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Blog / Cobrança Fácil
29 de março de 2022

Empresa de Cobrança: como não errar na escolha.

Engana-se quem pensa que uma Empresa de Cobrança atua apenas na resolução da inadimplência. São muitas as atribuições que uma agência de cobrança possui.

Entre elas, o planejamento, as ações e estratégias para prevenir a recorrência de clientes inadimplentes. Outro papel importante de uma empresa de cobrança, e que vai muito além da simples gestão das faturas em aberto de uma empresa, é o de gerir relacionamentos de longo prazo com clientes. 

Em princípio, as funções são inúmeras o que muitas vezes demanda um número extenso de profissionais para operacionalizar tudo isso.

Na prática, as funções vão da elaboração de contrato e planejamento da régua de cobrança, recuperação de dívidas e cobrança de inadimplência; Execução de Cobrança Judicial são algumas das atribuições deste importante setor. 

Por consequência, um outro ponto importante que iremos abordar na sequência deste artigo é a necessidade de a Empresa de Cobrança conhecer a fundo as leis que regem o setor, o código de defesa do consumidor e as novas regras da LGPD (lei geral de proteção de dados).

Quanto cobra uma empresa de cobrança?

A forma de remuneração é variável e pode estar atrelada a uma série de fatores, entre eles os resultados almejados por uma organização.

Algumas empresas de cobrança atuam com contrato pré-formato, independente do retorno que trarão para a sua empresa. Já outras, atrelam sua remuneração ao resultado e a performance, como neste caso.

Vamos conferir quais as vantagens de se optar por um, ou outro, modelo de negócios.

Modelo de Remuneração por Resultados

Neste caso, a empresa atrela a sua remuneração ao retorno das negociações de dívidas realizadas pela agência de cobrança.

A grande vantagem é que não será preciso abrir o bolso já de início, podendo haver uma programação de longo prazo – utilizando, inclusive, a verba de resgate dos clientes inadimplentes. 

Sobretudo, este modelo é interessante para todo tipo de empresa – das menores às gigantes da economia. Entretanto, é importante reconhecer se a empresa teria capacidade de atender à demanda de clientes inadimplentes de sua empresa. 

Modelo de remuneração por Contrato

Neste modelo de remuneração por contrato, a empresa de cobrança já inicia com uma previsão de valores a receber.

A vantagem aqui é a previsibilidade que ambas empresas desfrutam durante o processo, já que ambas sabem exatamente o que irão pagar. 

No entanto, o processo em si pode ser custoso para a empresa contratante, já que não há nenhum compromisso com o resultado almejado.

Ou seja, mesmo que a agência de cobrança não traga retornos de dívidas de clientes inadimplentes, a empresa x ou y terá que arcar com os custos operacionais, onerando ainda mais a sua folha.

5 Dicas para não errar ao escolher uma empresa de cobrança 

Escolher uma empresa de cobrança para sua empresa não é nada fácil.

Além da responsabilidade de ter um fornecedor terceirizado, o cliente interno e os inúmeros setores – entre eles a diretoria – pressionam por resultados rápidos – o que nem sempre é possível. 

Diante deste cenário, elencamos algumas dicas para não errar na escolha de uma empresa de cobrança e garantir os resultados almejados pelo board operacional. 

Procure opiniões de terceiros

Sabe aquela velha máxima de “quem indica amigo é?”. Pois então, busque informações sobre a empresa, e clientes que já foram atendidos por ela. 

Procure saber como foi a experiência e se valeu a pena o serviço oferecido. Um outro ponto a ser destacado é quanto foi cobrado por essa empresa de cobrança, assim você terá na manga um valor base para negociar o seu contrato.

Busque o histórico da empresa de cobrança na internet

As redes sociais são um importante termômetro da reputação de uma empresa. Por isso, não deixe de pesquisar nas redes o histórico da empresa. 

O Reclame Aqui é um canal excelente para pesquisa sobre possíveis reclamações de clientes inadimplentes que não foram bem atendidos.

O instagram e linkedin também poderão oferecer um cenário mais preciso sobre o profissionalismo da empresa e se a mesma se apresenta de forma profissional na internet.

Analise o perfil da empresa de cobrança no site

No site oficial de uma empresa de cobrança você encontra a proposta de valor da mesma e quais os segmentos em que ela atua. Contudo, é importante analisar se o seu perfil se encaixa na atuação da empresa. 

Por consequência, outro ponto a ser analisado, não só o que foi dito anteriormente, como também se a empresa de cobrança utiliza ferramentas tecnológicas e inova na abordagem com clientes inadimplentes.

Também não deixe de verificar se a empresa está adequada à nova LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e aos parâmetros jurídicos de atuação.

Escreva os seus objetivos ao contratar uma empresa de cobrança 

Coloque no papel os seus objetivos ao contratar uma empresa de cobrança: metas, previsões, quantos clientes pretendem trazer de volta, qual valor está disposto a pagar e, por fim, qual o prazo de pagamento. 

É importante reunir as “informações que eu quero” confrontadas com o “o serviço que me pode ser oferecido”. Essa equação, muito simples de ser resolvida, pode evitar dor de cabeça.

Agende uma reunião olho no olho 

Por fim, agora que você já tem todas as informações, chegou o momento de agendar uma reunião. Ela pode ser presencial ou online. É importante conhecer os gestores e entender qual a proposta eles podem oferecer para sua empresa. 

Perceba o profissionalismo das pessoas que lhe atendem, se existe comprometimento, um protocolo de atendimento e boa vontade para atender.

A relação entre empresas e agências de cobrança costumam ser longas, para que este casamento tenha um final feliz é preciso esforço de ambas as partes. 

Vale a pena terceirizar a cobrança da sua empresa?

Essa é uma pergunta com múltiplas respostas. Tudo depende! Depende do tamanho da sua empresa, da base de clientes inadimplentes que ela dispõe, dos recursos direcionados a este esforço, da perspectiva operacional e, principalmente, dos resultados ambicionados. 

Atualmente já existem empresas de cobrança que atuam sem remuneração inicial, alienando o seu pagamento ao retorno e o sucesso da negociação de dívidas.

Uma forma muito interessante de reduzir custos com CLT, funcionários, estrutura física e demais encargos que um setor demanda. 

A grande vantagem dessas empresas de cobrança é que se encaixam a vários perfis e tamanhos de negócio, do pequeno comerciante ao maior varejista; síndicos de condomínio; colégios; indústria e uma infinidade de atividades comerciais.  

Neste caso, novamente, é preciso pensar em algumas perspectivas para que os resultados estejam adequados a sua expectativa.

Lembrando que, ao terceirizar, você também estará contando com profissionais capacitados e de alto escalão, focados estritamente na negociação de dívidas com clientes inadimplentes. 

Desta forma, a sua equipe poderá focar no estratégico e em funções mais assertivas.

Como organizar o setor de cobrança de uma empresa?

Se você chegou até aqui, é importante perceber que as possibilidades ao contratar uma empresa de cobrança são inúmeras. Caso você tenha optado por ter um setor próprio de cobrança na sua empresa, saiba que essa é uma tarefa complexa. 

Além de contratar profissionais com larga experiência de mercado, será preciso adequar sua atuação à LGPD e à legislação do setor. É bom saber, as multas e os processos são onerosos para quem não respeita o cliente na hora de recuperar dívidas. 

Além disso, muitos profissionais serão mobilizados para uma função que poderia ser resolvida de forma terceirizada e sem custos adicionais. Caso você, ainda assim, queira criar um setor de cobrança, é importante ter em mente os seguintes cuidados:

Conte com profissionais capacitados

Nem todo profissional do departamento financeiro está apto para fazer cobranças. É importante destinar profissionais capacitados para uma abordagem assertiva com clientes inadimplentes.

Esqueça o jeitinho para resolver 

O jeitinho brasileiro não se encaixa aqui. É preciso equiparar a atuação do setor aos demais núcleos da empresa, com seriedade e parâmetros claros de desempenho.

Tenha apoio jurídico

Busque apoio jurídico e tenha respaldo da atuação com as leis que regem a defesa do consumidor. Por exemplo, as multas podem descontinuar até mesmo a operação da sua empresa. Você não quer correr este risco, quer?

Treine seus profissionais 

Surpreendentemente, a melhor opção é treinar os seus profissionais para prestar apoio a uma empresa de cobrança terceirizada. Desta forma, o seu time terá profissionais capacitados para prestar a melhor assessoria e buscar, juntos, os melhores resultados. 

Com o retorno das dívidas de clientes inadimplentes, certamente este investimento se mostrará melhor a longo prazo.

Resumo de como contratar uma empresa de cobrança

Vimos neste artigo que existem uma infinidade de variáveis ao se contratar uma empresa de cobrança.

É importante ter em mente o que faz uma empresa de cobrança, quanto cobra uma empresa de cobrança, 5 dicas para não errar na escolha e como organizar um setor de cobrança. 

Você não quer colocar a sua base de clientes na mão de amadores, certo? Muito menos ter que arcar com multas pesadas? Então, busque uma agência de cobrança com um sistema sério e que se comprometa em todos os níveis do processo. 

Não deixe para a última hora, nem delegue essa importante função para estagiários.

Esteja seguro de fazer a melhor escolha. Por fim, com o conteúdo abordado, você certamente terá munição para escolher a empresa de cobrança mais adequada para a sua empresa. Lembre sempre que existem empresas com modelo de negócio bem favorável em estabelecer parcerias. 

Confira também o nosso conteúdo sobre cobrança extrajudicial.

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