Você já se perguntou como cobrar um cliente? A maioria dos proprietários de empresas tem que lidar com contas vencidas, e os pagadores atrasados podem ter uma influência negativa significativa nas finanças das empresas, ainda mais se for uma empresa pequena e não tiver um Escritório de Cobrança ao seu lado.
Então, por que você não consideraria contratar um serviço profissional para cobrança de dívidas? Vimos aqui a diferença entre duas empresas de cobranças, mas abaixo estão algumas razões pelas quais você deve usar um serviço de cobrança de dívidas para lidar com seus recebíveis.
Cobrança: vale a pena contratar uma empresa de cobrança?
Um Serviço Eficiente e Eficaz
As empresas que estão tentando descobrir como cobrar um cliente por conta própria podem incorrer em encargos legais e outras taxas. As empresas de cobrança podem ajudar a diminuir esses custos.
As agências também oferecem recursos de cobrança mais complexos, como rastreamento de saltos e pesquisa de histórico de crédito, o que pode ajudar a simplificar e acelerar o processo, além de melhorar o fluxo de caixa.
Além disso, uma empresa de cobrança competente liquidará as dívidas de forma rápida e com baixo custo.
Eles oferecem proteção legal
Existem várias regras que regem o setor de cobrança de dívidas. Para saber como cobrar um cliente, é fundamental saber quais são para descobrir como cobrar um cliente. Algumas das quais variam de acordo com o estado, e devedores bem informados não hesitarão em processar se acreditarem que uma lei foi cometida.
As agências de cobrança têm anos de experiência e são bem versadas nessas leis e regras, tanto para cada estado quanto para o governo federal. Contratar um serviço profissional para cobrar a dívida o ajudará a evitar as armadilhas legais de tentar cobrar a dívida usando uma equipe interna.
Despesas mais baixas
As empresas de cobrança de dívidas podem ajudar sua empresa a descobrirem como cobrar um cliente e a demonstrar que seus sistemas e procedimentos de contabilidade financeira são independentes. Isso não apenas demonstra cuidado, mas também tem o potencial de reduzir as despesas gerais de consultoria. Existe quem prefira fazer este serviço por conta própria, conforme este artigo.
Fornecer aconselhamento especializado
Essas agências de cobrança especializadas em gerenciamento de crédito podem fornecer conselhos valiosos e ajudar sua organização. Os cobradores também podem oferecer assistência e aconselhamento.
Ajuda sua empresa a evitar más decisões
Para saber como cobrar um cliente, as empresas de cobrança de dívidas podem examinar os históricos de crédito de novos clientes para identificar potenciais pagadores lentos, economizando o dinheiro da sua organização a longo prazo. Melhor prevenir do que remediar.
Fornece Documentação Autêntica e Adequada
As agências de cobrança de dívidas mantêm registros e documentos meticulosos de seus encontros com os devedores. Se você optar por usá-lo, a agência de cobrança quase certamente poderá mostrar que esforço suficiente foi feito para coletar o valor e que o devedor se recusou a cooperar.
Além disso, se você declarar a inadimplência como baixa, a agência de cobrança terá as provas necessárias.
Equipe Jurídica Interna
Algumas agências de cobrança têm uma equipe jurídica interna que sabem exatamente o que fazer para cobrar um cliente e para ajudá-los a decidir se devem tomar medidas extrajudiciais para cobrar um cliente ou iniciar uma ação judicial. A agência ideal pode realizar uma análise abrangente de ativos e fornecer um relato detalhado da situação financeira do devedor e do histórico de pagamentos.
Usando essas informações, você poderá tomar uma decisão baseada em fatos, aumentando suas chances de tomar medidas judiciais para cobrar um cliente, bem-sucedidas.
Quando contratar uma empresa de cobrança para cobrar um cliente?
Em vez de ter que supervisionar os esforços de cobrança de dívidas, você e seus funcionários podem se concentrar nas atividades principais da empresa, confiando a cobrança de dívidas a uma agência de cobrança. Pois essas empresas sabem como ninguém como cobrar um cliente.
Os benefícios mencionados acima devem ajudá-lo a entender por que uma agência de cobrança de dívidas é essencial para o seu negócio. Contacte-nos para usufruir dos melhores serviços de cobrança de dívidas do país.
Como cobrar um cliente?
Cobrar por serviços é mais complicado do que cobrar por produtos. Cobrar pelos produtos é simples: o cliente vê o preço, entende o valor do produto, compra o produto. Tudo é claro e transparente antecipadamente. É um pouco diferente com os serviços e, portanto, não é surpresa que as empresas muitas vezes se perguntem como cobrar dos clientes pelos serviços.
Um cliente compra um serviço para resolver um problema. Mas como (e quem) decide o valor desse serviço? Aquele que o fornece ou aquele que o recebe?
O valor deve ser baseado na importância da solução para o cliente? Ou deve ser baseado no valor do tempo do provedor de serviços? Ou deve ser baseado no esforço? Ou pode ser baseado no sucesso?
Essa falta de clareza imediata sobre como os serviços podem ser avaliados e precificados pode, na verdade, ser uma oportunidade para o provedor de serviços elaborar uma estratégia de precificação que aborde o problema do cliente ao mesmo tempo em que maximiza a receita para si, evitando a necessidade de uma cobrança extrajudicial.
Se você é um prestador de serviços e está se perguntando qual a melhor forma de cobrar pelos seus serviços, vejamos as várias possibilidades que existem.
Você pode escolher um deles ou construir um híbrido combinando um ou mais para se adequar ao seu mercado. Aqui estão as 7 maneiras pelas quais você pode definir seu preço e cobrar dos clientes pelos serviços prestados.
- Preços baseados em tempo e materiais;
- Preço Fixo por Projeto;
- Preços baseados no sucesso;
- Preço baseado na economia para o cliente;
- Compartilhamento de receita com o cliente;
- Preço baseado em taxas recorrentes;
- Uma combinação dos anteriores.
5 dicas para cobrar um cliente educadamente
Independentemente de você ser um freelancer, administrar sua própria agência ou trabalhar em uma equipe de sucesso do cliente, um dos aspectos mais importantes de uma empresa é saber como cobrar um cliente, pois será necessário receber pagamentos de seus clientes para que o fluxo de caixa não fique comprometido. Afinal, os pagamentos dos clientes são o que literalmente mantém as luzes acesas.
E, se você dedicar horas de trabalho para um projeto e um cliente nunca pagar por ele, você terá desperdiçado seu tempo de várias maneiras.
Faturas não pagas podem colocar as empresas em uma situação complicada. Embora seja importante manter relacionamentos fortes com seus clientes, esses relacionamentos não farão muito bem se você não estiver sendo pago.
Cobrar clientes por Whatsapp é efetivo? Abordar o assunto exige que você se comunique diretamente, mas também entregue sua mensagem a partir de uma posição empática. A seguir, explicaremos como você pode encontrar essa abordagem equilibrada e cobrar faturas atrasadas de seus clientes sem prejudicar a experiência do cliente.
Como cobrar um cliente? Simples, solicite Pagamentos Antecipados
Muitas vezes, para cobrar um cliente, você pode evitar desafios de fatura estabelecendo claramente um sistema de pagamento antes de começar a trabalhar com um novo cliente. Pedir pagamentos antecipados pode parecer um pouco estranho para algumas agências e freelancers, mas o conceito é semelhante ao de quantos provedores de SaaS trabalham.
Quando o cliente paga à vista, você não precisa se preocupar em enviar uma fatura posteriormente. Claro, agora a responsabilidade é de você entregar o projeto concluído no prazo acordado.
Embora nem todos os clientes estejam dispostos a pagar adiantado, muitos estarão dispostos a pagar uma parte de sua taxa, garantindo que, mesmo que haja problemas mais tarde, você já tenha recebido algum pagamento pelo trabalho.
Comunique claramente suas expectativas para cobrar um cliente
Independentemente de quando você é pago, é importante resolver todos os problemas relacionados a pagamentos antes de começar a trabalhar com um cliente. Você receberá o pagamento via depósito direto? Paypal? Outro programa de pagamento online? E, em quanto tempo após o projeto você enviará uma fatura e em quanto tempo você espera receber o pagamento?
Parte do seu objetivo deve ser fornecer ” um nível mútuo de conveniência “. As plataformas de agendamento online podem integrar processadores de cartão de crédito como o Stripe, que podem exigir pagamento antes de agendar uma consulta. Isso ajuda as empresas a obter clientes sérios e de longo prazo, ao mesmo tempo em que elimina a necessidade de faturamento manual posteriormente. Simplificando, essa tecnologia agiliza o processo de pagamento para todos os envolvidos.
Taxas por atraso e descontos por pagamento antecipado também são eficazes para motivar os clientes a pagar as faturas em dia. Taxas e descontos que são apenas uma pequena porcentagem da taxa total do projeto podem ser um motivador surpreendentemente poderoso para incentivar o pagamento no prazo. No entanto, esses termos devem ser comunicados com clareza e antecedência, pois deixar uma taxa surpresa em um cliente só prejudicará seu relacionamento com ele.
Para cobrar um cliente, envie e-mails de acompanhamento educados
Existem muitas razões pelas quais um cliente pode não pagar uma fatura em dia, e nem sempre é porque eles estão tentando evitá-lo. Às vezes, a pessoa encarregada de processar sua fatura pode estar de férias ou deixou a empresa e a empresa está tentando preencher a vaga.
Aqui você encontra cinco modelos de carta de cobrança personalizáveis.
Ou seu e-mail pode ter acabado acidentalmente na pasta de spam de alguém porque o endereço de e-mail fornecido tinha um pequeno erro de digitação.
Se você deseja manter um relacionamento positivo com seus clientes, é importante dar a eles o benefício da dúvida, pelo menos inicialmente. Se passar mais de uma semana e você ainda não tiver sido pago, enviar um e-mail de acompanhamento educado é um bom ponto de partida.
Ao enviar este e-mail, pode ser útil anexar novamente a fatura. Você também deve manter um tom não acusatório, mas declarar claramente que não foi pago pelo trabalho. Você também pode lembrá-los sobre os termos incluídos no contrato original para incentivar uma resposta oportuna.
Às vezes, no entanto, um e-mail por si só não é suficiente. Se você não receber uma resposta, talvez seja necessário entrar em contato por telefone ou videochamada ou uma cobrança por WhatsApp. Afinal, é difícil perder essas tentativas de comunicação mais diretas.
Ofereça uma Agenda de Faturas Personalizada para cobrar um cliente
Se você recebe pagamentos atrasados consistentemente de uma conta, mas ainda está sendo pago, pode ser útil perguntar se você precisa ajustar sua programação de faturamento. Lembrando que isso poderá ser feito de forma online.
Por exemplo, em vez de cobrar de um cliente R$ 1.500 antecipadamente, você pode cobrar R$ 500 mensais por três meses. Para alguns clientes, é mais fácil pagar uma série de faturas em vez de economizar para uma única quantia.
Nesses casos, você deve tentar fazer com que suas sugestões pareçam colaborativas. Não force um cliente se você souber que ele não poderá fazer os pagamentos no prazo – especialmente se você estiver cobrando taxas atrasadas.
Embora você nunca queira recusar um cliente interessado, é mais importante promover relacionamentos confiáveis com sua base de clientes que sempre levarão ao pagamento.
Considere o valor para cobrar um cliente
Às vezes, depois de toda a sua boa fé, um cliente ainda pode ignorá-lo em um esforço para evitar o pagamento. Nesse ponto, é hora de avaliar se vale a pena continuar esse relacionamento com o cliente. Embora você possa recuperar o dinheiro que lhe é devido em um processo judicial, os custos associados a essa ação legal podem, na verdade, superar o dinheiro que você deve recuperar.
É uma perda de tempo e recursos perseguir pagamentos de projetos quando você poderia estar trabalhando para outro cliente. E, em alguns casos, cortar um cliente inadimplente pode realmente se transformar em um resultado líquido positivo. Isso abre a oportunidade de encontrar novos clientes que realmente pagarão em dia ou que estão dispostos a pagar mais por seus serviços.