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18 de outubro de 2022

Essa é a melhor forma de emitir boleto online

O melhor sistema de emissão de boleto online para sua empresa é aquele que possui todas as funcionalidades financeiras de que ela precisa. A chave é automatizar todo o procedimento.

Isso porque ter um sistema para emitir boleto online dá às empresas uma vantagem competitiva. Embora as pequenas empresas e empreendedores geralmente lidem com o dinheiro de forma informal em sua gestão avançada, sistematizar a forma como você cobra, eleva o nível de profissionalismo.

As empresas com cobrança sistemática podem receber e organizar as finanças com mais facilidade, seja por cheques, cartões, boletos online ou outras formas de pagamento.

Ter uma plataforma para gerenciar os recebimentos tornará o dia a dia muito mais prático, sendo a melhor forma de como emitir boleto online para sua empresa e é sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos.

O que é um sistema de cobrança?

Um sistema de cobrança é uma plataforma projetada para organizar e gerenciar os processos de cobrança e pagamento de uma empresa, incluindo a emissão de boletos online.

É uma solução que visa melhorar o fluxo de caixa e agilizar os processos de cobrança, além de torná-los mais seguros e eficientes.

A ferramenta eleva o processo de gestão de emissão de boletos, automatizando, modernizando e sistematizando-o.

Além disso, a administração pode ter uma visão de 360 ​​graus da empresa, determinando o que é lucrativo, o que precisa de suporte e como organizar melhor as finanças da empresa.

É por isso que a adoção de um sistema de cobrança é recomendado para todos os tipos de empresas!

O que é um sistema de emissão de boleto online?

Um sistema de cobrança recorrente é um tipo de modelo de plataforma. É ideal para empresas que oferecem serviços com algum tipo de assinatura e/ou periodicidade.

Por quê? Nós vamos explicar!

Recorrente descreve a emissão de boleto online que é feito automaticamente quando uma empresa oferece um produto ou serviço com uma assinatura. Pode ser uma solução de manutenção mensal de equipamentos, por exemplo, ou qualquer um dos vários serviços de streaming amplamente conhecidos.

Esse tipo de solução é vantajosa para clientes e empresas e pode fazer uma grande diferença na fidelização, previsão de receita e até manutenção inteligente de estoque.

Como gerenciar a emissão de boleto online com eficiência

Oferecer cobrança recorrente de serviços e produtos exige uma administração cuidadosa do pagamento. Isso permite que sua organização sustente uma receita sólida e reduza as taxas de inadimplência. Alguns aspectos importantes devem ser considerados para tornar o gerenciamento de pagamentos recorrentes mais eficiente:

Defina metas: sua empresa deve estabelecer KPIs para avaliar o status do emissão de boletos recorrente. Os KPIs podem medir inadimplência, receita mensal e até mesmo taxas de rotatividade de clientes.

Tenha uma política de cobrança para clientes em atraso: mesmo com lembretes, alguns clientes deixarão de pagar. Por isso, sua empresa deve definir um plano de ação que inclua estratégias de cobrança e até mesmo um prazo para entrar com as ações judiciais para receber o que é devido.

Use software de cobrança: um sistema inteligente é essencial para monitorar e gerenciar contratos. Uma plataforma de tecnologia pode identificar clientes que devem e exibir todo o seu histórico, o que auxilia na tomada de decisão.

O que é um gateway de pagamento?

Um gateway de pagamento é um sistema que atua como intermediário entre a loja e o cliente. Funciona assim: um cliente compra um produto e insere suas informações de cartão de crédito em um portal de pagamento. O gateway se comunicará com a empresa operadora do cliente, processará a transação e liberará os fundos (ou não).

Um gateway funciona de forma semelhante a um terminal de cartão de crédito, conectando empresas a diferentes adquirentes. Tudo acontece em uma fração de segundo, mas a empresa e o comprador estão completamente seguros.

O que é um adquirente?

Já que mencionamos os adquirentes, vale a pena explicar um pouco mais sobre eles. Adquirentes são empresas que liquidam transações financeiras.

Eles se comunicarão com os emissores de cartões usados ​​pelos clientes e com os bancos para que as compras possam ser processadas. Após a aprovação, o adquirente recebe o dinheiro da compra e o transfere para a loja nos prazos previamente estabelecidos.

Principais formas de boleto online

Quando se trata de sistemas de pagamento, as empresas devem estar atentas à evolução do mercado e oferecer aos consumidores a possibilidade de pagar de diferentes formas.

Cartão de Crédito / Débito

Às vezes conhecido como dinheiro de plástico, os cartões de crédito e débito são uma das formas de pagamento mais usadas em todo o mundo.

Eles são práticos e seguros para uso em estabelecimentos físicos e online e, muitas vezes, permitem o pagamento parcelado.

No entanto, é preciso ficar atento às taxas, pois elas podem ter um impacto substancial nos custos da empresa e no produto final.

Boletos online

Os boletos online são uma boa alternativa porque têm menos taxas do que os cartões de crédito. Além disso, mesmo os clientes que não possuem cartão de crédito podem efetuar um pagamento.

Dinheiro

Aceitar dinheiro é simples e tradicional. Com este meio de pagamento, nem o cliente nem a loja pagam taxas e os fundos são recebidos ao mesmo tempo.

Este formulário, no entanto, não pode ser o único disponível para os clientes. Afinal, carregar dinheiro na carteira não é exatamente seguro. Em casos de violência urbana, como assaltos, o consumidor pode perder as contas, e a loja pode sofrer prejuízos.

Por que você deve ter um sistema de cobrança?

Se você ainda não tem um sistema de cobrança, leia estes sete motivos para escolher uma plataforma para sua empresa.

Cadastro de clientes: uma plataforma de cobrança captura e armazena os dados cadastrais de clientes com total segurança. Esta é uma forma organizada de manter o banco de dados sempre atualizado, além de emitir comprovantes de pagamento com informações corretas.

Integração com instituições bancárias: os melhores sistemas de cobrança também são integrados com instituições bancárias e administradoras, para que a gestão financeira possa ser feita em um único lugar.

Suporte para vários métodos de pagamento: o cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais populares. Mas, além disso, uma plataforma de cobrança deve ser capaz de operar com vários métodos, como boletos bancários, débito, etc.

Praticidade na emissão de boletos bancários e recibos mensais: economize tempo preenchendo automaticamente os dados nos documentos de cobrança. Com o cadastro sempre atualizado, as formas de pagamento podem ser emitidas em segundos.

Dados salvos na nuvem: para facilitar a emissão de boletos no dia a dia, é importante que o sistema esteja localizado na nuvem para que possa ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora.

Por que é fácil emitir boleto online?

Encontrar o sistema de emissão de boletos ideal para sua empresa e automatizar as atividades de cobrança é uma decisão estratégica e benéfica. A solução otimiza o tempo eliminando diversos procedimentos manuais; A médio e longo prazo, significa redução de custos, já que as coletas podem ser feitas eletronicamente.

Os gestores ampliam sua visão estratégica do negócio, com maior previsibilidade de renda mensal. A inadimplência cai, pois as cobranças são feitas automaticamente e os clientes são sempre lembrados das datas de pagamento.

Quais são os riscos de um sistema de emissão de boletos online ineficientes?

No entanto, antes de escolher uma plataforma de emissão de boletos, há algumas coisas a serem consideradas. Se você não souber qual sistema de coleta usar e optar por uma plataforma ineficiente, poderá correr os seguintes riscos:

  • Mais chances de problemas nos processos de cobrança.
  • Menor índice de produtividade.
  • Falta de informações importantes sobre o cliente.
  • Cobrança ineficaz para contas inadimplentes.
  • Falta de dados para basear as decisões.
  • Uma experiência de compra ruim para o consumidor.
  • Perdas financeiras que podem se tornar significativas.

Como você escolher e adotar um sistema de cobrança recorrente?

Uma API de pagamento pode ser usada para integrar um método de recebimento eficaz no site de uma empresa. É vital que a plataforma possa intermediar transações entre pagadores, bancos e emissores de cartões, de forma rápida e segura.

Já discutimos como uma plataforma ineficiente pode prejudicar os resultados de uma empresa. Então, qual sistema de emissão de bilhetes é o melhor? Qual a melhor plataforma para isso? Preste atenção aos seguintes aspectos antes de tomar sua decisão.

Finalização de compra transparente

O sistema deve permitir que as vendas sejam concluídas na página de vendas sem exigir um redirecionamento para outro site. É mais fácil de usar para os clientes e diminui o abandono do carrinho.

Integração com e-commerce e antifraude

O sistema de cobrança deve se integrar facilmente ao e-commerce, além de sistemas que bloqueiam o site contra fraudes, tornando as transações mais seguras.

Dashboards com análise em tempo real

Também é importante que a plataforma gere relatórios de desempenho em tempo real, o que permitirá uma visão sistêmica das finanças.

Diferentes modelos de pagamento

Os clientes devem poder fazer compras únicas, recorrentes ou parceladas por meio do sistema, permitindo que sua empresa atenda a uma variedade de perfis de clientes. Com certeza utilizando todas essas dicas você vai saber exatamente a melhor forma de emitir boleto online na sua empresa.

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