Para cuidar das finanças do seu negócio, você precisa manter uma boa gestão de capital. É importante saber quanto capital de giro você tem e como circulá-lo no momento certo.
Neste guia, ajudamos você a entender o que é capital de giro e como gerenciá-lo para sempre manter a sua empresa no azul. Caso queira relembrar o artigo sobre linhas de crédito, clique aqui.
O que é capital de giro?
O capital de giro refere-se à diferença entre os ativos de sua empresa (contas a receber, contas a pagar de seus clientes, caixa e estoque de matérias-primas e produtos acabados) e seus passivos (contas a pagar e dívidas).
Esse termo, também conhecido como capital de giro, pode ser facilmente calculado pela aplicação de uma fórmula e auxiliar em seu planejamento financeiro. É um indicador da liquidez e saúde financeira do seu negócio. Também pode afetar a tomada de decisões, os planos de longo prazo e seu potencial para arrecadar fundos por meio de um investidor ou instituição financeira.
Por que o capital de giro é importante?
Muitas empresas falham porque não levam em consideração o capital de giro necessário para administrar, uma vez que a empresa esteja funcionando; isso faz com que o negócio flua ou fique sem fundos disponíveis para operar e o saldo do patrimônio seja perdido.
Esse desequilíbrio patrimonial pode levar ao fechamento de negócios que seriam mais viáveis no longo prazo. O acesso ao crédito é vital para as empresas expandirem ou fortalecerem o capital de giro de que precisam para se sustentar no mercado e crescer.
Qual a melhor forma de calcular o capital de giro?
O capital de giro é calculado a partir dos ativos e passivos atuais no balanço patrimonial de uma empresa. O balanço patrimonial é uma das três principais demonstrações financeiras de todos os negócios, sendo as outras duas, uma demonstração de resultados e uma demonstração de fluxo de caixa. As 2 fórmulas que lhe ensinaremos irão ajudá-lo a verificar quanto dinheiro tem disponível neste momento para o funcionamento do seu negócio.
Fórmula do capital de giro líquido:
Capital de giro líquido operacional = Total do ativo circulante – Total do passivo circulante.
Por exemplo, se você possui uma loja de móveis e deseja saber quanto capital tem disponível este ano, basta subtrair o total de ativos do passivo em ambas as partes do cálculo. Quando o fizer, terá uma ideia melhor do dinheiro que tem disponível para gerir o seu negócio este ano. É suficiente para cumprir todas as suas metas e operações?
Se ao fazer o cálculo sobrar um número positivo, você tem capital suficiente para este ano. Mas, atenção! Se esse número for muito alto, seus clientes podem estar lhe devendo dinheiro ou suas vendas podem estar no nível mais baixo de todos os tempos. Não guarde todo o seu dinheiro, circule-o.
Se você deseja saber o estado de sua saúde financeira no curto prazo:
Índice de capital de giro = Ativo circulante / Passivo circulante.
Essa fórmula, também conhecida como índice de liquidez, compara e fornece os ativos e passivos de um negócio. Ou, quanto dinheiro está entrando e saindo do seu negócio este ano.
Um índice de capital de giro igual ou inferior a 1 pode indicar que sua empresa está lutando para atingir o ponto de equilíbrio, enquanto um índice igual ou superior a 2 indica uma posição financeira forte.
Pense a curto prazo
Inclui apenas ativos e passivos para os próximos 12 meses. Por exemplo, em ativos circulantes, inclua dinheiro em sua conta bancária comercial, contas que você precisa coletar ou estoque vendido.
Na parte do ativo, inclui despesas fixas como salários, impostos ou dívidas recorrentes com fornecedores, para a cobrança de dívidas, uma empresa de cobrança pode ser contratada, pois conta com estratégias eficazes para que seus clientes realizem todos os pagamentos em aberto.
Se você está procurando cálculos mais fáceis para medir o crescimento do seu negócio, leia Como ler o demonstrativo de lucros e perdas do seu negócio?
Entenda as necessidades do seu negócio
Não existe uma fórmula única para entender quanto capital sua empresa precisa em um determinado momento. Mas há quatro indicadores para entender quais são as necessidades de capital do seu negócio neste momento. São eles: seu tipo de negócio, sua sazonalidade, seu ciclo operacional e suas metas de negócios.
Tipo de setor: Alguns setores exigem mais reservas ou capital do que outros. Por exemplo, a indústria de varejo ou manufatura precisa de dinheiro suficiente para ter estoque, matérias-primas ou mercadorias suficientes.
Por outro lado, se você presta serviços em um site, talvez precise apenas investir em um bom plano de marketing para aumentar sua visibilidade online.
A sazonalidade do seu negócio: se o seu negócio é mais ativo durante épocas específicas, você pode ter ciclos de crescimento sazonais. É importante identificar esses momentos para saber quando aumentar ou economizar capital. Você pode precisar de fundos para sustentar seus negócios durante períodos de baixa temporada ou fluxo de caixa para aumentar a produtividade no pico de crescimento.
Como manter a gestão financeira saudável?
Os clientes pagam suas contas em dia? Se você deseja determinar se sua empresa tem um ciclo operacional longo ou curto, faça a si mesmo essas duas perguntas. Negócios com ciclos operacionais mais longos levam mais tempo para construir ativos e podem ter mais ativos de curto prazo.
Metas de negócios: revise as metas em seu plano de negócios a cada trimestre para garantir que você tenha capital de giro suficiente para alcançá-las. Você acabou de abrir seu negócio e precisa de um fluxo de renda constante?
Você pode querer comercializar no exterior e investir em pesquisa de mercado. Assuma o controle do destino do seu negócio e gerencie suas necessidades de capital com base em seus objetivos de negócios.
Tenha em conta as necessidades do seu negócio, mas não se esqueça de melhorar a liquidez do seu negócio e fazer circular o seu capital. Guarde dinheiro suficiente para cobrir suas despesas fixas, administre seus negócios enquanto aproveita as oportunidades ao longo do caminho. Se você precisar de acesso rápido a fundos e ainda não gerar ativos suficientes, não se preocupe. Você pode precisar buscar financiamento externo.
Quais são os riscos de não controlar o capital de giro?
Toda empresa precisa de Capital de Giro para continuar seu crescimento, por isso as dificuldades em gerenciá-lo podem surgir com qualquer grande mudança no volume ou na natureza das operações, existem certas situações em que não é proporcionada uma utilização eficiente, dentre as quais podemos considerar:
Não dar a devida importância às contas a receber que compõem o capital de giro contribuindo para a falência do negócio.
O fato de as empresas acreditarem que seu objetivo é vender levando em consideração apenas o volume de vendas sem considerar a boa gestão de uma política ótima de crédito, pois acreditam que vendendo aumentarão seus lucros, pois quanto maior a venda, mais lucro; porém, o que está sendo feito é um círculo vicioso de conversão de valores de uma conta para outra, ou seja, de estoques para faturas a receber.
Esses tipos de empresas apresentam lucros muito bons em seus balanços, mas se analisarmos qual tem sido o uso real, podemos ver que eles estão armazenados na categoria de contas a receber. O que se consegue com isso é simplesmente manter na empresa uma necessidade constante de caixa para poder financiar os estoques que se transformam em contas a receber.
O mau uso do capital de giro devido à má gestão, organização e controle da empresa levaria a um planejamento de vendas inadequado, levando a empresa ao fracasso, uma vez que a empresa utilizaria o capital disponível em situações em que não merecesse uso conveniente.
Se não houver um controle adequado na distribuição de seus produtos, a empresa estará fazendo mau uso de seus recursos, pois muitos desses canais de distribuição são mal orientados e suas políticas de preços são mal planejadas; que poderiam ser superados com uma gestão adequada baseada no planejamento de compra e venda.
Portanto, deve-se levar em consideração que quanto maior a rotação dos estoques vendidos e peças de reposição, menor será o montante de capital de giro que será necessário. Um giro de estoque mais alto deve ser acompanhado por uma cobrança relativamente rápida de contas a receber.
Encontre a melhor opção para aumentar seu capital de giro
Com o tempo, a falta de fundos pode causar o fracasso do seu negócio. Felizmente, as opções de financiamento de negócios podem ajudá-lo a atender rapidamente às necessidades de capital de giro.
Não, não estamos falando de empréstimos bancários. Nossos programas de financiamento de negócios não exigem um histórico de crédito perfeito e se concentram na saúde do seu negócio, não apenas na sua pontuação de crédito pessoal. Eles também não requerem um processo de aplicação complexo.
Quatro razões pelas quais sua empresa pode exigir capital de giro adicional
As diferenças sazonais no fluxo de caixa são típicas de muitas empresas, que podem precisar de capital adicional para se preparar para uma temporada movimentada ou para manter o negócio funcionando quando menos dinheiro está entrando.
Quase todas as empresas terão momentos em que é necessário capital de giro adicional para financiar as obrigações com fornecedores, funcionários e o governo enquanto aguardam os pagamentos dos clientes.
O capital de giro adicional pode ajudar a melhorar seus negócios de outras maneiras, como permitir que você aproveite os descontos do fornecedor ao comprar a granel.
O capital de giro também pode ser usado para pagar funcionários temporários ou para cobrir outras despesas relacionadas ao projeto.
Encontrando opções para aumentar seu capital de giro
Uma linha de crédito rotativo sem garantia pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar seu capital de giro. As linhas de crédito são projetadas para financiar necessidades temporárias de capital de giro, as condições são mais favoráveis do que os cartões de crédito comerciais e sua empresa pode sacar apenas o que precisa quando precisa.
Embora um cartão de crédito comercial possa ser uma maneira conveniente para você e os principais funcionários cobrirem despesas imprevistas com viagens, entretenimento e outras necessidades, geralmente não é a melhor solução para capital de giro. As limitações incluem taxas de juros mais altas camada, taxas mais altas para adiantamentos em dinheiro e a facilidade de carregar dívidas excessivas.