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Blog / Dicas de Gestão
4 de julho de 2022

Venda consignada: Como ter uma gestão de cobrança eficiente

Nem todas as empresas vendem novos produtos. Na verdade, nem todas as empresas vendem seus próprios produtos! Um exemplo de negócio que funciona assim é uma loja de consignação. Lojas de consignação são como vitrines padrão. No entanto, sua mercadoria é adquirida de uma maneira diferente. Você está olhando para começar um pequeno negócio? 

A consignação é um modelo de negócios no qual uma empresa, também chamada de consignatário, concorda em pagar a um vendedor ou consignatário pela mercadoria após a venda do item, quer seja física ou através de vendas digitais. As empresas de consignação são tipicamente lojas de varejo especializadas em um tipo específico de produto de consumo.

Conforme vimos anteriormente, os 5 grandes erros em gestão  podem comprometer seu planejamento de vendas.

Venda consignada: Como ter uma gestão de cobrança eficiente

A empresa aceita itens para venda e concorda em pagar ao vendedor uma porcentagem do produto se e quando as mercadorias forem vendidas.

Cada varejista determina seu próprio acordo de preços, mas a divisão típica entre a empresa e o vendedor individual varia de 50/50 a 40/60 ou 60/40. Quem recebe a maior parte dos lucros geralmente depende de quão estabelecida e bem-sucedida é a loja.

Os produtos comuns vendidos por meio de consignação ou lojas de segunda mão incluem:

  • Confecções;
  • Sapato;
  • Equipamentos e equipamentos esportivos;
  • Móveis e acessórios para bebês;
  • Antiguidades e colecionáveis;
  • Mobiliário;
  • Brinquedos;
  • Instrumentos musicais.

Existe uma infinidade de produtos que poderão ser vendidos através dessa ferramenta de consignação mesmo produtos de produção de larga escala como produtos  exclusivos ou customizados. Além disso, descubra como encontrar o ponto de equilíbrio na gestão da sua empresa.

O que é venda consignada?

As vendas consignadas são um pouco diferentes das vendas regulares no varejo. Uma venda de varejo padrão consiste em uma empresa que vende um produto e embolsa todo o dinheiro obtido com a transação. Uma venda em consignação consiste em uma empresa que vende um produto para outra pessoa. 

Eles mantêm e abrigam os produtos em sua vitrine. Então, quando o produto é vendido, a loja fica com uma porcentagem da venda como taxa. O restante do dinheiro é então dado ao terceiro.

Saiba como contratar uma empresa de cobrança.

Como funcionam as vendas consignadas?

Quando se trata de vendas consignadas, há duas partes envolvidas antes das vendas serem feitas. Estes são o expedidor e o destinatário. O expedidor é a pessoa que fornece as mercadorias. O consignatário é a empresa que os vende. Existem alguns tipos de produtos que são consignados com frequência:

Como tal, existem lojas de roupas, galerias de arte e lotes de carros usados ​​que funcionam inteiramente em consignação. Um expedidor deixará os itens com o destinatário. Eles vão concordar com a taxa cobrada pelo destinatário. Em seguida, o destinatário fornecerá um certificado aos expedidores detalhando o contrato.

Vendas consignadas na contabilidade

Ao vender mercadorias em consignação, a empresa não precisa registrar um lançamento contábil manual quando as mercadorias são recebidas. Na verdade, nenhum lançamento no diário é registrado até que as mercadorias sejam vendidas. Nesse momento, as receitas e despesas são registradas. A transação produz dinheiro para o negócio, mas o negócio então tem que fornecer dinheiro ao expedidor.

Estratégias de Vendas para produtos consignados

Para que isso seja um sucesso, você deve se esforçar em suas comunicações com o destinatário e, acima de tudo, mostrar que está lidando e antecipando suas necessidades de estoque de maneira oportuna e eficiente. Neste post, daremos algumas dicas de como gerenciar o relacionamento com profissionalismo.

Lembre-se de que muitos relacionamentos no atacado começam em consignação, portanto, se isso for uma possibilidade e você estiver visando isso, deverá ser especialmente atento e reativo.

É perfeitamente normal entrar em contato informal com a loja ocasionalmente apenas para ver como as coisas estão indo. Muitas vezes, as planilhas de estoque não contam toda a história sobre suas vendas e é uma ótima oportunidade para obter algum feedback geral sobre como as vendas estão indo e como os clientes estão interagindo com seus produtos.

Esteja atento aos feriados e épocas movimentadas do ano que podem levar a mais vendas e esteja pronto com mais estoque, se necessário. Certifique-se de ter registros de estoque completos para que você esteja completamente ciente de onde seu estoque está atualmente e quanto está disponível para venda.

Ao reabastecer, certifique-se de sempre incluir uma lista de inventário ao deixar suas mercadorias. Um e-mail rápido para dar a eles uma ideia de quando esperar seu estoque geralmente é muito apreciado, pois eles podem planejar isso.

Certifique-se de ser alerta ao pegar itens antigos. Certifique-se de estar ciente de seus itens sazonais (por exemplo, cachecóis) e esteja pronto para levá-los de volta quando a temporada terminar – esses itens geralmente podem ser bastante volumosos e ocupar um espaço precioso nas prateleiras ou armazenamento.

Saiba quanto tempo seus itens estão no destinatário e sugira a troca de itens que estão na prateleira há algum tempo. Novas peças podem chamar a atenção de clientes regulares que já viram suas peças antigas em exibição.

Certifique-se sempre de verificar se é aceitável trazer novas linhas de produtos para consideração. Novas peças podem potencialmente entrar em conflito com outras linhas de produtos que estão vendendo, ou podem não ter espaço de prateleira para acomodá-las no momento.

Quais as vantagens da venda consignada?

Mas por que as pessoas fariam isso? Com a quantidade de lojas de consignação abertas, existem algumas vantagens distintas para este modelo de negócio. 

Eles existem tanto para os proprietários do negócio quanto para os terceiros que utilizam o negócio. Os clientes também podem aproveitar as vendas em consignação, essa é uma ótima resposta para como vender mais os seus produtos.

As vantagens do modelo de consignação para o empresário são:

  • Não há necessidade de pagar adiantado pelo estoque para vender, pois a maioria das lojas de varejo precisa;
  • Quaisquer produtos que não sejam vendidos podem ser devolvidos aos expedidores ou eliminados;
  • Pode construir uma clientela sólida que retorna regularmente para avaliar a mercadoria em mudança;
  • Os pagamentos podem ser feitos dias ou semanas após a venda do item, melhorando o fluxo de caixa.

Vantagens para Empresários

As empresas de consignação são boas para os proprietários de empresas por vários motivos. Confira-os abaixo:

  • Nenhum dinheiro sendo gasto para adquirir inventário;
  • As mercadorias não vendidas podem ser devolvidas sem nenhum custo (sem perda de dinheiro);
  • As mercadorias não são pagas até serem vendidas.

Vantagens para os expedidores

  • Ao enviar itens para serem vendidos em consignação, os expedidores também recebem algumas vantagens;
  • Os custos são economizados no armazenamento de estoque se eles tiverem muito estoque;
  • As listagens não precisam ser criadas para vender itens, economizando tempo;
  • Os expedidores não precisam de uma vitrine de varejo.

Vantagens para os clientes

A maior vantagem para os clientes é o preço de venda das mercadorias. As mercadorias consignadas costumam ser vendidas a preços mais acessíveis. Quando confrontados com a compra de um novo item ou um item consignado, eles geralmente escolhem o item consignado. A maioria dos consumidores procura evitar um preço de venda no varejo quando pode,

Desvantagens das vendas consignadas

Sabemos que as vendas consignadas possuem um modelo de negócio extremamente lucrativo para aqueles que colocam seus produtos  nessa modalidade de venda, porém estaremos aqui algumas vantagens apenas para que você que pretende colocar seus produtos em consignação tenha a noção de todos os detalhes que envolvem esse tipo de comercialização.

As desvantagens para o expedidor são:

  • Recebe menos receita do que vender diretamente aos usuários finais (o uso de um consignatário reduz a quantidade de receita obtida)
  • O risco e a propriedade são retidos e quaisquer mercadorias não vendidas são devolvidas sem custo ao destinatário
  • As mercadorias em consignação podem não receber promoção ou visibilidade suficiente pelos destinatários

As desvantagens para o destinatário são:

Custos de manutenção de estoque se um grande número de mercadorias não for vendido

Potencial dificuldade no gerenciamento de estoque relacionado à remessa

Como ter uma gestão de cobrança eficiente na venda consignada?

Quando o consignatário eventualmente vende as mercadorias consignadas, ele paga ao consignante um valor de venda pré-estabelecido. O expedidor registra esse valor pré-estabelecido com um débito em dinheiro e um crédito nas vendas. 

Ele também elimina a quantidade relacionada de estoque de seus registros com um débito no custo das mercadorias vendidas e um crédito no estoque. Um lucro ou perda na transação de venda surgirá dessas duas entradas.

Dependendo do acordo com o destinatário, o expedidor pode pagar uma comissão ao destinatário pela realização da venda. Em caso afirmativo, trata-se de um débito em despesas de comissão e um crédito em contas a pagar .

Do ponto de vista do consignatário, uma transação de venda aciona um pagamento ao consignante pelas mercadorias consignadas que foram vendidas. Haverá também uma operação de venda para registrar a venda de mercadorias para terceiros, que é um débito em dinheiro ou contas a receber e um crédito nas vendas.

Como a venda consignada pode melhorar a inadimplência?

Vimos aqui algumas técnicas de abordagem contra a inadimplência. Mas as vendas em consignação também são extremamente interessantes para aqueles que desejam colocar os seus produtos nessa modalidade de vendas, principalmente pelo fato de que seus produtos já estarão negociados com os vendedores, logo, eles é que terão responsabilidade sobre questão de cobrança, seus produtos já foram, teoricamente, repassadas aos destinatários que tratam da cobrança com o cliente final.

Em relação a inadimplência dos vendedores esta não poderá ocorrer dado que os produtos estarão no consignado através de um contrato assinado com os vendedores. claro que se for necessário você sempre pode contar com uma agência de cobrança, uma empresa de cobrança, não somente regularizar pagamentos em haver, como auxiliá-lo em seus contratos para que as vendas em consignação sejam as melhores oportunidades possíveis.

 

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