O crédito para microempresas é uma ótima alternativa para todos os pequenos empreendedores que estão atentos às tendências do mercado financeiro. Afinal, estamos falando de recursos essenciais para micro e pequenas empresas extremamente indispensáveis aos empresários que buscam por melhorias contínuas, visando conquistar sempre o maior número de possíveis clientes para seus empreendimentos.

Se uma pequena empresa não possui condições de quitar possíveis parcelas que possua, serão necessários um bom planejamento e estratégia, para que um microempreendedor possa encontrar uma saída para quitar suas dívidas rapidamente, e nesse quesito um empréstimo se torna uma ótima saída.

Pensando nesse tipo de situação, criamos este artigo justamente para responder toda e qualquer dúvida que você microempreendedor possa ter, sobre como utilizar as mais diversas linhas de crédito e financiamentos para sua microempresa.

Crédito para microempresas: o que você precisa saber?

A grande disputa de mercado pela atenção dos clientes e consumidores, se mostra extremamente desafiadora para todas as empresas, principalmente para as microempresas, independente da situação do mercado.

É extremamente difícil para uma empresa, alcançar uma determinada posição de destaque entre seus concorrentes. Um dos muitos fatores que impedem uma grande parte das empresas de conquistar este sucesso com os clientes.

É justamente a falta de recursos financeiros e de crédito empresarial, logo, investir em tecnologia, em pessoal, em propaganda e marketing, é extremamente vital para que uma empresa apresente seus serviços e produtos, bem como cativar seus possíveis clientes, e os tornar leais a seu empreendimento.

A saber, são poucos os microempreendedores que possuem capital suficiente para criar ou ampliar seus próprios negócios, e pensando no mercado atual, uma linha de crédito, bem como um financiamento, seria extremamente valioso para quase todos os empreendedores, visando possibilitar uma competitividade maior visando seus públicos-alvo.

Infelizmente, ter um bom planejamento profissional e qualificação, ou mesmo um produto excepcional, não é suficiente para colocar as microempresas em destaque, tornando-se crucial para uma microempresa ter recursos financeiros para implementar suas ideias e tornar reais seus projetos, com eficiência e o mais importante, com rentabilidade.

As linhas de crédito para empréstimos voltados para microempresas, são formas que o mercado encontrou de oferecer capital de giro, bem como alavancar os negócios ou mesmo manter as contas em dia, bancos tradicionais, as fintechs, cooperativas e mesmo o governo federal, podem oferecer diversas opções de crédito para os microempreendedores.

Quando recorrer ao crédito para microempresa?

Tirar o projeto de um negócio do papel, na maioria das vezes não depende apenas do esforço e de recursos pessoais dos empreendedores, uma série de fatores, como cenário econômico, muitas vezes exigem buscas por outras alternativas como crédito e aportes financeiros de fontes externas, como uma agência de crédito.

Recorrer às linhas de crédito visando um empréstimo para sua microempresa, está atrelado a uma alternativa para as microempresas que precisam, quer seja de um capital de giro e investimento em uma expansão, ou mesmo em uma abertura, ou em alguns casos quando a empresa está sem um caixa positivo, ou em situações onde os microempresários desejam honrar dívidas e suas folhas de pagamento.

Como solicitar crédito para microempresa?

Hoje em dia no mercado, não é difícil encontrar diversas modalidades de empréstimos e linhas de créditos que podem ser acessadas, solicitadas e contratadas, das mais diversas maneiras, e com uma infinidade de instituições autorizadas que efetuem esse tipo de operação no mercado brasileiro.

Logo, fazer a escolha de qual o melhor empréstimo, bem como a linha de crédito mais acessível para uma micro empresa, deverá levar uma série de aspectos em consideração, tais como os prazos de pagamentos, o que é necessário para o cumprimento dos objetivos, e é claro, o mais importante, as taxas de juros agregadas aos empréstimos, se são atraentes ou não.

Para uma contratação de uma linha de crédito através de um empréstimo, é necessária uma análise de crédito do microempreendedor, ou da micro empresa, por uma série de documentos que deverão ser apresentados a instituição escolhida pelo cliente. Cada uma das instituições existentes, bem como toda e qualquer linha de crédito para os empréstimos, precisarão passar por avaliações dos planos de negócio, bem como a aplicabilidade dos valores solicitados.

Logo, os microempreendedores que desejam solicitar uma linha de crédito para um empréstimo ou um financiamento, precisarão antes de tudo pesquisar quais as instituições poderão lhe oferecer, linhas de crédito Tem como quais ofertas serão mais atrativas para o seu negócio.

Nesta fase de planejamento é extremamente importante estabelecer os valores pretendidos baseados na necessidade de seu empreendimento, essas informações deverão ser devidamente apuradas e estar condizentes com a realidade do empreendimento.

Para que uma linha de crédito para um empréstimo seja uma opção válida, os valores das prestações deverão chegar no máximo a 25% dos valores apurados sobre o lucro líquido esperado da microempresa, logo será necessária uma avaliação dos percentuais de ganhos para os primeiros seis a oito meses subsequentes do empréstimo, para não levarem o empreendimento a uma possível inadimplência bem como sua falência.

Portanto, os microempreendedores deverão contar com as despesas referentes a abertura da empresa, eventuais compras de equipamentos, bem como se for necessário, gastos com pontos comerciais, todos os outros gastos e investimentos referentes ao negócio

Quais os tipos de crédito para microempresa?

O acesso às linhas de crédito são um dos principais desafios para os microempresários que desejam iniciar ou mesmo expandir seus negócios, apesar dos empreendedores brasileiros ainda encontrarem extrema dificuldade para acessar as linhas de crédito, o cenário nacional tem se mostrado extremamente animador.

Existe uma série de iniciativas surgindo visando apoio aos microempresários com o intúito impulsionar os seus negócios, logo para ajudar na escolha das instituições que poderão auxiliar a sua microempresa, selecionamos algumas linhas de crédito mais interessantes e viáveis para microempresas no mercado atual, acompanhe:

Empréstimos com garantias

Nessa linha de crédito, os interessados irão apresentar um bem as instituições financeiras a fim de assegurar os pagamentos das parcelas, dentro as modalidades de crédito mais comuns no mercado, estão os empréstimos com garantia de veículo e os empréstimos com garantia de imóveis.

Financiamentos

Diferentemente dos empréstimos, os financiamentos são créditos cedidos visando uma finalidade específica e previamente definidas em um contrato, estas finalidades podem variar como a compra de um imóvel, de um veículo ou de um equipamento específico.

As condições dos créditos poderão variar conforme os agentes financeiros contratados, essas linhas de crédito poderão financiar de 80 até 100% do valor dos bens que serão adquiridos e os pagamentos poderão variar e chegar até 60 meses.

Créditos com foco no capital de giro

Esta modalidade de crédito visa atender as necessidades de fluxo de caixa das microempresas, tais como pagamentos de salários, pagamentos de fornecedores e até mesmo de aluguéis, diferente dos financiamentos, os créditos que visam o capital de giro não exigem explicações sobre a finalidade dos empréstimos ao serem solicitados.

P2P

A linha de crédito P2P (ou peer to peer) conecta os tomadores de crédito aos investidores através de plataformas digitais, logo é possível para os investidores emprestar os valores diretamente para as empresas, o que significa que as operações não dependem de agentes financeiros, e as verificações dos riscos consistem apenas enxergar os perfis financeiros dos tomadores do empréstimo.

Antecipações de recebíveis

Esta modalidade de empréstimo, costuma ser muito menos burocrática em relação às outras opções do mercado, dado que os empréstimos permitem que as empresas receberão seus lucros de maneira antecipada, utilizadas por empresários que não ainda não possuem capital de giro.

Essa linha de crédito antecipa todos os pagamentos que uma empresa poderá receber, os pagamentos funcionam justamente como uma garantia, que se refletem em juros extremamente baixos, esta modalidade de crédito é uma alternativa de curto prazo, indicada para microempreendedores apenas para cobrir despesas urgentes do empreendimento.

Cooperativas de crédito

Essas cooperativas oferecem produtos de crédito bem semelhantes muitas agências financeiras do mercado, tais como cartões de crédito, empréstimos, visando o capital de giro, financiamentos, entre outros a fim de promover o desenvolvimento da região através dos interesses da própria comunidade.

Para que as microempresas possam garantir acesso a essas linhas de crédito, precisam ser associadas das cooperativas, efetuar a compra de cotas, que costumam ser vendidas na faixa de 100 reais, e também participar das reuniões e assembleias de sócios, bem como de suas decisões.

Crédito BNDES para micro empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como o BNDES, possui uma série de produtos exclusivos voltados para as micro e pequenas empresas, como linhas de crédito exclusivas.

Algumas dessas opções são vinculadas a agentes financeiros credenciados, e podem oferecer limites de crédito máximo de até R$ 500 mil por cliente, com prazos de até 60 meses para pagar e até 2 anos de carência, o BNDES também oferece cartões de crédito exclusivos, voltados para compras de maquinários, veículos e outros bens, que deverão ser utilizados para a produção das empresas.

Cuidados com crédito de microempresa

Existe uma série de cuidados que os microempreendedores precisam ter a fim de avaliar as linhas de crédito antes de efetuarem qualquer contratação, as escolhas por quaisquer modalidades de crédito precisam ser avaliadas com extremo critério, dado ao fato de que os planejamentos deverão ser essenciais para qualquer decisão que possa envolver empréstimos para as microempresas.

Logo, os microempreendedores precisam realizar pesquisas e comparações de taxas, bem como condições de empréstimos entre todos os agentes financeiros que ofereçam produtos como linhas de crédito, que possam ser interessantes aos microempreendedores, justamente para encontrar o melhor produto, que atenda as necessidades do empreendimento.

Caso você ainda possua alguma dúvida em relação a linhas de crédito e como proceder, não deixe de acessar o site da Pague Direto, somos uma empresa de cobrança com a missão de auxiliar todos os microempreendedores que precisem alavancar suas vendas, bem como evoluir seus negócios, acesse já nosso portal e solicite uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *