X

Vamos começar?

Sua empresa está procurando por uma solução completa para recuperar dívidas? Com os produtos e serviços da Pague Direto,recuperamos o dinheiro e o seu cliente de volta.

Blog / Dicas de Gestão
25 de janeiro de 2023

Inadimplência: o terror das empresas e dos clientes

Se você trabalha com vendas à prazo e parceladas ou trabalha com algum negócio de recorrência, provavelmente já sentiu na pele as consequências dos atrasos dos pagamentos de seus clientes.

Esse “simples” atraso pode bagunçar todo seu fluxo de caixa! E quanto maior o nível da inadimplência, maior o risco da sua empresa se tornar uma inadimplente.

Mas vamos estabelecer aqui o que é uma inadimplência?

Inadimplência é uma dívida em atraso. “Mas elas não são a mesma coisa?”. Não. Uma dívida é uma parcela. Quando você compra algo e parcela de várias vezes. Logo, você está endividado. Quando uma das parcelas desta dívida atrasa, aí sim você está inadimplente.

Tá bom! Agora que você já entendeu todo esse processo, vamos te dar as dicas que você precisa para evitar e resolver esse problema.

Primeiro, tenha sempre os dados de seus clientes atualizados. Isso vai facilitar a comunicação com ele e será muito importante para os próximos passos. Se sua empresa ainda não faz isso, comece a criar essa cultura o mais rápido possível.

Tenha uma parametrização de seus recebíveis. O que é isso? Crie um sistema de organização com datas e valores.

Hoje, talvez você trabalhe assim:

 

E esse formato pode até ser eficiente se sua intenção for somente conhecer seu cliente e saber quando ele já está inadimplente. Porém, não é a melhor estratégia quando seu intuito é manter seu fluxo de caixa e parceria com o cliente no verde!  

Entenda que para manter uma boa carteira de CLIENTES ADIMPLENTES, você precisa ter mais do que um bom serviço e uma cobrança, você precisa ter RELACIONAMENTO.

 

 

Ter um time treinado para atender e tirar as dúvidas de seus devedores é fundamental. Lembrando que seu cliente pode estar inadimplente por algum motivo delicado ou por algum esquecimento, então, o modelo de cobrança agressiva e constrangedora deve ser evitado. Por isso, ter uma régua interna de cobrança é fundamental.

Entenda como funciona:

Explicar como funciona uma régua de inadimplência
Infográfico régua de inadimplência

Dá um pouco de trabalho, né? Mas esse processo pode ajudar a manter a saúde financeira de sua empresa. Você também pode optar por contratar uma empresa para realizar todo esse processo para você. Aqui, nós cuidamos da sua adimplência até a inadimplência. Também realizamos o protesto de títulos de forma desburocratizada e online. Saiba mais, fale com um de nossos consultores.

Esqueça os antigos métodos
de cobrança. Conheça um novo
jeito de recuperar dívidas
e a confiança do seu cliente.