definir todos os seus compromissos financeiros para descobrir seu ponto de equilíbrio. É fácil esquecer as despesas quando você está pensando em uma ideia de negócio. Isso limita o número de surpresas no caminho.
Definir metas de receita: Depois de concluir uma análise de ponto de equilíbrio, você sabe exatamente quanto precisa vender para ser lucrativo. Isso ajudará você a definir melhores metas de vendas para você e sua equipe.
Tomada de decisão: Normalmente, as decisões de negócios são baseadas na emoção. Como você se sente é importante, mas não é suficiente. Empreendedores de sucesso tomam suas decisões com base em fatos. Será muito mais fácil decidir quando você se empenhou e tem dados úteis à sua frente.
Gerencie a tensão financeira: Fazer uma análise do ponto de equilíbrio ajudará você a evitar falhas e limitar o custo financeiro que decisões ruins podem ter em seus negócios. Em vez disso, você pode ser realista sobre os resultados potenciais estando ciente dos riscos e sabendo quando evitar uma ideia de negócio.
Financiamento de negócios: Para qualquer financiamento ou investimento, uma análise de ponto de equilíbrio é um componente-chave de qualquer plano de negócios. Você tem que provar que seu plano é viável. Geralmente é um requisito se você quiser assumir investidores ou outras dívidas para financiar seus negócios.
A análise do ponto de equilíbrio é o processo de calcular e avaliar a margem de segurança de uma entidade com base nas receitas arrecadadas e nos custos correspondentes. Em outras palavras, a pesquisa demonstra quantas vendas são necessárias para cobrir o custo de fazer negócios.
A análise do ponto de equilíbrio estabelece qual nível de vendas é necessário para cobrir as despesas fixas totais da empresa, analisando vários níveis de preços em relação a vários níveis de demanda.
Um estudo do lado da demanda forneceria ao vendedor muitas informações sobre sua capacidade de venda. Da negociação de ações e opções ao planejamento corporativo para várias iniciativas, a análise do ponto de equilíbrio é amplamente utilizada.
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Como funciona a análise do ponto de equilíbrio?
Uma análise de ponto de equilíbrio é um cálculo financeiro usado para identificar o ponto de equilíbrio de uma empresa. É uma ferramenta de gerenciamento interno, não um cálculo, que normalmente é compartilhado com pessoas de fora, como investidores ou reguladores.
As instituições financeiras, por outro lado, podem solicitá-lo como parte das previsões financeiras do seu pedido de empréstimo bancário. Em termos de preço unitário e lucro, o cálculo considera custos fixos e variáveis.
Os custos fixos são aqueles que não mudam, independentemente de quanto de um produto ou serviço é vendido. Os custos fixos incluem aluguel ou hipoteca de instalações, despesas com equipamentos, salários, juros de capital, impostos sobre propriedade e prêmios de seguro, para citar alguns.
As despesas variáveis crescem e diminuem em resposta às flutuações de vendas. As despesas variáveis incluem custos diretos da folha de pagamento do trabalhador por hora, comissões de vendas e custos de matéria-prima, utilidade e transporte, para citar alguns. O total das despesas de mão de obra e materiais necessários para criar uma unidade de seu produto é conhecido como custos variáveis.
Ponto de equilíbrio contábil vs. Equilíbrio Financeiro
O ponto de equilíbrio contábil é a forma mais simples de análise para saber o número de unidades que uma empresa precisa vender para igualar o custo. Cada unidade vendida após a unidade de equilíbrio resultará em lucro para a empresa. Calcular o ponto de equilíbrio contábil é fácil, pois requer custo fixo, custo por unidade e custo variável.
Quando usar a análise de ponto de equilíbrio
Começando um novo negócio
Se você está pensando em um pequeno negócio online ou e-commerce, uma análise do ponto de equilíbrio é obrigatória. Isso não apenas ajuda você a decidir se sua ideia de negócio é viável, mas também faz com que você pesquise e seja realista sobre os custos, além de refletir sobre sua estratégia de preços.
Criando um novo produto
Especialmente para uma pequena empresa, você ainda deve fazer uma análise do ponto de equilíbrio antes de iniciar ou adicionar um novo produto, caso esse produto aumente suas despesas. Haverá a necessidade de calcular os custos variáveis relacionados ao seu novo produto e definir os preços antes de começar a vender.
Adicionando um novo canal de vendas
Se você adicionar um novo canal de vendas, seus custos serão alterados. Digamos que você esteja vendendo online e esteja pensando em abrir uma loja física; você vai querer ter certeza de pelo menos o ponto de equilíbrio com os custos que você vai ter.
Adicionar canais de marketing adicionais ou expandir os gastos com mídia social geralmente aumenta as despesas diárias. Esses custos precisam fazer parte de sua análise de ponto de equilíbrio.
Mudando o modelo de negócios
Digamos que você esteja pensando em mudar seu modelo de negócios; por exemplo, mudando da compra de estoque para o envio direto ou vice-versa, você deve fazer uma análise do ponto de equilíbrio.
Seus custos podem variar significativamente, e isso ajudará você a descobrir se seus preços também precisam mudar.
Limitações da análise do ponto de equilíbrio
- A análise do ponto de equilíbrio concentra-se principalmente na análise do lado da oferta (ou seja, apenas custos). Não nos diz quais são as vendas realmente prováveis para o produto a vários preços.
- Assume-se que os custos fixos são constantes. No entanto, um aumento na escala de produção provavelmente levará a um aumento nos custos fixos.
- Assume-se que os custos variáveis médios são constantes por unidade de produção, de acordo com o intervalo do número de vendas
- Assume-se que o número de bens produzidos é igual ao número de bens vendidos. Acredita que não há mudança no número de mercadorias mantidas em estoque no início do período e na quantidade de mercadorias mantidas em estoque no final do período
- Nas empresas multiprodutos, as proporções relativas de cada produto vendido e produzido são fixas ou constantes.
A análise do ponto de equilíbrio é infinitamente valiosa, pois define a estrutura para estruturas de preços, operações, contratação de funcionários e obtenção de suporte financeiro futuro.
Você pode identificar quanto, ou quantos, você precisa vender para ser lucrativo.
Identifique os custos dentro do seu negócio que devem ser aliviados ou eliminados.
Lembre-se, qualquer análise de ponto de equilíbrio é tão forte quanto suas suposições subjacentes.
Como muitas métricas de previsão, o ponto de equilíbrio está sujeito a suas limitações; no entanto, pode ser uma ferramenta poderosa e simples para fornecer a um pequeno empresário uma ideia do que suas vendas precisam ser para começar a ser lucrativo o mais rápido possível.
As informações necessárias para calcular o Ponto de Equilíbrio de um negócio podem ser encontradas em suas demonstrações financeiras. As primeiras informações necessárias são os custos fixos e o percentual de margem bruta. Uma empresa deve gerar receita suficiente para cobrir seus custos fixos e variáveis. Mais vendas significam lucro, enquanto menos vendas significam prejuízo.
O Ponto de Equilíbrio contábil, econômico e financeiro é calculado tomando as despesas totais em uma determinada produção e calculando quantas unidades do produto devem ser vendidas para cobrir as despesas pagas. Como falamos acima, no setor imobiliário, você precisa conhecer três informações-chave – o serviço da dívida do imóvel (pagamentos voltados para o reembolso dos juros e do principal de um empréstimo), as despesas operacionais de um imóvel (contabilidade, seguro, manutenção, reparos, impostos e serviços públicos) e a receita operacional bruta da propriedade (a receita potencial bruta menos a perda de vacância e a perda de crédito).
Em relação ao mercado de ações, você pode ganhar dinheiro usando opções de ações. Dependendo da opção que você compra, é possível ganhar dinheiro quando o preço sobe ou desce.
Antes de começar a calcular o ponto de equilíbrio, você deve calcular quanto custou a compra da opção. Em seguida, calcule o custo por ação dividindo o custo total pelo número de ações que você tem a opção de comprar ou vender.
Fórmula do ponto de equilíbrio
A fórmula do ponto de equilíbrio pode ser utilizada de duas maneiras, dependendo se você está trabalhando com unidades ou dólares. A primeira é determinando o número de unidades que precisam ser vendidas, e a segunda é o número de vendas, em dólares, que precisam acontecer.
Para calcular em unidades, use esta fórmula de equilíbrio:
- Ponto de equilíbrio em unidades = custos fixos / (preço de venda por unidade – custos variáveis por unidade)
Os custos fixos são aqueles que normalmente não mudam ou apenas variam ligeiramente. Exemplos de custos fixos para uma empresa são aluguel mensal e despesas de serviços públicos. O preço de venda por unidade é quanto uma empresa vai cobrar dos consumidores por apenas um dos produtos para os quais o cálculo está sendo feito.
Os custos variáveis são custos diretamente ligados à produção de um produto, como materiais utilizados ou mão de obra contratada para fabricar o produto. É necessário ter essas informações para usar em sua fórmula de equilíbrio.
Para determinar os custos variáveis por unidade, este é o cálculo que você usa:
- Custos variáveis por unidade = Custos variáveis totais/ unidades totais produzidas
Como mencionado anteriormente, os custos fixos geralmente não mudam, ou apenas flutuam um pouco. A margem de contribuição é a diferença entre o preço de um produto e o que custa para fazer esse produto. Esta é outra informação vital para incluir em sua fórmula de equilíbrio.
Para determinar a margem de contribuição, use este cálculo:
- Margem de contribuição = (preço de venda por unidade – custo variável por unidade) / preço de venda por unidade
Análise do ponto de equilíbrio
A análise do ponto de equilíbrio informa quantas unidades de um produto devem ser vendidas para cobrir os custos fixos e variáveis de produção. O Ponto de Equilíbrio é uma margem de segurança para um negócio, pois mostra quantas vendas são necessárias para pagar as despesas de fazer negócios.
Pode ser muito útil ao determinar o nível de produção ou um mix de vendas desejado. É apropriado apenas para a equipe de gerenciamento interno de uma empresa, pois os dados e cálculos não serão usados por grupos externos, como investidores, grupos financeiros e reguladores.
Há vários grandes benefícios em usar uma análise de ponto de equilíbrio. Em primeiro lugar, encontrar o seu ponto de equilíbrio ajudará você a determinar os melhores preços para seus produtos e saberá exatamente quanto precisa vender para ser lucrativo.
Em segundo lugar, uma análise do ponto de equilíbrio ajuda uma empresa a tomar decisões mais inteligentes e informadas com base em fatos em vez de emoções. Ele ajuda os novos negócios a evitar a negligência de despesas quando você está iniciando a empresa e limita quaisquer surpresas desagradáveis no futuro. Você estará ciente de todos os compromissos financeiros no início do processo.
Além disso, uma análise profunda pode mitigar o risco, mostrando quando evitar completamente uma ideia de negócio. Por meio de análises realistas de resultados potenciais, ele ajuda novos negócios em potencial a evitar falhas e minimizar os danos financeiros de uma ideia de negócio ruim.
Por fim, uma análise do ponto de equilíbrio provará que a ideia ou plano é viável e fornecerá segurança para você e seus investidores ao se comprometerem com o investimento financeiro.