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Blog / Cobrança Fácil
7 de junho de 2022

15 Modelos de Mensagem de cobrança eficazes para Clientes

As mensagens de cobrança bem sucedidas tornaram-se um padrão do setor que, quando não chegam, nos sentimos excluídos. Todos os setores esperam receber alguma comunicação sobre pagamentos bem sucedidos. Vimos aqui, se vale a pena ou não contratar uma empresa para isso.

Normalmente, essas mensagens de pagamento bem sucedidas estão sendo enviadas por e-mail. No entanto, profissionais de marketing e empresários, em geral, estão analisando o SMS. É provável que as mensagens de cobrança por WhatsApp sejam pelo menos tão eficazes quanto os e-mails, se não mais eficazes.

Com que frequência seus clientes têm um pagamento pendente ou pagam suas faturas com atraso? Ou se você é um contador ou contador, com que frequência seus clientes são pagos com atraso por seus clientes?

Uma pesquisa feita em Pequenas Empresas descobriu que, em alguns lugares do mundo existem 50.000 falhas de pequenas empresas com a inadimplência, que poderiam ser evitadas a cada ano, eliminando os atrasos de pagamento.

O que é uma mensagem de cobrança?

Uma mensagem de cobrança é quando uma pessoa física ou jurídica envia dados de cobrança para uma pessoa ou empresa que está em débitos com seus pagamentos sobre determinados produtos e serviços e saber exemplos de mensagem de cobrança pode te ajudar muito.

Quais são os tipos de mensagem de cobrança? 

Existem diversos tipos de mensagens de cobrança, sendo determinante o local em que você precisa realizar a cobrança, as mais comuns incluem:

  • Cobrança de serviços prestados
  • Cobrança de produtos comprados
  • Cobrança de mensalidade escolar
  • Cobrança de fatura de cartão
  • Cobrança para amigos
  • Cobrança para empresas
  • Cobrança para condomínios etc. 

Para aqueles momentos em que você ou seus clientes têm clientes mal pagos que são um pesadelo para receber o pagamento, reunimos os modelos de e-mail de práticas recomendadas a serem usados ​​e o cronograma de envio a seguir, abaixo.

Perseguindo os maus pagadores

A definição do que é considerado um ‘mau pagador’ é algo que pode variar drasticamente dependendo de quem você perguntar. 

Se as faturas dos clientes estiverem regularmente atrasadas, pode valer a pena distinguir os maus pagadores e contratar uma empresa de cobrança. Como os acompanhamentos podem ser ajustados de acordo com cada grupo, para maximizar sua chance de pagamentos imediatos.

O resumo é: a maioria dos clientes que pagam mal são simplesmente aqueles que construíram uma reputação de pagar após a data de vencimento da fatura. Se você já esperava que um cliente perdesse a data de vencimento de uma fatura, esse é um exemplo clássico de um mau pagador.

Em geral, perseguir maus pagadores por e-mail exige mais foco na firmeza e especificidade, eliminando a casualidade e as gentilezas (sem ser rude, é claro). Você também deseja manter o controle dos maus pagadores com mais frequência do que outros clientes.

Neste artigo, vamos passar por todas as perguntas mais usadas  “por que”, “o quê” e “como”. Além disso, forneceremos muitos exemplos que podem ser aplicados às suas próprias mensagens SMS que confirmam que o pagamento foi bem-sucedido, um escritório de cobrança também pode te ajudar na cobrança dos débitos com seus clientes e pode em muitas vezes ser essencial. 

Por que enviar mensagens de “Pagamento bem-sucedido”

Muitos profissionais de marketing responderam a essa pergunta com um encolher de ombros ou dizendo que é uma prática recomendada. No entanto, não é aí que a história termina. Como a prática está em jogo há tanto tempo, existem inúmeras razões para mantê-la.

Naturalmente, as verificações de pagamento foram implementadas como medida legal. Agora é uma verificação antifraude padrão que é usada para evitar possíveis problemas com pagamentos. Além disso, serve como documento legal para os casos em que a comprovação de pagamentos pode ser necessária.

Por outro lado, é simplesmente uma boa experiência do usuário. Por exemplo, enviar uma mensagem de agradecimento pelo pagamento recebido por SMS aos clientes é uma ótima maneira de garantir que tudo tenha passado e que o restante da transação seja deixado para o negócio.

Na verdade, mensagens de pagamento bem sucedidas se tornaram uma parte tão importante de nossas vidas diárias que não fazê-lo provavelmente terminaria em confusão. Não há realmente nenhuma boa razão para não enviar essas mensagens.

No entanto, as diferenças estão nos métodos adotados. A maioria das empresas prefere e-mails como o canal para mensagens de pagamento bem sucedidas. Seu benefício é que eles podem incluir tanta informação quanto necessário. No entanto, há uma oportunidade para mensagens SMS.

Você pode usar mensagens SMS para entregar a mesma coisa, no entanto, como sabemos pelas estatísticas, as taxas de abertura e leitura superam qualquer outro canal de marketing existente.

Mensagem de cobrança para cliente, como fazer?

As mensagens de cobrança extrajudicial precisam ser enviadas seguindo um padrão e utilizando estratégias que realmente fazem com que o devedor pague o débito em atraso. Você pode fazer essas mensagens seguindo os exemplos abaixo.

Conteúdo e exemplos de SMS bem sucedidos de pagamento

É quase impossível não ter visto uma mensagem de verificação de pagamento, pelo menos em um e-mail. São mensagens muito básicas que não têm muito conteúdo nelas e dessa forma é essencial saber como escrever uma mensagem de cobrança educada. No entanto, recomendamos adicionar pelo menos algumas dessas partes: 

  • Uma saudação
  • O nome do destinatário
  • O nome da empresa
  • Quantia paga

Não há realmente muito mais que você precise adicionar a essas mensagens. Especialmente porque a mensagem de agradecimento pelo pagamento recebido as mensagens de confirmação devem ser curtas, doces e diretas.

A maioria dos especialistas recomenda caber em 1 mensagem SMS, que tem 160 caracteres. Incluindo todos os itens acima, você chegará a esse ponto facilmente. Algumas pessoas até se perguntam se a mensagem de cobrança via WhatsApp funciona? E a resposta é sim, desde que você utilize padrões e estratégias em sua cobrança.

No entanto, se você precisar de um pouco mais de empurrão, reunimos algumas mensagens de agradecimento pelos pagamentos recebidos. Tudo o que você precisa fazer é ajustar e torcer um pouco para ajustar o tom e a voz da sua empresa para começar.

  • Ei, [nome]! Obrigado por comprar [produto] na [nome da empresa]! Seu pagamento foi confirmado. Para mais informações: [URL]
  • [Nome da marca]: Olá, gostaríamos de informar que verificamos seu pagamento. Veja o que vem a seguir em [URL].
  • [Nome da marca]: Olá, [nome]. Confirmamos seu pagamento. Obrigado por comprar conosco. Para mais informações: [URL].
  • Olá, [nome]. Obrigado por comprar com [nome da marca]. Seu pagamento de [#] foi verificado.
  • Ei, [nome], é [nome da marca]! Verificamos o pagamento de [#]$! Obrigado por trabalhar conosco. Para mais informações visite [URL].
  • Ei, é [nome da marca]. Esta é uma mensagem de confirmação de que recebemos seu pagamento. Muitas felicidades.
  • [Nome], é [nome da marca]. Confirmamos seu pagamento de [#]. Obrigado por seu patrocínio. Para obter mais informações de faturamento, visite [URL].
  • Olá, é [nome da marca]! Temos o prazer de informar que confirmamos seu pagamento. Obrigada!
  • Olá, [nome]! Esta é uma mensagem de confirmação do seu pagamento. Uma cópia de uma fatura detalhada pode ser encontrada aqui [URL].
  • Ei, é [nome da marca]. Acabamos de receber seu pagamento! Você pode encontrar mais detalhes visitando [URL].
  • Olá, é [nome da marca]. Estamos enviando uma mensagem para informar que seu pagamento foi bem-sucedido. Para mais informações [URL].
  • [Nome da marca]: Esta é uma confirmação de que acabamos de receber seu pagamento online. Obrigado por comprar conosco. Para desativar mais mensagens, envie a mensagem de texto PARAR.
  • [Nome], aqui é [nome da marca] e temos o prazer de informar que seu pagamento para [produto] foi bem-sucedido! Para mais informações: [URL].
  • [Nome], seu pagamento em [nome da marca] foi bem-sucedido. Para mais informações e para a sua fatura, visite [URL].
  • Olá, seu pagamento em [nome da marca] foi bem-sucedido. Enviaremos mais atualizações de status. Para desativar, envie a mensagem STOP.

Todos os exemplos acima podem servir como um bom ponto de partida para o pagamento de mensagens SMS bem sucedidas em qualquer setor. Com alguns ajustes aqui e ali, você poderá configurar um SMS de confirmação de pagamento incrivelmente eficaz em apenas alguns minutos.

No entanto, você precisará de um software que permita configurar mensagens acionadas, ou seja, SMS.

Além disso, para enviar mensagens SMS para alguém legalmente, você precisa receber o consentimento. Isso geralmente é feito por meio de formulários de inscrição que são colocados em todo o seu site.

Existem várias práticas recomendadas para formulários opt-in. Normalmente, eles são incluídos em várias etapas da jornada do comprador (da página inicial até pouco antes de uma venda ser feita).

Além disso, geralmente são assinaturas baseadas em palavras-chave (ou seja, os usuários enviam uma palavra-chave para um número de telefone. Finalmente, geralmente é incluído um código de desconto único que funciona para qualquer pedido para atrair o usuário a se inscrever.

Conclusão sobre mensagens de pagamento bem sucedidas

A configuração de mensagens bem sucedidas de pagamento acionado é parte integrante de qualquer negócio online. No entanto, há uma mudança de mensagens baseadas em e-mail para SMS. O último é simplesmente muito mais eficaz e simples do que o primeiro.

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