Negociar com devedor nem sempre precisa ser um drama. A razão mais comum pela qual as empresas lutam com fluxos de caixa são as contas a receber pendentes com seus clientes devedores. É uma grande chatice para as empresas quando o cliente não faz os pagamentos no prazo.
Claro, a cobrança de dívidas é difícil e desafiadora. Mas ficou ainda mais árduo devido à disseminação do coronavírus. Com o impacto do coronavírus, a dívida pendente também continuará a aumentar em 2022.
No entanto, uma pessoa que pode ajudar as empresas a reduzir suas dívidas pendentes e permanecer à tona é um agente de cobrança de dívidas eficiente. Você pode até protestar, mas isso só em último caso conforme vimos no artigo anterior.
Como negociar com devedor?
Claro, o trabalho de uma empresa de cobrança é difícil. É um desafio entrar em contato com as pessoas, discutir dívidas e encontrar um plano de pagamento viável. Mas esses empregos estão aumentando continuamente em popularidade. De acordo com pesquisas, os trabalhos de cobrança de dívidas crescerão 19% na década.
Enquanto os empregos estão aumentando, as empresas procuram agentes de cobrança estáveis e eficientes.
Neste artigo, vamos discutir dicas de como negociar com o devedor de forma eficaz. Essas dicas simples ajudarão você a coletar mais pagamentos. Vamos entrar em mais detalhes e discutir algumas estratégias úteis de coleta.
O melhor momento para começar a cobrar dívidas é antes mesmo de elas ficarem vencidas. Portanto, solicitações de crédito, garantias, verificações de crédito e faturamento inicial são extremamente importantes. Se você acertar essas coisas, você minimizará quaisquer contas a receber vencidas.
Se você já fez todas essas coisas e seu cliente ainda não pagou, é importante saber negociar de forma eficaz com seu cliente.
Processos e sistemas fortes e consistentes são o melhor caminho a seguir. Uma vez que seus sistemas e processos estejam implementados, seus clientes sempre saberão o que esperar (e o que se espera deles)
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a melhorar o sucesso de seus esforços de coleta:
Lembretes para negociar com devedor
Se você não entrou em contato com o cliente desde o vencimento da fatura, comece com um lembrete de que ele ainda não pagou através de um E-mail de cobrança.
Utilizar um sistema pode ajudar muito com os lembretes de cobranças para seus clientes devedores.
É possível que eles simplesmente tenham perdido a fatura ou esquecido de pagar, então você não quer começar com um telefonema que talvez seja muito conflituoso para seus clientes.
Enviar o e-mail de lembrete ajudará a manter a boa vontade com seus clientes. Além disso, eles estarão mais inclinados a enviar um pagamento que esqueceram em tempo hábil se você fornecer um lembrete firme, mas respeitoso, antes de fazer acusações ou suposições.
Descubra o motivo pelo não pagamento
Antes de negociar com devedor é importante atentar se ele simplesmente não se esqueceu de pagar a fatura, o passo mais importante na negociação de um pagamento do seu cliente é descobrir o motivo pelo qual ele não está pagando.
Ao entender o raciocínio do seu cliente, você estará muito melhor preparado para apresentar uma solução de pagamento que satisfaça os dois lados.
Facilite o pagamento da dívida
Se você oferecer uma opção de pagamento ao negociar com devedor e o cliente se recusar, ofereça mais opções de pagamento. Mesmo que o contador deles não seja suficiente para ambos os lados concordarem, ele enviará uma mensagem de que você está levando a negociação a sério e não os deixará passar por cima de você.
Pagamentos mínimos
Tenha uma oferta mínima concreta para negociar com o devedor, algo que você aceitará para qualquer plano de pagamento que desejar. Se você criar um plano de pagamento com seu cliente, esse mínimo deve ser um valor que ele possa pagar de forma realista, mas também é substancial o suficiente para que não leve anos de pagamento para pagar a dívida.
Se a oferta do cliente estiver abaixo desse valor, rejeite-a imediatamente. Mesmo que mais tarde você acabe concordando com uma opção de pagamento abaixo do mínimo, rejeitar imediatamente uma oferta abaixo do mínimo enviará uma mensagem clara ao devedor e o forçará a fazer outra contraproposta.
Faça uma análise das condições
Antes de negociar com o devedor ou cliente, avalie simplesmente se ele não puder fazer quaisquer pagamentos contidos na Carta de Cobrança (por causa de um mau negócio, prejuízo, etc.), não tente forçá-los a fazer planos de pagamento ou acordos que não possam cumprir.
Nenhuma das partes se beneficia de entrar em um plano de pagamento que não pode ser cumprido, nem forçar um aos seus clientes provavelmente trará algum benefício para o seu negócio. Você se beneficiará mais ao dar ao devedor alguns meses para tentar colocar suas finanças em ordem antes de iniciar um acordo de pagamento.
Todos querem ser compreendidos
Estar endividado pode ser angustiante e as situações que podem levar ao endividamento podem afetar o estado de espírito do consumidor durante o primeiro contato com o consumidor e além.
Utilize estratégias
A empatia que você mostra aos consumidores durante esse período é fundamental e pode servir a dois propósitos. Mostrar empatia é a coisa certa a fazer quando você vê os consumidores com dificuldades, mas também pode ajudá-lo a negociar planos de pagamento. Essa abordagem é chamada de empatia tática.
O que é empatia tática?
A empatia tática, é o processo de influenciar conscientemente e intencionalmente as emoções de suas contrapartes para fazer negócios. Em outras palavras, estar atento aos sentimentos da outra parte enquanto trabalha para chegar a um acordo.
Porque usá-la?
A capacidade de reconhecer o que outra pessoa está sentindo é essencial para entender os resultados desejados durante a negociação. Antes de buscar uma plataforma online de cobrança, leia abaixo:
Para usar com sucesso a empatia tática, você deve conseguir reconhecer e articular a perspectiva do outro lado – mesmo que não concorde com ela.
Se você ainda não conseguir negociar o pagamento de um cliente, talvez seja hora de considerar a contratação de uma agência de cobrança. Se você atingiu a parede de tijolos, depois de todas essas cinco etapas, podemos intervir e assumir o processo para você. Às vezes, é simplesmente o “efeito de terceiro” que obtém o pagamento, ou seja, ter um terceiro, além de você, acompanhando a conta, pois envia uma mensagem forte ao seu cliente de que você está falando sério e deseja ser pago.
Pedir pagamento de pelo menso 50%
Se você decidir tentar liquidar suas dívidas não garantidas, tente pagar 50% ou menos. Pode levar algum tempo para chegar a esse ponto, mas a maioria dos credores sem garantia concorda em levar cerca de 30% a 50% da dívida. Portanto, comece com uma oferta mais baixa – cerca de 15% – e negocie a partir daí.
Alguns pontos para pensar em liquidar sua dívida com uma empresa
Economize dinheiro
Os credores são mais propensos a liquidar se você puder transferir os fundos de pagamento imediatamente. Se você acumular uma quantia de dinheiro antes das negociações e depois se oferecer para enviar o dinheiro imediatamente ao credor, é provável que você obtenha um acordo mais baixo.
Como diz o ditado, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, e os credores estão mais dispostos a aceitar uma oferta em dinheiro hoje do que ter que esperar vários pagamentos menores ao longo do tempo.
Conheça seus objetivos, entenda o quadro geral
Após várias negociações, você poderá liquidar algumas – mas não todas – suas dívidas. Embora seu objetivo nas negociações deva ser eliminar todas as suas dívidas não garantidas, se isso não for uma opção, tente eliminar dívidas suficientes para poder pagar os valores restantes em um período razoável.
O processo de cobrança de dívidas é extenuante e emocionalmente desgastante. No entanto, para se tornar um agente de cobrança de dívidas de sucesso, você deve seguir essas dicas. Entender e trabalhar com seu devedor é a única maneira de fazer o pagamento da dívida.
Se você deixar suas emoções controlá-lo, você não pode se tornar um agente de cobrança de dívidas bem-sucedido. Portanto, tenha uma abordagem mais proativa em vez de ser reativo em relação à situação.
Se você deseja melhorar a produtividade de sua equipe de cobrança, rastrear e acompanhar os inadimplentes, prever as chances de recuperação de dívidas e permitir cobranças mais rápidas, experimente o CRM.
Se você acha que precisa de ajuda para negociar suas dívidas, considere contratar uma empresa de cobrança para ajudá-lo.
Boas empresas de cobranças de dívidas têm habilidades de negociação desenvolvidas ao longo de três anos de faculdade de direito e muitos anos de experiência prática, bem como amplo conhecimento sobre cobranças de dívidas.
E se você não tiver certeza se negociar acordos é apropriado para sua situação, uma empresa de cobrança pode examinar todas as suas opções e dar conselhos específicos para suas circunstâncias. A empresa pode ajudá-lo a determinar se você deve tentar negociar suas dívidas ou se deve fazer outra coisa, como pedir falência. Se um credor iniciar uma ação judicial contra você por uma dívida, uma empresa de cobrança poderá defendê-lo na ação.
Além disso, com nossas dicas de como negociar com um cliente devedor, você empresa, saberá da melhor forma como inciar esse processo até obter todo pagamento desejado.