O TPV, ou total de volume de pagamento, é fundamental para a saúde financeira, também conhecida como bem-estar financeiro de sua empresa. Este conceito está se tornando um eixo central para formuladores de políticas e provedores de serviços financeiros preocupados com seu impacto sobre os consumidores. Nos países de alta renda, o conceito foi amplamente explorado e aplicado na última década por agências governamentais, empresas privadas e corporações, organizações sem fins lucrativos.
Recentemente, o conceito de saúde financeira vem sendo adaptado em países de média e baixa renda. Exploraremos as descobertas da força-tarefa: primeiro, sobre a relevância da saúde financeira para os formuladores de políticas; segundo, sobre os desafios de medir a saúde financeira; terceiro, sobre o papel do setor privado; e quarto, um olhar especial sobre a saúde financeira e a proteção do consumidor.
Lembrando que vimos aqui algumas medidas para recuperar a saúde financeira da sua empresa, cobrando dívidas de devedores.
O que é saúde financeira?
Uma das primeiras tarefas do grupo foi estabelecer uma definição consensual que pudesse ser amplamente utilizada. De fato, foi identificada a necessidade de clareza e entendimento comum do conceito de saúde financeira. Saúde financeira ou bem-estar é a medida em que uma pessoa ou família pode gerenciar suas obrigações financeiras atuais sem problemas e se sentir confiante sobre seu futuro financeiro.
Além disso, a definição esclarece que quatro elementos definem a saúde financeira: finanças harmoniosas do dia-a-dia, resiliência, capacidade de perseguir objetivos de longo prazo e confiança (sentir-se seguro e no controle de suas finanças).
A gestão financeira de um negócio depende de uma série de fatores para se manter estável, desde fluxo de caixa, clientes fiéis, fim da inadimplência, entre outros detalhes como os orçamentos empresariais que mantêm o fluxo financeiro da empresa.
Hoje em dia a tecnologia é uma ferramenta importantíssima para que as empresas possam evoluir cada dia mais.
Porém, como já dizia aquela frase: potência não é nada sem controle, uma empresa forte só pode ser feita com um bom controle de orçamento. Hoje veremos uma ferramenta importantíssima para esse controle, principalmente pensando no orçamento da empresa como um todo, para que possamos acompanhar a evolução de uma empresa.
Precisamos de uma ferramenta que nos ajude a comparar situações, comparar pagamentos e estimar medidas que a empresa possa ter, e quanto, principalmente, quanto de dinheiro entrou e quanto de dinheiro saiu em um determinado período de tempo.
Para que possamos fazer esse tipo de levantamento, hoje apresentaremos a vocês uma ferramenta importantíssima que auxilia aos empresários, quer sejam pequenos empreendedores ou grandes empresas, ou até multinacionais a levantar esses dados.
Volume Total de Pagamentos: O que é TPV e por que ele é crucial para sua empresa?
Se trata do volume total de pagamentos mais conhecido como TPV, hoje falaremos como essa ferramenta é importante para os empreendedores terem noção do status financeiro de sua empresa independente do ramo em que trabalham.
Para aqueles que possuem certo interesse em entrar no mercado financeiro ou já estão no mercado financeiro e desejam se aprofundar ainda mais no conhecimento, existe um indicador não muito conhecido que traz uma relação estritamente direta com transações feitas no Market Share.
Esta sigla resume muitos fatores importantíssimos para a saúde financeira de uma empresa, entender exatamente o que quer dizer essa sigla é extremamente importante para você que deseja desenvolver ainda mais no mercado financeiro ou apenas tenha interesse na sigla, estamos falando da TPV.
O que significa a sigla TPV?
Essa sigla é utilizada principalmente em todos os relatórios de grandes empresas de pagamentos: Bancos, operadores de cartões e adquirentes. A sigla engloba uma série de informações e é extremamente importante para que essas empresas possam fazer indicações e preencher seus relatórios.
O TPV é um índice que não é tão explorado por acaba ficando apenas nos bastidores do setor financeiro espaço apesar de ser extremamente importante para a saúde financeira de uma empresa ela não é algo fácil de ser utilizado em relatórios mas é extremamente útil em ser aplicada no segmento em qualquer segmento de mercado
Qual a importância do indicador TPV?
Precisamos entender exatamente o que quer dizer essa sigla para que possamos explanar a respeito de sua funcionalidade total, em português quer dizer volume total de pagamentos, e é exatamente isso: o valor total de transações feitas através de todos os meios de pagamentos disponíveis que uma empresa pode receber, como cartões, gateways, adquirentes e outros meios intermediários.
Aqui no nosso país este índice também recebe outros nomes, como volume de pagamentos processados, e total de volume de pagamento, total de pagamentos processados, volume financeiro de pagamentos processados.
A importância do indicador TPV: Antes que possamos entender a sua importância, precisamos entender que o total payment volume ou TPV depende muito do tamanho do mercado no qual é aplicado, ou seja, depende de uma série de informações e onde ele está sendo utilizado.
Qual o segmento está sendo utilizado, isso se deve ao fato de que o valor do TPV têm papéis diferentes para cada um dos segmentos onde é aplicado, mas em nenhum dos mercados onde ele é aplicado, esse indicador deixa de ter sua importância.
O TPV é uma espécie de métrica extremamente utilizada por várias fintechs, já isso porque os seus produtos estão diretamente ligados com transações financeiras, esse índice é amplamente utilizado devido ao fato de seus produtos não estarem diretamente ligados a meios de pagamentos.
Como no caso de algumas operadoras de cartões de crédito, fintechs, bancos e outras instituições financeiras. Parando para analisar empresas de outros setores é possível perceber diferentes situações e critérios que identificam a participação.
No mercado existem uma série de critérios, e cabe apenas a você fazer a definição de qual se enquadra melhor a sua empresa. Um bom exemplo é um indicador das marcas mais lembradas, o número de assinantes ou clientes pagantes, também é outro critério que utiliza o TPV como base.
Como usar o TPV de forma eficiente na sua empresa?
Apesar deste indicador ser amplamente utilizado hoje em dia, apenas pelas fintechs, ele também poderá ser utilizado na sua empresa pensando em um modelo de negócio diferente, mas como você pode fazer isso?
Aqui estão algumas dicas que poderão ajudar a colocar em prática na sua empresa ou através de um software e obter o máximo de aproveitamento que esse indicador TPV poderá lhe oferecer.
Você vai precisar de uma meta: pensando nas metas de faturamento, nos números de suas vendas e outros indicadores que a sua empresa já utiliza, pensando em todos esses dados de períodos já passados você poderá estipular metas para aplicar o TPV, ele é apenas um indicador e precisa que a análise deste indicador seja feita utilizando outras métricas, por exemplo CAC, MRR e LTV.
Caso você utilize o TPV, ignorando outras importantes métricas seus valores poderão não significar absolutamente nada e além disso a sua conferência de caixa poderá ficar irregular, uma maneira prática de fidelizar os seus clientes a partir do momento que se estabelece uma meta, envolvendo aumentos em suas vendas, assinatura de contrato ou vendas diretas.
Você precisará levar em conta que seus clientes serão fidelizados, e ter clientes fiéis fazendo compras recorrentes é extremamente interessante para promover o seu negócio e convencer mais e mais pessoas de que vale a pena investir o dinheiro no produto da sua empresa.
Mantenha suas taxas de cancelamento baixas e fidelizar mais e mais clientes é extremamente importante para todas as empresas, porém, algo também importante é manter taxas de cancelamento mais baixas, pensando no caso de assinaturas.
Para o contrato o pós-venda é mais do que essencial, principalmente com melhorias contínuas nos produtos ou nos serviços. Você precisará considerar o feedback dos seus usuários e assinantes para que seu produto evolua cada vez mais.
O que é o TPV de cartão de crédito?
O tpv de cartão de crédito nada mais é do que o levantamento das faturas de um determinado fluxo. O fluxo de um cartão de crédito, de valores que entraram, pagamentos, faturas, valores que saíram, e todas as informações de um determinado cartão.
Se você é um empresário, você precisa saber quanto de dinheiro recebeu devido aos pagamentos feitos com cartão de crédito, ou se você é um cliente final também precisa saber quanto gastou em um determinado fornecedor com cartão de crédito, assim você poderá manter a saúde financeira o mais estável possível.
Qual a diferença entre TVP e TPN?
Anteriormente, detalhemos a TEF. Agora, é a vez da TPV e TPN. Essas duas siglas apesar de falarem do mesmo tipo de informação, observam números de uma empresa de maneiras diferentes. Vamos as siglas para que possamos entender o que cada uma quer dizer:
TPN é relacionado a valor total transnacional, ou seja, referente ao valor de transações de uma empresa. Já o TPV como nós vimos é o volume total de pagamento e não todo o dinheiro que foi movimentado, e sim, todo o dinheiro ou todos os valores que entraram e saíram. Às vezes algumas informações que constam no TPV não são informações que constam no TPN.
Como pudemos acompanhar, o TPV o volume total de pagamentos em português ajuda na gestão financeira de uma empresa de várias formas, quer seja no volume faturado, no dinheiro transacionado, durante um determinado período de tempo e levantamento de lucro bruto e lucro líquido de uma empresa.
O TPV nada mais é do que um balanço geral da empresa, em um determinado período de tempo, seja de quanto dinheiro entrou, quanto dinheiro saiu, quanto dinheiro foi investido e quanto dinheiro ainda permanece na empresa para que você possa ter essas informações corretas, o uso dessa ferramenta o TPV é providencial.
Aqui na Pague Direto, utilizamos todas as ferramentas possíveis para que sua empresa nunca fique na mão sem saber o que acontece com o seu dinheiro. quer seja cobrando inadimplentes, levantando balanços
Veja também como fazer uma gestão eficiente de clientes inadimplentes.