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Blog / Dicas de Gestão
6 de setembro de 2022

Como fazer um planejamento estratégico para sua empresa?

Escrever um planejamento estratégico pode ser complicado e desafiador, mesmo para profissionais experientes. Após o caos causado pela pandemia, empresas e organizações de todos os portes passaram a entender a importância de ter um planejamento estratégico bem elaborado.

Vimos anteriormente como escrever um relatório financeiro eficiente, ainda assim, muitos empresários se perguntam: “como faço para criar um planejamento estratégico?” No geral, parece haver um consenso de que um processo de planejamento estratégico é muito complicado e assustador de se elaborar.

No entanto, se você tem um conhecimento profundo do seu negócio e um modelo estratégico claro a seguir, criar seu planejamento estratégico é surpreendentemente fácil.

Este guia irá ensiná-lo a redigir um planejamento estratégico usando um modelo simples que o ajudará a definir claramente os objetivos de sua organização e como você irá alcançá-los.

O planejamento estratégico é fundamental para o sucesso nos negócios. Ao planejar estrategicamente para o futuro, uma empresa pode atingir seus objetivos. É mais fácil falar do que fazer, mas quanto mais você souber sobre planejamento estratégico, maiores serão as chances de sucesso. Vamos analisar pontos importantes:

Elementos do Planejamento Estratégico

  • Visão – onde você quer chegar.
  • Valores – como você se comportará na jornada.
  • Áreas de foco – o que você vai focar para ajudar no seu progresso.
  • Objetivos – o que você quer alcançar.
  • Projetos – como você vai alcançá-los.
  • KPIs – como você medirá o sucesso.

Pense nisso como a base para sua nova estratégia. As partes subsequentes da série mostrarão como criar o conteúdo para seu plano estratégico.

Antes de criar seu plano estratégico, você precisa decidir qual estrutura usará. Existem algumas formas de estruturar um planejamento estratégico.

O que é planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico basicamente é um método ou um processo que toda empresa precisa ter para alcançar seus objetivos através da estratégia elaborada no plano. O problema com muitos modelos estratégicos existentes é que eles funcionam razoavelmente bem no papel, mas, na realidade, eles não mostram como implementar de maneira concreta em sua empresa.

O planejamento estratégico de negócios é o processo de criação de uma estratégia de negócios e um plano estratégico de negócios que o acompanha para implementar a visão de uma empresa e alcançar seus objetivos ao longo do tempo. O principal objetivo do planejamento estratégico é levar uma empresa do seu estado atual ao estado desejado por meio de uma série de ações empresariais.

O processo de planejamento estratégico de negócios geralmente consiste em definir objetivos de negócios, fazer uma análise SWOT para avaliar o ambiente de negócios da empresa e desenvolver uma estratégia de negócios.

A equipe de liderança é responsável pelo planejamento estratégico de negócios, pois tem um impacto muito importante na direção geral de uma empresa.

Para supervisionar a execução de um plano estratégico de negócios, os gerentes precisam gerenciar tempo, custos e tarefas. Aqui estão alguns pontos que mostram como alguns modelos existentes podem ser complicados:

Muito complicados. As pessoas se perdem na terminologia em vez de se concentrar na execução.

Não escalam. Eles funcionam bem para pequenas organizações, mas falham quando você tenta estendê-los para várias equipes.

Muito rígidos. Eles forçam as pessoas a adicionar padrões em que algumas vezes não fazem parte ou não combinam com a metodologia das empresas.

Não são tangíveis nem mensuráveis. Eles são ótimos em declarar resultados, mas péssimos em ajudá-lo a medir o sucesso.

Não são adaptáveis. Como vimos nos últimos anos, as circunstâncias podem mudar rapidamente. Seu modelo precisa ser capaz de funcionar em sua situação atual e se adaptar às mudanças no cenário econômico.

Como fazer um planejamento estratégico eficiente?

Quando se trata de execução e implementação de um planejamento estratégico é necessário seguir a alguns passos em sua estratégia para ocorrer tudo conforme o planejado e você não ter nenhum tipo de problema em sua implementação.

Isso vale tanto para pequenas organizações, quanto para multinacionais que tentam descobrir como redigir um plano estratégico. É fácil de usar e funciona e você aprende a como não errar ao fazer um planejamento estratégico. Para a elaboração do seu planejamento estratégico é essencial reunir o máximo de informações possível sobre seu negócio, incluindo operações internas e o que impulsiona sua lucratividade.

Compare o negócio com os concorrentes e observe as semelhanças e diferenças em detalhes. Este não é um estudo operacional do dia a dia, mas uma visão mais ampla do negócio no contexto de si mesmo e de seu ambiente. Mas não enlouqueça; mantenha-se realista em termos de suas metas de negócios. Seja imparcial e crítico em sua análise.

Onde você quer ir? Agora é hora de decidir quais são seus objetivos de nível superior para o futuro. Comece com uma declaração de visão, objetivos, valores, técnicas e metas. Espere cinco anos ou mais para prever onde você quer que o negócio esteja naquele momento. Isso significa descobrir qual será o foco do negócio no futuro.

Esse foco será diferente do que é agora e quais vantagens competitivas você tem no mercado? É aqui que você constrói a base e inicia as mudanças.

Como você pode chegar lá? Uma vez que você sabe onde está e para onde quer ir, é hora de planejar.

Quais são as mudanças de estrutura, financiamento, etc., necessárias para que o negócio chegue lá? Decida a melhor forma de implementar essas mudanças, o prazo com prazos e como financiá-lo. Lembre-se, isso é olhar para o negócio em geral, portanto, considere grandes empreendimentos, como diversificação, crescimento existente, aquisição e outros assuntos funcionais.

Vamos analisar como montar o modelo cascata sendo um dos mais eficientes para todas as empresas:

O Modelo Cascata

Para dar uma ideia de como um plano estratégico vamos analisar algumas dicas e quais as etapas de um planejamento estratégico?

Em vez de um roteiro tradicional, pense em sua estratégia como um fluxograma que lê de cima para baixo. Cada linha é uma etapa obrigatória antes de descer para a próxima.

Há uma razão pela qual chamamos esse planejamento estratégico de ‘Cascata’  e é porque a estratégia precisa não apenas se espalhar por toda a sua organização, mas também precisa se espalhar de uma declaração de visão para valores, áreas de foco, objetivos, etc.

Acima de tudo, o Modelo Cascata foi projetado para estar pronto para execução, em outras palavras, foi testado e comprovado para fornecer sucesso no planejamento estratégico. Isso contribui para um  processo de gestão estratégica bem-sucedida.

Como escrever e colocar em prática um planejamento estratégico

Antes de começarmos a escrever um plano estratégico, primeiro precisamos explorar os diferentes componentes de como não errar ao fazer um planejamento estratégico.

Visão

Sua declaração de visão define onde você quer chegar. Você pode pensar nisso como sua declaração de missão ou um resumo executivo ou visão geral do propósito de toda a sua organização. Não comece seu plano estratégico sem isso.

Vamos resumir:

  • Sua declaração de visão é a âncora que impede você de se perder no mar (ou pela loucura causada pelo Covid, por exemplo).
  • Isso ajudará a direcionar sua estratégia para os resultados e metas de longo prazo que mais importam para sua organização.
  • Tudo o que você escrever em seu plano a partir deste ponto estará ajudando você a se aproximar de sua visão.
  • Um dos maiores obstáculos para a execução bem-sucedida de um plano estratégico é tentar alcançar muito de uma só vez.
  • Criar uma declaração de visão o ajudará a evitar essa armadilha. Uma declaração de visão verdadeiramente bem escrita fornecerá orientação e inspiração para sua equipe. Pode até ajudá-lo a atrair talentos e investimentos para sua organização.

Valores

Pense nos valores como facilitadores de sua declaração de visão. Infelizmente, a noção de valores corporativos foi abusada ao ponto do ridículo ao longo do século passado.

Lembre-se, os valores corporativos da Volkswagen, por exemplo, incluem: “Integridade e Responsabilidade”. Quando se trata de escrever um plano estratégico, os valores representam como você se comportará como organização enquanto trabalha em direção à sua visão.

Áreas de foco

Suas áreas de foco são as coisas de alto nível nas quais você se concentrará à medida que se esforça para alcançar sua visão em seu planejamento estratégico e seu destino final.

As áreas de foco devem ser mais restritas no escopo do que sua declaração de visão, mas não no nível de ter qualquer métrica, prazo ou prazo específico. Seguindo o exemplo, algumas boas áreas de foco podem incluir:

  • Crescimento agressivo
  • Produzindo as melhores motos do país
  • Tornando-se um fabricante moderno
  • Tornando-se um lugar de destaque para trabalhar

Geralmente sugerimos criar entre três e cinco áreas de foco. Qualquer menos, e eles provavelmente serão muito vagos.

Você quer que seu pessoal se sinta capacitado para criar maneiras inovadoras e criativas de ter sucesso. Mas dar-lhes uma estrutura para trabalhar pode ser extremamente útil.

Áreas de foco bem escritas podem ser inspiradoras e motivadoras. Eles podem ajudar a unir sua organização em torno de um propósito comum, aliviar tensões e incentivar a colaboração.

Objetivos do planejamento estratégico

Os objetivos em um planejamento estratégico representa o que você deseja realizar, são de nível razoavelmente alto, mas ainda devem ter um prazo anexado.

Seus objetivos estratégicos devem estar alinhados com uma ou mais de suas áreas de foco. Normalmente, você terá entre três e seis objetivos para cada área de foco.

É aqui que você precisa começar a ser um pouco mais específico pela primeira vez nessa jornada. Embora ainda seja de nível muito alto, indica o que eles desejam realizar e inclui um prazo claro. Ambos os aspectos são críticos para um bom objetivo de planejamento  estratégico.

Seus objetivos no planejamento estratégico é o coração e a alma do seu plano, sem eles, você não tem plano!

A razão pela qual eles são importantes e distintos de seus projetos é que pular direto para as ações é uma maneira infalível de perder oportunidades ou perder a conexão entre suas ações e sua declaração de visão.

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Projetos

Projetos são as etapas acionáveis ​​que você tomará para atingir seus objetivos inserido dentro de seu planejamento estratégico. Eles falam basicamente sobre alavancar os ativos que você tem.

Eles devem ser extremamente específicos, articular claramente suas ações e conter um prazo. Seus projetos devem estar alinhados com pelo menos um de seus objetivos estratégicos e descrever como você os alcançará.

Normalmente, você criará vários projetos para cada objetivo estratégico dentro de sua empresa.

Os projetos são a camada do planejamento estratégico que descreve as ações tangíveis que as pessoas da organização tomarão para alcançar os resultados.

Outra área problemática comum para os planos estratégicos é que eles nunca chegam a detalhes do que você vai fazer.

É fácil simplesmente declarar “precisamos expandir nossos negócios”, mas sem projetos concretos, os planejamentos estratégicos ficarão para sempre em seus modelos de PowerPoint, nunca para ver a luz do dia após sua criação inicial.

Os projetos são tão importantes porque conectam os objetivos organizacionais com as capacidades reais de seu pessoal e os recursos à sua disposição. Definir projetos é uma verificação de realidade vital que todo plano estratégico precisa.

KPIs

Os KPIs são como você medirá o progresso em direção aos seus objetivos estratégicos. São valores mensuráveis ​​que mostram o progresso da sua organização para atingir os principais objetivos de negócios.

Os KPIs devem ser desenvolvidos em relação a uma meta ou objetivo específico. Se eles não forem desenvolvidos com um objetivo específico em mente, correm o risco de roubar atenção, tempo e dinheiro dos KPIs que realmente ajudam a atingir os objetivos estratégicos.

Idealmente, você desejará incluir uma mistura de KPIs principais para cada um de seus objetivos.

Os indicadores-chave de desempenho são uma forma de comunicação em uma organização, seja ela uma agência de cobrança ou uma empresa de roupas, não importa. Eles permitem que você determine onde você está atualmente em relação aos seus objetivos.

Eles informam os líderes de negócios sobre o progresso de sua organização para alcançar os principais objetivos de negócios e são fundamentais para o planejamento operacional.

Essa abordagem simples de como escrever um plano estratégico evita jargões confusos e tem elementos que toda a organização pode entender e apoiar.

Estrutura do planejamento estratégico

Isso funciona bem para uma única equipe, mas o que você faz se quiser implementar um plano estratégico em várias equipes, como uma equipe de recrutamento sob uma equipe de RH?

Dependendo de quanto tempo você deseja investir no planejamento estratégico, existem duas abordagens que você pode adotar.

Opção 1: criar objetivos em cascata alinhados

Essa abordagem envolve simplesmente adicionar objetivos de nível inferior que se vinculam aos seus objetivos de nível superior, assim:

Para cada objetivo de nível inferior, você simplesmente repete a estrutura Objetivo – Projeto – KPI da seguinte forma:

Você pode continuar fazendo isso quantas vezes quiser, mas esteja ciente de que, se você tiver muitas camadas, seu plano estratégico pode ficar bastante confuso.

Além disso, os donos dos objetivos em direção ao ‘fundo’ do plano estão gerenciando coisas que estão muito distantes ‘a jusante’ das áreas de foco às quais estão vinculados.

Isso poderia criar um problema de engajamento com as pessoas lutando para realmente entender como elas contribuem para os níveis mais altos do plano estratégico.

Devido a esses desafios, essa abordagem é mais adequada para organizações menores que precisam apenas adicionar algumas camadas extras de objetivos ao seu plano para chegar ao nível de detalhe desejado.

Opção 2: criou planos estratégicos alinhados/aninhados

Essa abordagem envolve a criação de uma rede de planos estratégicos alinhados para cada equipe dentro de sua organização. Cada plano contém um conjunto de áreas de foco, uma única camada de objetivos, cada um com seu próprio conjunto de projetos e KPIs. Algo assim:

A chave para tornar esse modelo bem-sucedido é garantir que os objetivos de cada um de seus planejamentos estratégicos de nível inferior estejam diretamente vinculados aos objetivos do plano principal.

Isso garante que você mantenha o alinhamento em toda a sua organização, mas ainda permite que você espalhe sua estratégia tão profundamente quanto desejar em um número quase infinito de pessoas.

O outro grande benefício dessa abordagem é que você normalmente verá níveis de engajamento muito mais altos na estratégia em toda a sua organização, pois os proprietários de objetivos poderão ver claramente as ligações entre os objetivos que possuem e as áreas de foco de seus ‘mais próximos’ plano estratégico.

Um planejamento estratégico oferece um foco de negócios, direção e ação para ajudar o negócio a crescer do ponto em que reside atualmente para uma maior participação de mercado no futuro. Um plano de negócios, por outro lado, é mais focado em oferecer uma estrutura para capturar e implementar ideias que definem inicialmente um negócio.

Com um planejamento estratégico, os recursos existentes são priorizados para aumentar a receita e o retorno do investimento. O plano de negócios é diferente no sentido de buscar financiamento para um empreendimento que ainda não existe.

Onde um plano estratégico está construindo uma vantagem competitiva sustentável no futuro, um plano de negócios é projetado para aproveitar uma oportunidade de negócios atual.

Assim, um plano estratégico é comunicar a direção para as equipes e partes interessadas, a fim de atingir os objetivos futuros. Um plano de negócios não é falar com a equipe, que provavelmente é inexistente ou mínima neste momento. Está falando com bancos e outros financiadores.

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