Acabar com a inadimplência exige a implementação de boas práticas de gestão de cobranças nas empresas, o que tem testado a adaptação e capacidade de trabalho que compõem o setor econômico.
As principais causas de atraso nas cobranças são muitas, dentre as mais comuns está a demora por parte dos clientes no pagamento pontual de suas obrigações, que em maior medida é a que ocorre em quase todas as empresas.
É importante destacar que a empresa é quem deve monitorar continuamente os clientes que possuem determinado tipo de inadimplência, é uma tarefa obrigatória que deve ser aplicada desde a área de cobrança para evitar ter carteira vencida.
O cliente sempre priorizará as dívidas que tem! Isso significa que os usuários que adquiriram um produto ou serviço de uma empresa possivelmente buscarão uma forma de pagar primeiro seus fornecedores mais críticos; São aqueles fornecedores com os quais não podem correr o risco de ter seus serviços ou suprimentos cortados.
O impacto da inadimplência no seu planejamento
A realização de uma boa gestão de cobranças baseia-se no contacto com os clientes para assegurar o cumprimento atempado das obrigações financeiras.
No entanto, para as PMEs, quando há atraso nos pagamentos de seus clientes, isso pode significar a redução do fluxo de caixa da empresa. Infelizmente, muitos são obrigados a tomar empréstimos com taxas muito altas, o que possivelmente pode levar a colocar em risco a saúde financeira da empresa.
Com o exposto, para entender qual é o processo de planejamento financeiro ideal na gestão de cobrança, os tipos de financiamento que a empresa pode oferecer de acordo com o mercado atual devem ser definidos desde o início “nem todas as empresas possuem as mesmas estratégias de cobrança.
Como combater a inadimplência?
Como primeira medida, as dívidas que nunca foram cobradas nunca devem ser encerradas, devendo sempre ser mantida uma relação muito boa com os clientes que são considerados bons pagadores.
O bom comportamento financeiro dos clientes é a sua carta de apresentação a qualquer entidade pública, privada ou comercial. Estabelecer boas práticas de cobrança ajudará no futuro e no crescimento da empresa. O importante sempre será evitar entrar em default. Elaboramos um material de apoio com uma planilha de inadimplência para te auxiliar nisto.
10 dicas para acabar com a inadimplência.
Adote uma boa atitude em relação à delinquência: A delinquência não é um mal inevitável, mas o que se pode fazer é encontrar uma forma de preveni-la.
Adote dentro da empresa a cultura de pagar em dia: Os clientes não podem ser obrigados a pagar em dia se a empresa também não pagar seus fornecedores em dia.
Selecionar clientes e descartar inadimplentes: Analisar e fazer uma boa gestão de risco é uma tarefa primordial para alcançar aqueles clientes “bons pagadores”, que cumprem integralmente e honram suas dívidas. Clientes inadimplentes podem comprar da concorrência, se desejarem.
Estabelecer condições gerais de venda: O cliente deve estar ciente de todas as obrigações adquiridas no momento de entrar em uma relação comercial com a empresa. Desta forma, ambas as partes estarão obrigadas a cumprir todas estas condições.
Documente todas as operações do início ao fim: Verifique a pontualidade da entrega da mercadoria (caso venda algum produto) para garantir e proporcionar maior confiança ao cliente. A recepção do mesmo deve ser documentada.
Não faça operações de crédito com base na intuição: Cada uma das novas relações comerciais estabelecidas com novos clientes deve ser baseada em dados objetivos. Você deve ter certeza de que esse cliente é solvente ou paga bem.
Solicitar adiantamentos: Se você não tiver certeza do comportamento de pagamento de um cliente, poderá solicitar um adiantamento, que pode ser de 30%, 40% ou até 50%. Com isso pode-se comprovar se aquele cliente consegue pagar as faturas em dia.
Contrate um seguro de crédito: São empresas especializadas que, em caso de não pagamento da fatura, tentarão recuperar o dinheiro e, se falharem, indenizarão a empresa que sofreu essa situação.
Estabeleça uma política de crédito: A política de crédito permitirá definir como os créditos serão concedidos e como as cobranças serão gerenciadas.
Definir limite de risco: Você não pode continuar faturando um cliente que excedeu sua capacidade de endividamento. Caso contrário, a dívida pode tornar-se impagável, caso em que podem ser concedidos limites de crédito provisórios.
Antes de vender a crédito verifique o histórico de pagamento de seus clientes.
Estratégias de cobrança: Existem muitas estratégias de cobrança que podem ser implementadas nas empresas para evitar o risco de ter empréstimos vencidos. No entanto, as estratégias assertivas de coleta são pensadas para que você obtenha as informações mais detalhadas e, assim, tome decisões com base em dados.
Um pagamento em atraso é uma quantia de dinheiro que um mutuário envia a um credor ou prestador de serviços após o vencimento do pagamento, ou após um período de carência de pagamento.
A inadimplência pode ser devido a uma ampla variedade de causas: problemas de gestão, condições de mercado ou até mesmo faturas não pagas de um de seus próprios clientes.
A gestão da inadimplência deve ser uma questão prioritária para as empresas que desejam continuar sua atividade normalmente e sem tensões em seu fluxo de caixa.
O impacto da inadimplência nas empresas
Problemas graves de inadimplência são anteriores à crise do COVID-19, como mostram esses exemplos de 2019:
No Reino Unido, quase uma em cada sete PMEs não conseguiu pagar os salários em dia devido a problemas de liquidez, de acordo com a Intuit Quickbooks.
Nos Estados Unidos, quase um terço dos pequenos empresários disseram esperar mais de 30 dias para receber os pagamentos, segundo a Forbes.
Seja qual for o motivo, o atraso no pagamento de transações comerciais pode transformar os recebíveis de sua empresa em dívidas incobráveis, resultando em uma perda temporária ou permanente de caixa. Isso afeta suas projeções financeiras e, potencialmente, as de outras empresas do seu ecossistema (gerando um efeito dominó de insolvências).
A gestão da inadimplência também custa tempo e dinheiro à sua empresa: a elaboração de cartas de reclamação de pagamento em atraso envolve horas extras de trabalho e a cobertura de déficits de renda pode exigir um empréstimo de curto prazo ou cheque especial, por exemplo.
Estas são algumas opções que você pode ter em mãos caso sua empresa necessite de estratégias de cobrança especializadas:
Monitor: É a criação de estratégias oportunas de acordo com os relatórios de comparação dos hábitos de pagamento de um segmento ou entidade com outros segmentos ou outras entidades.
Recau-2: Permite consultar o perfil de endividamento e pagamento de um cliente para estabelecer estratégias de cobrança diferenciadas e assertivas.
Cartas de cobrança: É a geração e envio de cartas de cobrança para clientes que apresentam ou apresentaram comportamento de pagamento inválido. Uma empresa de cobrança pode te ajudar nisto.
Reconhecer +: Uma solução que permite obter a localização mais provável e os dados de contacto de pessoas singulares e colectivas. Possui um modelo estatístico que padroniza, unifica e ordena os dados por probabilidade de contato.
Estes produtos permitem ao utilizador escolher a forma mais eficaz e atempada de estabelecer a sua gestão atempada de cobranças e pagamentos através dos diferentes canais de comunicação que o DataCrédito lhe pode oferecer. Compreender o tipo de clientes que sua empresa atende atualmente.
Se você tem dúvidas sobre a solvência econômica de um cliente, o primeiro conselho é não ser “tímido”, lembre-se que você pode consultar as bases de dados experimentais do DataCrédito para o histórico de crédito de clientes potenciais ou atuais para tomar decisões de negócios com base em dados.
Prevenir clientes inadimplentes para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa é um importante pilar para o crescimento.
Algumas causas de inadimplência e falta de pagamento de seus clientes, podem ser causadas por diversos motivos e é por isso que criamos diferentes soluções para frear seus clientes inadimplentes em sua empresa.
Como realizar uma estratégia adequada de cobrança e prevenção de clientes inadimplentes?
É hora de conhecer os motivos dos clientes inadimplentes, a fim de saber quais são suas características a fim de desenvolver estratégias para recuperar esse pagamento.
Defina sua estratégia com base em 5 tipos de clientes inadimplentes:
Fortuitos: clientes que têm toda a intenção de pagar suas contas em tempo hábil, mas por diferentes circunstâncias, não têm liquidez para pagar na data estipulada. O ideal é oferecer facilidades de pagamento com parcelas flexíveis.
Desorganizado: o mais comum, quem pode pagar, mas não tem uma boa gestão dos seus pagamentos, é comum que percam a data do pagamento e até não se lembrem dela. Com esse tipo de cliente, o que funciona são os lembretes automáticos.
Intencional: Eles devem a você, podem pagar, mas não querem pagar sua dívida com você. É preciso ter uma mão forte com esse tipo de cliente, informando sobre sua dívida, oferecendo diferentes formas de pagamento e deixando claro as consequências caso a conta não seja quitada, de forma respeitosa, mas firme.
Negligência: eles sabem que têm uma dívida pendente com você, podem pagá-la, mas não se importam em saber quanto devem a você ou suas datas de pagamento. Nesse cenário é preciso ter mão firme e exigir o saldo da conta a receber constantemente.
Circunstanciais: um caso muito particular, são aqueles que, por algum motivo, bloquearam um pagamento, principalmente quando há um erro na fatura ou no produto adquirido. O pagamento dessa conta a receber dependerá muito do seu atendimento ao cliente.
A inadimplência é exercida pelos clientes, como podemos observar em diversas formas, o mais importante é estar preparado para lidar com essa situação e com certeza com as dicas que passamos nesse conteúdo, você vai saber cada vez mais lidar e ter sucesso com essa situação.