Antes de saber como fazer uma consulta de protesto, vamos entender como isso está relacionado ao universo financeiro de empresas e clientes. No mundo que vivemos hoje, uma das principais certezas da vida é que teremos que lidar com negociações financeiras, de todos os tipos. Desde o mínimo, como ir à padaria comprar pães e frios, até contratos multimilionários entre empresas. Negociações financeiras são a base de nossa sociedade e foi um dos fatores que nos fizeram evoluir como seres humanos, nos baseando em trocas de produtos e serviços.

Focando em nosso dia-a-dia, vemos como a saúde financeira de nossas empresas depende de certos cuidados, nossas finanças, quer sejam pessoais ou em uma gestão de empresas, precisam contar com certas ferramentas para diagnósticos, e hoje falaremos de uma das principais no ramo empresarial: a consulta de protestos.

Como realizar a consulta de protestos de clientes da sua empresa?

Uma das muitas dúvidas que ronda a saúde financeira de uma empresa, pessoa jurídica ou do setor administrativo de um empreendimento, é justamente sobre novos clientes e parceiros, e possivelmente dar de cara com a Inadimplência dos mesmos, graças a nossas legislações atuais, temos ferramentas que facilitam a filtragem desses novos negócios: os protestos.

Mas você precisa saber exatamente o que significa uma pessoa ou empresa ter seu nome protestado nos cartórios do país certo? Com certeza você já ouviu esse termo, mas poucas pessoas sabem explicar e entender exatamente do que se trata. 

Para que possamos entender como realizar a consulta de protestos de clientes da sua empresa, precisaremos entender antes de mais nada o que é um protesto e o que são os protestos de clientes, e entendermos como eles afetam a contabilidade de sua empresa.

Iremos ver também como fazer esse tipo de pesquisa e quando devemos fazer esse tipo de consulta, o quão importante a consulta de protestos é para a sua empresa e se esse tipo de consulta realmente irá te proteger, ou ao menos ajudar a evitar possíveis inadimplências.

Vamos juntos entender todos esses detalhes sobre consulta a protestos de clientes e você, com certeza, irá entender do que estamos falando, partindo do início vamos entender oque é um protesto.

O que é Protesto?

Protestos em cartório são feitos em decorrência de uma dívida, quando uma transação financeira fica com inadimplência, o credor tem o direito, garantido por lei, de entrar com uma ação de protesto da dívida em um cartório de sua cidade, caso a dívida não seja paga até seu vencimento. O protesto oficializa o não cumprimento de um pagamento por parte de um devedor.  

Esse protesto permite ao credor a comprovação formal da existência do débito em seu favor, permitindo a solicitação das cobranças viabilizando a resolução da questão o mais rápido possível.

O credor terá que comparecer ao cartório e apresentar documentos que comprovem a dívida, que poderá ser algo como um cheque sendo devolvido, um aluguel não pago, um boleto ignorado, um contrato de prestação de serviço não cumprido ou mesmo uma sentença judicial, entre inúmeros títulos diferentes. 

Logo após preencher os formulários devidos, o cartório irá intimar, extrajudicialmente o devedor, essa intimação poderá ser executada de maneira pessoal, através de um aviso de recebimento ou através da publicação de um edital.

Assim que receber a notificação, o devedor precisará efetuar o pagamento desta dívida integralmente com os devidos acréscimos, juros, e possíveis multas moratórias, obedecendo os prazos estipulados através da intimação, que geralmente ocorrem em torno de dois a três dias úteis.

Se mesmo assim, o devedor não efetuar o pagamento total do valor devido dentro dos prazos estipulados através do protesto, restará ao cartório repassar as informações referentes à dívida para o órgão de proteção ao crédito que dará início ao processo de negativação do nome do devedor. 

Antes de fazer a consulta de protesto, saiba quando realizar um Protesto ?

Na verdade não existe um prazo estipulado como mínimo para efetuar o protesto de uma dívida, você poderá efetuar o protesto logo após o vencimento do pagamento não efetuado pela parte devedora, sua empresa já tem todo o direito de apresentar os títulos no cartório de  sua cidade e dar entrada no protesto.

Claramente, sabemos que nenhuma empresa irá tomar essa postura, e se o fizer poderá estar prejudicando o relacionamento com um cliente antes de entender todos os detalhes da situação. O preferível nessa situação de débito em atraso, seria esperar entre um e três meses antes de valer-se do protesto extrajudicial.

Durante esse intervalo, todas as tentativas de mediação deverão ser feitas com o intuito de realizar uma cobrança o mais amigável possível com o cliente de sua empresa, a fim de sanar a dívida sem necessidade de recorrer a meios legais.

Apenas após o contato com o cliente originário da inadimplência e buscar compreender os motivos e ofertar acordos e negociação de dívida com o cliente, caso essas ofertas não finalizem o débito positivamente, a empresa terá base na lei para dar sequência aos devidos trâmites para o protesto ser efetivado.

Por que é importante realizar a consulta de protestos de clientes?

Para que uma empresa possa pensar em conceder crédito a um cliente, deve-se tomar todo o cuidado. para a infelicidade dos empresários brasileiros, nosso país continua passando por um momento complicado, economicamente falando, os números referentes a inadimplências nunca esteve tão alto.

Mas mesmo estando com o mercado passando por essa crise, ainda é possível para os empresários se levantarem com idéias de sucesso. Porém, para isso deverão seguir a cartilha de cuidados à risca, especialmente em se tratando de crédito para clientes e vendas parceladas via crediário ou utilizando financiamentos próprios.  

Os esforços para efetuar as consultas de protestos são ínfimos quando são comparados aos benefícios desta prática. Normalmente, os empresários irão garantir uma segurança muito maior e minimizar os riscos da inadimplência.

É claro que os protestos não são 100% efetivos se o empresário pensar que um cliente sem protestos pode acabar se tornando um devedor futuramente. Porém, as chances de isso acontecer com um cliente que já possui algum protesto ou restrições são muito maiores, certo? 

O protesto combate a inadimplência?

Os protestos são uma fórmula extrajudicial, uma ferramenta a mais para resolver conflitos. Logo, os protestos de dívidas são sim uma maneira extremamente eficiente de combate a inadimplência, protestos são fundamentais na resolução de pequenos débitos atrasados e não existem outras ferramentas que se comparem com essa maneira de recuperar o crédito.

Se sua empresa tem débitos pequenos em haver, é importante que sejam realizados os protestos desses débitos para, posteriormente, estabelecer um fluxo para os débitos que não foram pagos e fazer o encaminhamento para as devidas execuções fiscais.

Hoje em dia, os protestos podem funcionar 100% online, um cheque poderá ser digitalizado e enviado para protesto no cartório, para que seja tramitado todo por meio digital, permitindo o acompanhamento das instituições financeiras, e até uma agência de cobrança, de todas as etapas da distribuição do protesto.

Como realizar a consulta de protesto em cartório?

Para realizar esse tipo de consulta você precisará apenas do número de CPF do cliente, simples não? Vamos ver como fazer essa consulta detalhadamente. Em posse do número de CPF do cliente em questão, basta entrar no portal do SerasaConsumidor, através de uma pesquisa rápida, a empresa obterá através do portal, em caso positivo de protestos, um número de cartório em uma determinada cidade. 

Agora basta pesquisar pelo cartório na internet para encontrar dados como endereço, telefone e possivelmente outros canais de contato. em posse do endereço você deverá ir pessoalmente ao cartório para fazer uma pesquisa mais profunda e obter informações sobre o protesto que consta no nome da pessoa.

O cartório irá fornecer essas informações e sua empresa poderá então decidir como proceder com seu cliente, se fornecerá a ele uma linha de crédito ou avisá-lo das impossibilidades. 

Como e onde posso fazer a consulta de protesto grátis?

O IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil) Alimenta e guarda uma extensa base de dados digitais, que pode ser atualizada e utilizada todos os dias por tabeliães, cartórios ou empresa de cobrança de todo o Brasil para verificar protestos. A base de dados é gratuita e apenas demanda informações simples como o nome completo, o CPF ou o CNPJ da empresa.

Para realizar tal consulta, você deverá acessar o portal do IEPTB através do endereço: www.pesquisaprotesto.com.br, no portal você irá inserir os dados solicitados e pronto! O site ainda oferece pesquisas com filtros, para que você possa limitar as pesquisas por estado, se houverem protestos ativos, o sistema do portal irá informar quais são e em quais cartórios eles estão protestados.

É importante ressaltar que essa consulta é apenas para averiguar a existência, ou não, de protestos referentes ao número ou nome pesquisados, para informações mais detalhadas sobre o protesto, você terá que ir pessoalmente ao cartório onde o protesto se encontra, esta pesquisa tem por prioridade apenas descobrir eventuais títulos de protesto e sua localização nos cartórios do Brasil.

Considerações finais

Agora que você possui essas informações sobre como consultar títulos de protestos dos clientes da sua empresa, você ganha uma nova ferramenta de segurança para manter a saúde financeira da sua empresa, bem como se blindar de possíveis inadimplentes e proceder da maneira correta caso precise protestar um título de cobrança.

Para saber mais sobre como não errar ao contratar uma empresa de cobrança, leia o nosso artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *