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Blog / Cobrança Fácil
14 de junho de 2022

Estratégia de Cobrança: entenda como montar a sua de forma eficiente

Uma boa estratégia de cobrança de dívidas é necessária para maximizar a eficiência e eficácia da equipe de cobrança. Em última análise, os resultados devem ser mais fundos arrecadados em relação ao esforço de arrecadação despendido. Esta é uma questão especialmente importante quando o departamento de contabilidade está enfrentando uma redução em seu orçamento e também para não incorrer em uma cobrança indevida. 

As estratégias de cobrança de dívidas são diferentes dos métodos mais táticos usados ​​para realmente entrar em contato com os clientes em relação a pagamentos em atraso. Um conjunto sugerido de estratégias de cobrança de dívidas a serem consideradas está indicado abaixo. Caso queira relembrar como escrever uma carta de cobrança, clique aqui.

O que é uma estratégia de cobrança?

Projetar uma estratégia de cobrança é uma maneira de garantir que suas contas a receber permaneçam sob controle e você continue recebendo seu dinheiro. Sem um, há desorganização, desconexões, falhas de comunicação e simplesmente caos no departamento de contas a receber. Uma estratégia de cobrança define um padrão de como as cobranças de contas a receber serão conduzidas. 

Quando você enviará as primeiras faturas? Com que frequência você entrará em contato com seus clientes? Você está fazendo o devido acompanhamento? Se não houver pedido, os clientes cairão nas rachaduras. Se você não estiver garantindo que uma mensagem de acompanhamento seja feita depois que uma carta de cobrança não for respondida, sua média de dias de atraso só aumentará.

Como projetar uma estratégia de cobrança

Você pode entender a importância de ter uma estratégia de cobrança, mas começar do zero para fazer uma é uma história diferente. Então, por onde você começa a fazer uma estratégia de cobrança e evitar uma possível inadimplência? O melhor lugar para começar é identificar seus processos atuais, se houver.

Talvez um goste de enviar faturas na primeira semana do mês, enquanto outro pode enviar faturas imediatamente após a entrega do produto ou serviço. Fale com cada representante e descubra qual obteve mais sucesso. Depois de descobrir quais estratégias de cobrança estão funcionando melhor, você deseja fazer isso uniforme em todo o departamento de contas a receber.

Qual a melhor estratégia de cobrança?

A cobrança de dívidas é composta por muitos processos complexos que geralmente exigem uma estratégia multifacetada para melhorar o rendimento da cobrança e criar uma melhor experiência do consumidor. Cada mudança na estratégia pode afetar sua margem de receita. Para ajudá-lo a realizar tudo o que foi mencionado acima, compilamos uma lista de três tarefas que você deve poder concluir usando sua plataforma de análise de coleção existente. 

Essas tarefas obrigatórias acabarão por sobrecarregar suas operações e revelar os principais insights do consumidor, ajudando você a identificar áreas para melhorar a produtividade e o desempenho. 

1º. Segmentação de consumidores para melhor segmentação

Os dados fornecidos pelas plataformas de análise de negócios podem ser bem utilizados, com suas equipes segmentando consumidores com ideias semelhantes em grupos de acordo com seu comportamento de pagamento. Quando se trata de coleções, nem todos os consumidores são iguais. 

Felizmente, com as plataformas de análise de negócios, você pode identificar essas diferenças. Você pode identificar quais consumidores provavelmente terão maior probabilidade de pagar, planejar as operações de acordo e obter o máximo de saída de cobrança em pouco tempo.

2º. Assimilação da plataforma de fala em painéis de análise de negócios 

Dado que a cobrança de dívidas é um processo complexo em transição, é sempre complicado otimizar seus agentes existentes para produzir os melhores resultados de cobrança.  Ao fazer com que seu provedor de serviços integre sua análise de fala à plataforma de análise de negócios, você pode desbloquear um tesouro de dados que pode informar suas estratégias de contato com o consumidor e ajudá-lo a fazer mais com menos agentes. 

3º. Identificação dos métodos de contato corretos

Ter acesso a todos os seus dados em um só lugar significa que eles podem ser facilmente analisados. Você tem a visão completa à sua disposição, desde os canais preferidos de seus clientes até os indicadores de dados que demonstram o sucesso de suas estratégias de divulgação para um determinado canal.

Isso pode até permitir que você agrupe consumidores semelhantes (inadimplentes pela primeira vez, consumidores preguiçosos, dívidas incobráveis, clientes sem retorno) e contate-os pelo mesmo canal, para aumentar o sucesso da sua cobrança.

Quem pode te ajudar a elaborar uma estratégia de cobrança?

Quando tudo mais falhar, é hora de pedir ajuda. Há muito que uma empresa pode fazer por conta própria para cobrar uma dívida, além de administrar o referido negócio. Uma agência de cobrança de dívidas está bem equipada com estratégias de cobrança para recuperar o máximo de dívidas possível.

Usando métodos seguros, protegidos e legais, uma agência de cobrança assume sua lista de cobrança de dívidas e a recupera. 

Embora eles possam cobrar uma porcentagem da cobrança como taxa, ainda vale a pena a liberdade de acompanhamentos constantes e perda potencial de dinheiro. Como empresa, a prevenção de dívidas incobráveis ​​e a proteção contra perdas devem ser sua estratégia número um para cobrança de dívidas. Como agência, existem mais algumas estratégias de cobrança a serem exploradas.

Estratégias de cobrança de dívidas

Quanto custa uma boa estratégia de cobrança? Bom, se a estratégia for boa ela com certeza se pagará a longo prazo. para que você saiba se está com uma boa estratégia de cobrança e consequentemente tendo retorno de seu investimento nesse quesito, atente-se aos fatores principais de uma boa estratégia de cobrança.

1º. Facilite o pagamento

Conforme discutido acima, as pessoas são mais propensas a elaborar um plano de pagamento quando sabem que podem escolher entre uma variedade de opções de pagamento. Há uma variedade de opções de pagamento digital para explorar que ajudam pelo menos as gerações mais jovens a pagar mais rapidamente. Aqui estão algumas opções de pagamento digital para explorar:

Texto para pagamento: você pode compartilhar uma mensagem de texto com um URL de pagamento por meio do qual um cliente pode efetuar um pagamento facilmente. Programe essas mensagens todos os meses para garantir que o pagamento seja pontual.

Pagamento móvel: 

  • Ofereça opções como pagar através do PayPal, para que eles tenham acesso rápido e fácil a uma opção de pagamento;
  • Cartões: os cartões de crédito e débito ainda estão entre os principais métodos de pagamento online. Portanto, certifique-se de tê-los disponíveis.

Para aumentar os pagamentos em dia, envie e-mails ou mensagens de texto aos clientes regularmente, incentivando-os a pagar suas dívidas. Adicione botões de call-to-action em suas mensagens que as direcionam para páginas de pagamento. Use-o como um meio de compartilhar lembretes regulares de pagamento.

2º. Use canais de comunicação atualizados

Observou-se que, no caso de uma empresa de cobrança de dívidas, se usam modos de comunicação diferentes para alcançar seus clientes. Telefonemas, visitas e outros métodos funcionam muito bem, além de ferramentas de divulgação digital mais modernizadas. Uma combinação dessas ferramentas pode aumentar suas chances de sucesso várias vezes.

Em vez disso, um escritório de cobrança tem chances muito melhores de recuperar dívidas ao incluir ferramentas de divulgação digital em sua estratégia de cobrança de dívidas. Por exemplo, mensagens de texto têm uma taxa de abertura de 98% em 5 minutos após serem entregues! 

3º. Use análises para prever padrões

Os seres humanos trabalham em padrões definidos, e a análise parece ter pegado. Ao estudar e observar os padrões de pagamento anteriores dos indivíduos, você pode determinar quem tem maior probabilidade de pagar uma dívida e quem pode ficar inadimplente.

Você também pode rastrear os padrões de pagamento atuais de seus clientes, e a análise pode detectar quaisquer alterações neles. Assim que uma mudança for notada, você pode querer acompanhar e garantir que tudo esteja no caminho certo.

Uma boa dica de cobrança de dívidas a ser lembrada é priorizar ir atrás de inadimplências de alto risco e saber que você pode se dar ao luxo de desacelerar as de baixo risco. Nos estágios iniciais, o objetivo é reter os consumidores; nas fases finais, o objetivo é recuperar a dívida.

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Qual estratégia de cobrança faz a diferença?

Muitas empresas evitam os sistemas e processos que são essenciais para garantir o pagamento imediato. Muitas vezes o motivo dado para isso é a preocupação em perder clientes. Isso levanta a questão: quanto vale o costume sem pagamento?

Essa abordagem está simplesmente matando as empresas. Então, na luta contra atraso no pagamento, vale a pena investir o tempo em crédito efetivo e em gestão. O que fazer:

Chamadas de controle de crédito

As chamadas telefônicas são a técnica de cobrança menos eficaz. Você está efetivamente cansando o cliente para fazer isso. Desta forma, mesmo que prefira este tipo de abordagem, certifique-se de que suas faturas sejam tratadas com prioridade e que seus os pagamentos estão sempre no topo da lista.

  • Sempre prepare-se antes de fazer a chamada de coleta para que você ser capaz de responder a quaisquer perguntas que possam surgir. Tenha todos as informações essenciais à mão, como números de fatura e datas, datas de vencimento, números de ordem de compra, etc;
  • Priorize suas ligações com foco nos valores mais altos, mais clientes problemáticos e saldos mais antigos primeiro;
  • Para grandes clientes ou faturas de grande valor, crédito pró-ativo, chamadas de controle devem ser feitas para garantir que o cliente tenha certeza de que o cliente recebeu a fatura e estabelecer numa fase inicial e se eles têm quaisquer problemas que possam impedir o pagamento em dia.

O telefone nem sempre é a melhor maneira de fazer com que seus clientes percebam que você leva a sério a cobrança do dinheiro que lhe é devido e dificilmente permite que você construa um bom relacionamento com seu cliente. Lembre-se, ao fazer uma chamada pró-ativa, você está cansando seus clientes e nem sempre demonstrando que você é uma empresa eficiente com bons procedimentos e que você se preocupa com o atendimento ao cliente.

Cartas de controle de crédito

O envio de cartas de controle de crédito também obterá a atenção. Eles podem não responder, mas você terá a oportunidade de apresentá-los com os detalhes do que é devido. Isto também fornece uma trilha de auditoria para apoiar qualquer ação de recuperação futura caso isso seja necessário. A comunicação frequente e consistente aumentará a probabilidade de obter uma resposta, mas as cartas devem sempre ser seguido de um telefonema.

Comunicação por e-mail

O e-mail pode ser uma ferramenta de coleta muito eficiente, principalmente quando você tem um grande volume de contas ou clientes de baixo valor em fusos horários diferentes.  Você pode entregar uma mensagem escrita, anexar correspondência e informações e enviá-las diretamente para a pessoa para quem são pretendidas. O e-mail também é rápido e é recebido em tempo real.

No entanto, alguns clientes também preferem o e-mail porque é mais fácil para esconder-se. Por esta razão, qualquer e-mail deve ser seguido com uma chamada telefônica se você não receber resposta.

Cobrança por WhatsApp

As cobranças por whatsapp se tornaram extremamente populares ultimamente, rápidas, diretas, eficientes e pessoais. entrar em contato via whatsapp é uma ótima opção a depender do caso do cliente, cobranças diretas e amigáveis são extremamente eficientes para evitar uma futura cobrança judicial.

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